Alunos bagunceiros, por Içami Tiba
Aluno bagunceiro em sala de aula é o
que perturba o andamento da aula, prejudicando a aprendizagem - não só a
própria como a dos outros colegas. Não vou listar aqui as bagunças mais comuns
ou até mesmo as especiais para não estimular o leitor a ser mais um bagunceiro
e nem para alimentar a turma da bagunça.
A bagunça é contagiante. A imitação é
um forte componente do aprendizado infantil e juvenil, assim como é a
necessidade de pertencer a um grupo. Existe um vínculo entre os enturmados que
favorece com que um imite o outro.
O grupo, ou turma, reforça o
comportamento de um bagunceiro por dois motivos: sensações de prazer e de
pertencimento. Em geral é a de pertencimento que gera a idéia: o que um faz,
todos fazem.
Geralmente um aluno faz bagunça
quando se sente respaldado pelo seu grupo. Raramente quem se sente isolado,
fragilizado ou rejeitado faz bagunça a não ser para ser aceito pela “turma dos
bagunceiros”.
As bagunças podem ter várias origens:
1.
A aula é muito parada, enfadonha e
sonífera. A bagunça pode ser até um movimento de vida dos alunos. Raramente os
alunos aprendem com este clima. Eles gostam de participação, movimentos,
novidades, desafios, não perder tempo etc.;
2.
O bagunceiro quer interromper algo
que não está gostando. O aluno tem dificuldades em fazer algo que não gosta,
que não entende, que não vê o significado do aprendizado;
3.
O bagunceiro não tem educação
relacional, não sabe se comportar em grupo, só pensa em si mesmo, sem levar em
consideração os interesses alheios;
4.
O bagunceiro não consegue ficar
parado e atento às aulas por ser muito agitado, disperso, desinteressado;
5.
O bagunceiro não aceita regras, quer
impor o seu modo de ser às pessoas;
6.
O bagunceiro sente-se suficientemente
forte para enfrentar professores ou qualquer outra autoridade docente;
7.
O bagunceiro não tem interesse em que
a aula progrida e passa a fazer tudo para atrapalhar o professor;
8.
O bagunceiro não quer estudar, vai
forçado para a escola, não gosta de nenhum professor e faz questão de
agredi-lo, mesmo durante as aulas;
9.
O aluno necessita ser notado e
valorizado de qualquer maneira, mesmo que seja fazendo bagunças;
10.
Todo aluno quer primeiro se enturmar
e já na turma quer se sobressair seja no que for, inclusive nas bagunças etc.
Uma das melhores maneiras do
professor lidar com as bagunças é tomar alguma atitude que seja mais
interessante para todos os alunos da sala, inclusive o bagunceiro, desde que
elas (bagunças) não causem danos materiais, transgressões às regras internas e
externas à sala de aula, contravenções às leis, ferimentos físicos e
sofrimentos psicológicos e/ou outros constrangimentos seja a quem for,
paralisias, distorções e/ou prejuízos do bom funcionamento seja do que for.
Há bagunças que não são possíveis ser
resolvidas no âmbito escolar. A estas, é preciso que a escola convoque os pais
ou responsáveis pelo bagunceiro para se fazer um trabalho de parceria
escola-pais do bagunceiro para que ele não manipule ninguém. O bagunceiro não
fala a verdade sobre as suas ações aos seus pais que geralmente nem sabem o que
seu filho anda aprontando. Falo sobre esta parceria no meu mais recente livro “Pais
e Educadores de Alta Performance”.
Enquanto o bagunceiro não arcar com
as conseqüências provocadas pelas suas ações, ele não encontra motivos para
mudar estes comportamentos.
UOL
qual a sua sujestão?
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