SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PLANO DE AULA: REGRAS DE CONVIVÊNCIA

Regras para uma boa convivência
A seguir mostrarei as regras de convivência elaborada pelos alunos no segundo dia de aula. Além de ser elaborada pelos alunos, o pais assinaram concordando com elas antes de serem colocada em práticas.
1-     Respeitar os colegas, professores e demais funcionários.
 2-Saber ouvir, falar baixo e na hora certa.
3- Ficar calado e sentado em seu lugar na hora das explicações.
4- Manter os cadernos organizados e com o conteúdo em dia.
5-Manter a sala limpa
6-Obedecer o mapa da sala.
7-Manter silêncio dentro da sala.
8- Fazer a atividades e tarefas propostas.
9-Ir ao banheiro e tomar água nos horários permitidos (poderão trazer garrafinha de água).
10-Não vaiar, ameaçar, ou caluniar colegas e funcionários.
11-Não dizer palavras de baixo calão na sala de aula.
12- Não chupar chicletes, balas pirulitos, etc... em sala de aula.
13-Entregar os trabalhos em dia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
1) Identificar ações que auxiliam ou prejudicam a convivência entre colegas e professores/as.
2) Exercitar boas maneiras na relação em grupo para uma convivência harmoniosa.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)
1º momento:
A) Exibir o vídeo 
Turma da Mônica em -
 Boas maneiras, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8


 

B) Explorar o vídeo, questionando aos alunos: 1) O que acharam do vídeo? 2 ) Por que os pais do Cebolinha e da Mônica indicaram aula de boas maneiras às crianças? 3) O que vocês acharam da atitude das crianças durante a aula? 4) Vocês concordam que é importante termos regras para que haja uma boa convivência em grupo?
C) O/a professor/a deverá discutir com as crianças o que consideram boas maneiras para uma boa convivência em grupo na sala de aula. Pedir aos/as alunos/as que relatem acontecimentos ou situações em que os colegas ou professores agiram com boas maneiras e outros acontecimentos em que as crianças ou mesmo os/as professores/as não tenham utilizado boas maneiras na sala de aula.
D) Pedir às crianças que listem palavras que representem atitudes boas e ruins manifestadas por colegas e/ou professores na escola.
E) O/a professor/a ou os/as próprios/as alunos/as deverão escrever essas palavras em fichas de papel cartão ou cartolina e, posteriormente, fazer uma exposição das mesmas na lousa de forma que fiquem visíveis aos/as alunos/as. Caso as crianças encontrem dificuldade em externar as palavras, sugerem-se as seguintes: agradecer, perdoar, gostar, proteger, bater, maltratar, brigar, xingar, prejudicar, incomodar, dentre outras.
F) Solicitar aos/as alunos/as que leiam e identifiquem se aquela palavra refere-se a atitudes certas ou erradas para uma convivência harmoniosa.
G) Organizar as palavras em colunas lado a lado.
H) Cada criança deverá escolher quatro palavras: duas de cada coluna e escrever frases contendo as mesmas.
I) Fazer uma ilustração referente às frases produzidas.
Tarefa de casa do/a professor/a: 
Construir uma Cruzadinha a partir das situações relatadas pelos próprios/as alunos/as nessa aula e levar a atividade na próxima aula.

5 comentários:

  1. gostei muito da sua página vc está de parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Vale acrescentar o uso de aparelhos eletrônicos..

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito, parabéns por tudo!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito, vc está de parabéns.Vai me ajudar muito no meu plano de aula.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, parabéns,

    ResponderExcluir