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“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

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sábado, 23 de julho de 2011

ALFABETIZAÇÃO "PRIMEIRO DIREITO A SER GARANTIDO"


"Alfabetização é o primeiro direito a ser garantido", diz pesquisador

A alfabetização é o primeiro direito a ser garantido às crianças em fase escolar. Para tanto, segundo o professor José Francisco Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é necessário avaliar o aprendizado. "A cultura de avaliação é antes de tudo a cultura de valorizar os resultados de aprendizagem. E a aprendizagem é, hoje, a expressão do direito à Educação”, diz.
Para Soares, ainda faltam ao Brasil boas experiências do uso das avaliações para a melhoria do ensino.
Por outro lado, aponta, "abundam usos artificiais dos dados, como por exemplo, para comparar escolas que, por atender alunos muito diferentes, não devem ser comparadas pelos escores brutos". Veja a entrevista que ele concedeu por e-mail ao Todos Pela Educação.

Todos Pela Educação - Qual a importância de avaliar a alfabetização das crianças?
José Francisco Soares - A alfabetização é o primeiro resultado concreto que deve ser verificado. É o primeiro direito que precisa ser garantido. Saber se isso ocorreu em uma escola, município, estado é, portanto, importante. No entanto, com uma avaliação aprendemos também importantes lições sobre os projetos de ensino das diferentes escolas.

TPE - Em sua opinião, os brasileiros estão acostumados a avaliar a qualidade da Educação?
Soares - Não. Houve durante longos anos uma militância contra o registro de resultados. Hoje mesmo, com tantas avaliações existentes, ainda faltam boas experiências de uso destes resultados para a melhoria do ensino. Por outro lado, abundam usos artificiais dos dados, como por exemplo, para comparar escolas que, por atender alunos muito diferentes, não devem ser comparadas pelos escores brutos.  Assim, ainda não está ganha entre os brasileiros a batalha por registro dos resultados da Educação.

TPE  - Qual a importância de se criar uma “cultura de avaliação”?
Soares - O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, criado pelo decreto 6.094, de 24 de abril de 2007 e que faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) tem como primeira diretriz “estabelecer como foco a aprendizagem, apontando resultados concretos a atingir”.
Os resultados na Educação Básica são, primeiramente, a alfabetização, depois as competências essenciais, incluídas na Prova Brasil e, finalmente, as competências necessárias para a inserção no trabalho e na cidadania, contempladas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Assim sendo, a cultura de avaliação é antes de tudo a cultura de valorizar os resultados de aprendizagem. E a aprendizagem é, hoje, a expressão do direito à Educação. Neste sentido, o termo “avaliação” ajuda pouco, pois passa a impressão de que o objetivo é apenas de monitoramento. 

Todos Pela Educação

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