SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS A PARTIR DO FILME “FORA DE
CONTROLE” PARA ALUNOS DO 6º AO 9º ANO E PARA O ENSINO MÉDIO.
O que fazer quando um
acidente de trânsito o atrasa para um importante compromisso que pode garantir
para sua empresa o controle sobre uma quantia de aproximadamente 100 milhões de
dólares?
O que fazer quando,
em virtude de um acidente de trânsito, você se atrasa para uma audiência com o
juiz e com sua ex-esposa onde se definirão os direitos de guarda legal de seus
dois filhos?
Avalie as duas
situações descritas acima e defina qual das duas lhe parece mais prioritária de
uma solução imediata. Pois é dessa forma que começa o instigante e envolvente
filme do diretor Roger Michell, colocando o espectador diante de uma encruzilhada
através de seus dois personagens principais, vividos pelos astros Samuel L.
Jackson e Ben Affleck.
Independentemente do
desfecho da trama, vale perceber que o filme abre uma série de discussões
acerca de prioridades e de valores e que nos leva, necessariamente, a
reflexões. Nos faz pensar, por exemplo, na ambição e em seus limites. Nos
permite analisar o valor da família e, especialmente, a proximidade entre pais
e filhos. Nos provoca a repensar a sociedade capitalista e seus mecanismos de
ascensão econômica e social.
Não que devamos
definir papéis específicos de mocinho e bandido a partir da visualização do
filme. Não se trata de uma questão tão simples quanto essa, pelo contrário,
isso restringiria as discussões e desviaria o olhar do espectador daquilo que
realmente mobiliza o desenvolvimento da trama, um mero e simples
questionamento: Afinal, em que acreditamos? Quem somos?
Não podemos continuar
pensando nas pessoas que trabalham e visam atingir lucros como os grandes
vilões da história. Tampouco podemos crer que todo e qualquer pai de família
devotado merece uma estátua erguida em sua homenagem nos jardins dos parques
das cidades onde vive. Não cabe a nós crucificar pessoas que viveram a
decepcionante situação da separação ou, de condenar ao martírio aqueles que
padecem do alcoolismo.
O filme nos coloca
diante de situações tão variadas quanto essas, no entanto, no fundo, pretende
nos fazer encarar nossos posicionamentos éticos, nos perguntar se não
cederíamos diante da possibilidade de abocanhar milhares (ou milhões) de
dólares e poder, conseqüentemente, comprar a casa de nossos sonhos, o carro que
todos querem possuir, as férias na Europa ou no Caribe,...
Numa determinada
passagem do filme, há um diálogo travado por um jovem casal em que se define, praticamente
como uma regra do jogo, que para obter sucesso, deve-se jogar com todas as
fichas disponíveis, com as cartas que temos na mão e, também, com aquelas que
escondemos sobre as mangas... Vocês acreditam nisso?
Por todos esses
motivos, "Fora de Controle" é um filme explosivo. Difícil entender
como passou despercebido nos cinemas e como chegou as locadoras de forma
discreta. Talvez aqueles que acreditem que vale a pena fazer de tudo pela
vitória e pelo sucesso não queiram discutir abertamente as razões de seus
êxitos...
O Filme
Vinte minutos. Esse é
o tempo que Doyle Gipson (Samuel L. Jackson) tem para chegar ao fórum, onde se
encontrará com a ex-esposa e, perante o juiz, irão decidir o futuro de seus
dois filhos. Para resolver a pendência a seu favor, Doyle está acertando a
compra de uma casa na qual pretende instalar a mulher e os filhos (com os quais
pretende voltar a morar assim que conseguir se reconciliar com a ex-mulher).
Além disso, Doyle passou a freqüentar sessões dos Alcoólatras Anônimos para se
livrar de seu vício. Parece que tudo vai dar certo... Vinte minutos. Nesse
curto intervalo de tempo em que transita entre o escritório de advocacia no
qual trabalha e o fórum, o jovem e bem sucedido advogado Gavin Banek (Ben
Affleck) pensa a respeito do caso que terá pela frente, no qual sua empresa
pleiteia o controle sobre um montante de aproximadamente 100 milhões de dólares
pertencentes a uma fundação beneficente criada por um milionário de Nova Iorque
recentemente falecido. Se tudo der certo, ele provavelmente será recompensado
com um grande bônus...Ao errar a saída para o fórum e se desviar para não
perdê-la, Gavin colide seu automóvel com o de Doyle. O carro de Doyle fica
intransitável enquanto Gavin tenta acertar rapidamente a situação oferecendo um
ressarcimento para compensar as perdas de Doyle. Nada é resolvido e, na pressa,
um documento importante do processo de Gavin é deixado para trás e cai nas mãos
de Doyle. Não é só o documento que fica, também Doyle é abandonado e perde o
horário de sua audiência e a guarda de seus filhos... Sem o documento, Gavin
não consegue resolver definitivamente a pendência jurídica em que está envolvido.
Ameaçado pelo patrão e sogro, vê a
possibilidade de seu padrão de vida ruir... Enfurecido com a perda da guarda
dos filhos, Doyle não parece disposto a colaborar com Gavin. Precisando
desesperadamente do documento, Gavin tentará de tudo para consegui-lo de volta,
nem que para isso tenha que arruinar a vida de seu oponente...
Aos
Professores
1- A primeira
ponderação que podemos desenvolver a partir de um filme como "Fora de
Controle" refere-se ao conceito de Ética. Procurar num bom dicionário, pesquisar
em livros ou textos, questionar amigos e familiares, perguntar sobre ética no
exercício profissional (entre outras possibilidades) são encaminhamentos
básicos para a compreensão do conceito de Ética. E por que motivos devemos nos
preocupar tanto com a definição de uma palavra como Ética? A resposta talvez
possa ser encontrada na medida em que conseguirmos relacionar o conceito abstrato
de ética ao plano real e prático de nossas vidas...
2- Uma das idéias
importantes trabalhadas no filme destaca a importância de tentarmos a todo
custo resolver nossos problemas, não importa se iremos utilizar meios lícitos
ou ilícitos. Isso implica, inclusive, na possibilidade de provocarmos perdas e
prejuízos a outras pessoas. Atitudes como essa ferem as leis que regem,
organizam e sustentam as sociedades democráticas, no entanto, no filme e na
vida real vemos pessoas que se utilizam de meios reprováveis para obter lucros,
sucesso e projeção pessoal ou profissional. Independentemente das leis, há
também a questão da consciência. Esse tema poderia ser explorado através de
debates ou da elaboração de textos e redações, através das quais os alunos
podem se posicionar e discutir atitudes como a de alguns personagens do filme,
como os donos da empresa de advocacia e da esposa do personagem Gavin Banek
(Ben Affleck).
3- Um estudo a respeito
do alcoolismo e de instituições como os Alcoólatras Anônimos pode desencadear
uma compreensão mais aprofundada dos efeitos do álcool no organismo e suas
conseqüências sociais e econômicas. Seria possível desenvolver um projeto sobre
alcoolismo relacionando disciplinas de ciências da natureza (química e biologia),
ciências humanas (história e geografia) e códigos e linguagens (português e
línguas estrangeiras).
4- O que desencadeia a
destruição das relações familiares? No filme "Fora de Controle", o
personagem de Samuel L. Jackson sofre as conseqüências da separação em virtude
do alcoolismo. Além desse problema, quais outros tem
ocasionado as
separações? De que forma isso afeta a vida do casal? Que conseqüências são
vividas pelos filhos? Um exame de uniões desfeitas a partir de uma pesquisa de
campo ou do levantamento de informações disponibilizadas em jornais e revistas
pode levar a uma melhor compreensão do fenômeno e, eventualmente, esclarecer
melhor aos estudantes quanto às responsabilidades e problemas que surgem depois
da separação...
5- O trânsito é um espaço público e democrático, onde é
possível estabelecermos diversos tipos de relações. É importante que o
professor levante alguns questionamentos provocando as reflexões necessárias
para que os alunos tenham a compreensão de que
valores como o respeito, a ética, a cooperação, a colaboração, a
tolerância, entre outros, devem fazer parte do nosso dia a dia, não só no
trânsito, mas em todas as nossas vivências. Dessa forma, os alunos perceberão
que nossas atitudes no trânsito são reflexos da nossa forma de ser e que para revertermos o quadro de tragédias do trânsito brasileiro
é preciso que tenhamos mudanças de comportamento e de atitudes em nosso
cotidiano.
6- Diversas outras atividades poderão ser desenvolvidas a
partir das reflexões e discussões levantadas através do filme, como por exemplo: dramatizações, dinâmicas de
grupo, elaboração de textos e redações, histórias em quadrinhos, desenhos,
painéis, murais, intercâmbio de informações e idéias entre as turmas que
assistiram o filme, etc.
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