SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sugestão para Relatório Individual



Sugestão para Relatório Individual o final do ano letivo vem chegando, aí algumasdicas para prepararo relatório , dos nossos alunos, enfatizando a importancia deste relato para o próximo professor!
Bom proveito!



Relatório Individual
Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:
O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.

Concentração e atenção às explicações em sala de aula:
O aluno é participativo.

O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.
O aluno participa somente quando é solicitado.
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.

Quanto à correção:
O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.
O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.
O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.

Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:
Relaciona-se bem com todos os colegas.
Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.

Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.

Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:
O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.

O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa fazer caligrafia.

Quanto à disciplina:

O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.
O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.
O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.
O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.

Quanto ao reforço:
O aluno não necessita de reforço paralelo.
O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.
O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).

Quanto ao material usado em sala e lição de casa:

O aluno realiza a lição de casa com capricho.
O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais necessários.
O aluno esquece o material escolar.

Quanto à Leitura:
O aluno lê com fluência e entonação adequados.
O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.

O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
O aluno não lê.

Quanto ao uso de óculos:
O aluno não usa óculos.
O aluno usa óculos normalmente.
O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.


Em relação à assiduidade do aluno:

falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.
o aluno não falta, exceto se for extritamente necessário.
o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.

Em relação a seus materiais:
organiza com ajuda das professoras e inspetora.
organiza com total independência.

não consegue se organizar.
esquece frequentemente materiais na sala.
perde frequentemente materiais na sala.

Em relação aos responsáveis:
- “necessitam” de atenção especiais.

- são participativos.
- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
- geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.
- não são participativos e pouco comparecem às atividades.





LEITURA DELEITE : UM ATO DE AMOR QUE FAZ A DIFERENÇA!

VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA.

Relata a Sra. Thompson, que no seu primeiro dia de aula parou em frente aos seus alunos da quinta série primária e, como todos os demais professores, lhes disse que gostava de todos por igual.

No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já que na primeira fila estava sentado um pequeno garoto chamado Teddy. A professora havia observado que ele não se dava bem como os colegas de classe e muitas vezes suas roupas estavam sujas e cheiravam mal.

Houve até momentos em que ela sentia prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos.

Ao iniciar o ano letivo, era solicitado a cada professor que lesse com atenção a ficha escolar dos alunos, para tomar conhecimento das anotações feitas em cada ano.

A Sra. Thompson deixou a ficha de Teddy por último. Mas quando a leu foi grande a surpresa. A professora do primeiro ano escolar de Teddy havia anotado o seguinte: Teddy é um menino brilhante e simpático. Seus trabalhos sempre estão em ordem e muito nítidos. Tem bons modos e é muito agradável estar perto dele.

A professora do segundo ano escreveu: Teddy é um aluno excelente e muito querido por seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos. A vida em seu lar deve estar sendo muito difícil.

Da professora do terceiro ano constava a anotação seguinte: a morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Teddy. Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não tem nenhum interesse e logo sua vida será prejudicada se ninguém tomar providências para ajudá-lo.

A professora do quarto ano escreveu: Teddy anda muito distraído e não mostra interesse algum pelos estudos. Tem poucos amigos e muitas vezes dorme na sala de aula.

A Sra. Thompson se deu conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada. Sentiu-se ainda pior quando lembrou dos presentes de natal que os alunos lhe haviam dado, envoltos em papéis coloridos, exceto o de Teddy, que estava enrolado num papel marrom de supermercado.

Lembra-se de que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos riam ao ver uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume pela metade.

Apesar das piadas ela disse que o presente era precioso e pôs a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão. Naquela ocasião Teddy ficou um pouco mais de tempo na escola do que o de costume. Lembrou-se ainda, que Teddy lhe disse que ela estava cheirosa como sua mãe.

Naquele dia, depois que todos se foram, a professora Thompson chorou por longo tempo...

Em seguida, decidiu-se a mudar sua maneira de ensinar e passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Teddy...

Com o passar do tempo ela notou que o garoto só melhorava. E quanto mais ela lhe dava carinho e atenção, mais ele se animava.

Ao finalizar o ano letivo, Teddy saiu como o melhor da classe. Um ano mais tarde a Sra. Thompson recebeu uma notícia em que Teddy lhe dizia que ela era a melhor professora que teve na vida.

Seis anos depois, recebeu outra carta de Teddy contando que havia concluído o segundo grau e que ela continuava sendo a melhor professora que tivera. As notícias se repetiram até que um dia ela recebeu uma carta assinada pelo Dr. Theodore Stoddard, seu antigo aluno, mais conhecido como Teddy.

Mas a história não terminou aqui. A Sra. Thompson recebeu outra carta, em que Teddy a convidava para seu casamento e noticiava a morte de seu pai.

Ela aceitou o convite e no dia do casamento estava usando a pulseira que ganhou de Teddy anos antes, e também o perfume.

Quando os dois se encontraram, abraçaram-se por longo tempo e Teddy lhe disse ao ouvido: “Obrigado por acreditar em mim e me fazer sentir importante, demonstrando-me que posso fazer a diferença”.

Mas, ela como os olhos banhados em pranto sussurrou baixinho: “Você está enganado! Foi você que me ensinou que eu podia fazer a diferença, afinal eu não sabia ensinar até que o conheci”.

**

Para os professores (e cada um de nós somos em algum momento de nossas vidas):

Mais do que ensinar a ler e escrever, explicar matemática e outras matérias, é preciso ouvir os apelos silenciosos que ecoam na alma do educando.

Mais do que avaliar provas e dar notas, é importante ensinar com amor mostrando que sempre é possível fazer a diferença...


(Texto enviado pela professora Olivia Gomes)


42 comentários:

  1. Adorei...
    Encontrei tudo o que eu precisava bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog!!!!
    Admiro muito a iniciativa de ajudar outras pessoas, dividindo conhecimentos e experiências. Valeu!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei este texto!!! Me emocionei, pois quando tem algum aluno com problemas, geralmente o deixamos de lado e não fazemos nada pra ajudá-lo ou até falamos, deixa quietinho que vai passar...
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. adorei essa historia de TEDDY ISSO E UMA LIÇAO DE VIDA PARA QUEM ESTA LECIONANDO SEM FAZER DIFERENÇA AOS ALUNOS ONDE AO LONGO DO ANO CRIAMOS VINCULOS DE CARINHO,AMIZADE E RESPEITO.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso este texto, até chorei ao lê-lo, ele nos leva a reflexões...
    Parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir
  6. adore ter visitado o seu blog,sou mais uma apaixonada pela a educação e fiquei muito emocionada também com o texto.mais infelizmente ainda existe educadores que precisam saber lhe dar com situações parecida como essa.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns minha querida!!!!!

    ResponderExcluir
  8. adorei vc mim tirou todas as duvidas

    ResponderExcluir
  9. preciso de um modelo de um relatorio semestre parcial do aluno do premeiro ano do ensino fundamental obrigada

    ResponderExcluir
  10. Seu blog é tudo de bom Lenise! sempre que posso dou uma olhadinha!

    ResponderExcluir
  11. Adoro suas sugestões e poder compartilhar conosco suas experiências, sempre visito seu blog, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  12. Estava em dificuldade de fazer o relatório e nesse blog encontrei tudo que precisava ,amei.

    ResponderExcluir
  13. estava com dificuldade de fazer um relatório emcontrei no seeeeeu blog obrigado ele é maravilhoso

    ResponderExcluir
  14. Valeu Professora!
    Voc e nota 1.00000 maxima
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Boas sugestões, porém não gosto da afirmação: o aluno é. O aluno está em processo.

    ResponderExcluir
  16. Precisava de ajuda para elaborar relatórios, me ajudou muito. Obrigada

    ResponderExcluir
  17. estou sempre visitando seu blog é maravilhoso.me ajudou muito.Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Adorei as dicas de relatório. Mais preciso de um modelo de relatório parcial, ou seja, para o segundo semestre.Relatório para alunos impreativos, disciplinados e excelentes. Pode me ajudar?

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. amei pra mim ler esse texto foi mais um aprendizado fico feliz em saber que eu justamente cuidava dos meus pequenos dessa forma so me eriqueceu obrigado

    ResponderExcluir
  20. quando comecei a procurar um modelo de relatorio para ter uma noção do que irei escrever sobre um aluno que tinha nesse ano que mi tirava do salto de tanto nervoso.Foi quando mi depare com o seu depoimento sobre o Teddy e a professora que me dei conta que poderia ter feito algo mais sobre o meu aluno Pedro.Obrigada pelo seu lindo depoimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa essa história é muito emocionante,aprendi muito com ela.

      Excluir
    2. Gostei muito do relatorio, me ajudou muito.Qunto ao seu depoimento sobre o Teddy foi incrivel, eu tambem tive um caso parecido com esse,aprendi mais ainda com se depoimento. Parabens!!!!!.

      Excluir
  21. Gostaria muito de parabenizá-la por essa atitude. Demonstrando que a cada dia que passa, aprendemos mas com as situações do cotidiano. Sou nova na educação mas, fico encantada com pessoas que apesar das dificuldades qostam do que fazem. vc é swool!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Adorei as sugestões! Parabéns, continue com suas publicações, elas são importantes para quem está iniciado a carreira docente!

    ResponderExcluir
  23. Você leciona nos anos inciais do ensino fundamental?
    Minhas colegas acham que não se deve corrigir os cadernos dos alunos do 4º ano.
    E você acha certo ou errado?
    Maria

    ResponderExcluir
  24. após a leitura de seu texto,passamos a ver nossos alunos de forma diferente

    ResponderExcluir
  25. OBRIGADA! Vai me servir muito. Que bom vc compartilhar esse trabalho conosco.

    ResponderExcluir
  26. valeu !!!! por nos dá mais incentivo

    ResponderExcluir
  27. Tia Lenise: Parabéns pelo seu trabalho,este blog auxilia muitos outros profissionais da educação. Encontei mais do que precisava.

    ResponderExcluir
  28. obrigada, achei um modelo de perfil perfeito algo que eswtava procurando a muito tempo.

    ResponderExcluir
  29. adorei tudo que eu precisava

    ResponderExcluir
  30. Lindo texto !! Uma liçâo de vida !!!

    ResponderExcluir
  31. Lindo ! Lindo !!! Parabèns !!!

    ResponderExcluir
  32. muito,bom ameiiiiiiiiiiiiiii.

    ResponderExcluir
  33. edilena quinta-feira,junho,2013
    OBRIGADA PELA GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA NÓS EDUCADORES E PARABÉNS PELA AÇÃO
    EDUCATIVA.

    ResponderExcluir
  34. parabéns, muito maismuito bom mesmo adoreiiiiiii

    ResponderExcluir
  35. Nossa estou encantada! Esse texto do Teddy me fez chorar e ao mesmo tempo refletir sobre o verdadeiro papel de um educador.
    Seu blog é nota 1000.

    ResponderExcluir
  36. Nossa estou encantada! Esse texto do Teddy me fez chorar e ao mesmo tempo refletir sobre o verdadeiro papel de um educador.
    Seu blog é nota 1000.

    ResponderExcluir