SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PLANO DE AULA: REGRAS DE CONVIVÊNCIA

Regras para uma boa convivência
A seguir mostrarei as regras de convivência elaborada pelos alunos no segundo dia de aula. Além de ser elaborada pelos alunos, o pais assinaram concordando com elas antes de serem colocada em práticas.
1-     Respeitar os colegas, professores e demais funcionários.
 2-Saber ouvir, falar baixo e na hora certa.
3- Ficar calado e sentado em seu lugar na hora das explicações.
4- Manter os cadernos organizados e com o conteúdo em dia.
5-Manter a sala limpa
6-Obedecer o mapa da sala.
7-Manter silêncio dentro da sala.
8- Fazer a atividades e tarefas propostas.
9-Ir ao banheiro e tomar água nos horários permitidos (poderão trazer garrafinha de água).
10-Não vaiar, ameaçar, ou caluniar colegas e funcionários.
11-Não dizer palavras de baixo calão na sala de aula.
12- Não chupar chicletes, balas pirulitos, etc... em sala de aula.
13-Entregar os trabalhos em dia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
1) Identificar ações que auxiliam ou prejudicam a convivência entre colegas e professores/as.
2) Exercitar boas maneiras na relação em grupo para uma convivência harmoniosa.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)
1º momento:
A) Exibir o vídeo 
Turma da Mônica em -
 Boas maneiras, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8


 

B) Explorar o vídeo, questionando aos alunos: 1) O que acharam do vídeo? 2 ) Por que os pais do Cebolinha e da Mônica indicaram aula de boas maneiras às crianças? 3) O que vocês acharam da atitude das crianças durante a aula? 4) Vocês concordam que é importante termos regras para que haja uma boa convivência em grupo?
C) O/a professor/a deverá discutir com as crianças o que consideram boas maneiras para uma boa convivência em grupo na sala de aula. Pedir aos/as alunos/as que relatem acontecimentos ou situações em que os colegas ou professores agiram com boas maneiras e outros acontecimentos em que as crianças ou mesmo os/as professores/as não tenham utilizado boas maneiras na sala de aula.
D) Pedir às crianças que listem palavras que representem atitudes boas e ruins manifestadas por colegas e/ou professores na escola.
E) O/a professor/a ou os/as próprios/as alunos/as deverão escrever essas palavras em fichas de papel cartão ou cartolina e, posteriormente, fazer uma exposição das mesmas na lousa de forma que fiquem visíveis aos/as alunos/as. Caso as crianças encontrem dificuldade em externar as palavras, sugerem-se as seguintes: agradecer, perdoar, gostar, proteger, bater, maltratar, brigar, xingar, prejudicar, incomodar, dentre outras.
F) Solicitar aos/as alunos/as que leiam e identifiquem se aquela palavra refere-se a atitudes certas ou erradas para uma convivência harmoniosa.
G) Organizar as palavras em colunas lado a lado.
H) Cada criança deverá escolher quatro palavras: duas de cada coluna e escrever frases contendo as mesmas.
I) Fazer uma ilustração referente às frases produzidas.
Tarefa de casa do/a professor/a: 
Construir uma Cruzadinha a partir das situações relatadas pelos próprios/as alunos/as nessa aula e levar a atividade na próxima aula.

4 comentários:

  1. gostei muito da sua página vc está de parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Vale acrescentar o uso de aparelhos eletrônicos..

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito, parabéns por tudo!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito, vc está de parabéns.Vai me ajudar muito no meu plano de aula.

    ResponderExcluir