SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS A PARTIR DO FILME “FORA DE CONTROLE” PARA ALUNOS DO 6º AO 9º ANO E PARA O ENSINO MÉDIO.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM  DESENVOLVIDAS A PARTIR DO FILME “FORA DE CONTROLE” PARA ALUNOS DO 6º AO 9º ANO E PARA O ENSINO MÉDIO.
O que fazer quando um acidente de trânsito o atrasa para um importante compromisso que pode garantir para sua empresa o controle sobre uma quantia de aproximadamente 100 milhões de dólares?
O que fazer quando, em virtude de um acidente de trânsito, você se atrasa para uma audiência com o juiz e com sua ex-esposa onde se definirão os direitos de guarda legal de seus dois filhos?
Avalie as duas situações descritas acima e defina qual das duas lhe parece mais prioritária de uma solução imediata. Pois é dessa forma que começa o instigante e envolvente filme do diretor Roger Michell, colocando o espectador diante de uma encruzilhada através de seus dois personagens principais, vividos pelos astros Samuel L. Jackson e Ben Affleck.
Independentemente do desfecho da trama, vale perceber que o filme abre uma série de discussões acerca de prioridades e de valores e que nos leva, necessariamente, a reflexões. Nos faz pensar, por exemplo, na ambição e em seus limites. Nos permite analisar o valor da família e, especialmente, a proximidade entre pais e filhos. Nos provoca a repensar a sociedade capitalista e seus mecanismos de ascensão econômica e social.
Não que devamos definir papéis específicos de mocinho e bandido a partir da visualização do filme. Não se trata de uma questão tão simples quanto essa, pelo contrário, isso restringiria as discussões e desviaria o olhar do espectador daquilo que realmente mobiliza o desenvolvimento da trama, um mero e simples questionamento: Afinal, em que acreditamos? Quem somos?
Não podemos continuar pensando nas pessoas que trabalham e visam atingir lucros como os grandes vilões da história. Tampouco podemos crer que todo e qualquer pai de família devotado merece uma estátua erguida em sua homenagem nos jardins dos parques das cidades onde vive. Não cabe a nós crucificar pessoas que viveram a decepcionante situação da separação ou, de condenar ao martírio aqueles que padecem do alcoolismo.
O filme nos coloca diante de situações tão variadas quanto essas, no entanto, no fundo, pretende nos fazer encarar nossos posicionamentos éticos, nos perguntar se não cederíamos diante da possibilidade de abocanhar milhares (ou milhões) de dólares e poder, conseqüentemente, comprar a casa de nossos sonhos, o carro que todos querem possuir, as férias na Europa ou no Caribe,...
Numa determinada passagem do filme, há um diálogo travado por um jovem casal em que se define, praticamente como uma regra do jogo, que para obter sucesso, deve-se jogar com todas as fichas disponíveis, com as cartas que temos na mão e, também, com aquelas que escondemos sobre as mangas... Vocês acreditam nisso?
Por todos esses motivos, "Fora de Controle" é um filme explosivo. Difícil entender como passou despercebido nos cinemas e como chegou as locadoras de forma discreta. Talvez aqueles que acreditem que vale a pena fazer de tudo pela vitória e pelo sucesso não queiram discutir abertamente as razões de seus êxitos...
O Filme
Vinte minutos. Esse é o tempo que Doyle Gipson (Samuel L. Jackson) tem para chegar ao fórum, onde se encontrará com a ex-esposa e, perante o juiz, irão decidir o futuro de seus dois filhos. Para resolver a pendência a seu favor, Doyle está acertando a compra de uma casa na qual pretende instalar a mulher e os filhos (com os quais pretende voltar a morar assim que conseguir se reconciliar com a ex-mulher). Além disso, Doyle passou a freqüentar sessões dos Alcoólatras Anônimos para se livrar de seu vício. Parece que tudo vai dar certo... Vinte minutos. Nesse curto intervalo de tempo em que transita entre o escritório de advocacia no qual trabalha e o fórum, o jovem e bem sucedido advogado Gavin Banek (Ben Affleck) pensa a respeito do caso que terá pela frente, no qual sua empresa pleiteia o controle sobre um montante de aproximadamente 100 milhões de dólares pertencentes a uma fundação beneficente criada por um milionário de Nova Iorque recentemente falecido. Se tudo der certo, ele provavelmente será recompensado com um grande bônus...Ao errar a saída para o fórum e se desviar para não perdê-la, Gavin colide seu automóvel com o de Doyle. O carro de Doyle fica intransitável enquanto Gavin tenta acertar rapidamente a situação oferecendo um ressarcimento para compensar as perdas de Doyle. Nada é resolvido e, na pressa, um documento importante do processo de Gavin é deixado para trás e cai nas mãos de Doyle. Não é só o documento que fica, também Doyle é abandonado e perde o horário de sua audiência e a guarda de seus filhos... Sem o documento, Gavin não consegue resolver definitivamente a pendência jurídica em que está envolvido.  Ameaçado pelo patrão e sogro, vê a possibilidade de seu padrão de vida ruir... Enfurecido com a perda da guarda dos filhos, Doyle não parece disposto a colaborar com Gavin. Precisando desesperadamente do documento, Gavin tentará de tudo para consegui-lo de volta, nem que para isso tenha que arruinar a vida de seu oponente...
Aos Professores
1- A primeira ponderação que podemos desenvolver a partir de um filme como "Fora de Controle" refere-se ao conceito de Ética. Procurar num bom dicionário, pesquisar em livros ou textos, questionar amigos e familiares, perguntar sobre ética no exercício profissional (entre outras possibilidades) são encaminhamentos básicos para a compreensão do conceito de Ética. E por que motivos devemos nos preocupar tanto com a definição de uma palavra como Ética? A resposta talvez possa ser encontrada na medida em que conseguirmos relacionar o conceito abstrato de ética ao plano real e prático de nossas vidas...
2- Uma das idéias importantes trabalhadas no filme destaca a importância de tentarmos a todo custo resolver nossos problemas, não importa se iremos utilizar meios lícitos ou ilícitos. Isso implica, inclusive, na possibilidade de provocarmos perdas e prejuízos a outras pessoas. Atitudes como essa ferem as leis que regem, organizam e sustentam as sociedades democráticas, no entanto, no filme e na vida real vemos pessoas que se utilizam de meios reprováveis para obter lucros, sucesso e projeção pessoal ou profissional. Independentemente das leis, há também a questão da consciência. Esse tema poderia ser explorado através de debates ou da elaboração de textos e redações, através das quais os alunos podem se posicionar e discutir atitudes como a de alguns personagens do filme, como os donos da empresa de advocacia e da esposa do personagem Gavin Banek (Ben Affleck).
3- Um estudo a respeito do alcoolismo e de instituições como os Alcoólatras Anônimos pode desencadear uma compreensão mais aprofundada dos efeitos do álcool no organismo e suas conseqüências sociais e econômicas. Seria possível desenvolver um projeto sobre alcoolismo relacionando disciplinas de ciências da natureza (química e biologia), ciências humanas (história e geografia) e códigos e linguagens (português e línguas estrangeiras).
4- O que desencadeia a destruição das relações familiares? No filme "Fora de Controle", o personagem de Samuel L. Jackson sofre as conseqüências da separação em virtude do alcoolismo. Além desse problema, quais outros tem
ocasionado as separações? De que forma isso afeta a vida do casal? Que conseqüências são vividas pelos filhos? Um exame de uniões desfeitas a partir de uma pesquisa de campo ou do levantamento de informações disponibilizadas em jornais e revistas pode levar a uma melhor compreensão do fenômeno e, eventualmente, esclarecer melhor aos estudantes quanto às responsabilidades e problemas que surgem depois da separação...
5- O trânsito é um espaço público e democrático, onde é possível estabelecermos diversos tipos de relações. É importante que o professor levante alguns questionamentos provocando as reflexões necessárias para que os alunos tenham a compreensão de que  valores como o respeito, a ética, a cooperação, a colaboração, a tolerância, entre outros, devem fazer parte do nosso dia a dia, não só no trânsito, mas em todas as nossas vivências. Dessa forma, os alunos perceberão que nossas atitudes no trânsito são reflexos da nossa forma de ser e que para revertermos  o quadro de tragédias do trânsito brasileiro é preciso que tenhamos mudanças de comportamento e de atitudes em nosso cotidiano.
6- Diversas outras atividades poderão ser desenvolvidas a partir das reflexões e discussões levantadas através do  filme,  como por exemplo: dramatizações, dinâmicas de grupo, elaboração de textos e redações, histórias em quadrinhos, desenhos, painéis, murais, intercâmbio de informações e idéias entre as turmas que assistiram o filme, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário