LEGISLAÇÃO,
FISCALIZAÇÃO E ACIDENTES DE TRÂNSITO
Preocupado
em transformar a realidade do trânsito no Brasil, a sociedade brasileira criou
o novo Código de Trânsito Brasileiro e, através dos órgãos de normatização, o
governo tem editado resoluções para regulamentar o trânsito e deixá-lo mais
seguro. Entretanto, o brasileiro enfrenta muitos problemas no trânsito e, pela
quantidade de mortes nas estradas, este problema passou ser considerado como uma epidemia.
No
ranking internacional, nosso país está em terceiro lugar em número de mortes no
trânsito – com uma média de 22,5 mortos por cem mil habitantes, em 1997
(DATASUS e OECD) – ficando atrás de Portugal e Coréia.
Os
pedestres formam o maior número de vítimas fatais de acidentes de trânsito: as
mortes por atropelamento correspondem a mais de 50% do total dos óbitos – em
algumas cidades, este percentual chega a 70%. E na faixa etária entre 5 e 12
anos de idade, este número salta para 85%. Portanto, as crianças são as mais
atingidas.
As
principais razões apontadas para a insegurança no trânsito das cidades e
estradas é o comportamento violento e abusivo dos motoristas. Para coibir estes
comportamentos, os governantes tem punido os motoristas infratores com multas e
perda de pontos na carteira, mas isto não tem sido suficiente, pois as taxas de
mortos e feridos no trânsito reduziram no início da implantação do novo Código
de Trânsito Brasileiro, mas agora têm aumentado.
QUESTÕES
PARA DISCUSSÃO:
Quais
os principais problemas de segurança no trânsito que o brasileiro enfrenta
hoje?
Quais
as principais razões que levam os motoristas a procedimentos violentos e
abusivos, trazendo insegurança ao trânsito nas cidades e estradas?
O
que funciona mais: punições, como multas e perda de pontos na carteira, ou
educação, envolvendo treinamento, campanhas e atendimento psicológico?
Por
que as crianças são as mais atingidas pelos acidentes de trânsito? Quais as
medidas específicas que podem ser tomadas para inibir isso?
Há
dez anos está em vigor o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aprovado em
1997 pelo Congresso Nacional. O que mudou desde de que o CTB entrou em vigor?
Quais são suas principais diferenças com relação à legislação anterior? Pelas
estatísticas, quantas vidas foram poupadas e quantos acidentes deixaram de
acontecer, desde que o CTB entrou em vigor?
OUTRAS
ATIVIDADES:
Convide
um profissional do trânsito de sua localidade para uma entrevista tendo como
roteiro o texto acima e peça que responda os questionamentos destacados.
Debata
com seus colegas nos dias posteriores.
Organize
campanhas utilizando cartazes.
Na
oficina de arte, faça trabalhos sobre os temas discutidos e apresente-os em uma
exposição.
FONTE: www.transitocomvida.ufrj.br
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