Foto: Reprodução Time/UOL
A Revista Time relacionou os 100 mais influentes do mundo.
Entre eles, aparecem três brasileiros: a presidenteDilma Rousseff, que repete o feito de 2011; o bilionário Eike Batista e a presidente da Petrobras,Maria das Graças Silva Foster.
O nome de Eike aparece em três posições (58º) acima do presidente estadunidense Barack Obama ( 61º). Graça Foster (75º) em sete acima da chefe Dilma (82º).
Quem assina o texto sobre a presidente brasileira é a presidente argentina Cristina Kirchner, que não figura na lista:
- ”Uma vez eu vi uma fotografia da presidente Dilma Rousseff com 22 anos de idade. Ela estava em um tribunal militar, em 1960, formado por juízes que escondiam seus rostos com as mãos. Os papeis pareciam estar invertidos: era Dilma quem estava acusando não só o sistema militar, mas os cúmplices na injustiça de excluir a maioria do poder durante as décadas em que os generais ficaram no poder”.
Relembrou o seu primeiro encontro com Dilma, em 2003, então ministra da Casa Civil do Governo Lula da Silva: – “Ela tinha o mesmo compromisso que aquela garota na foto. Hoje, com a liderança de Dilma Rousseff, nós vemos o Brasil convicto de que seus interesses nacionais estão absolutamente ligados ao interesse de seus vizinhos”.
Sobre Eike, falou o prefeito carioca Eduardo Paes:– “Eu tenho o melhor emprego do mundo. Eu acordo todas as manhãs energizado com a idéia de executar Rio de Janeiro, a cidade mais excitante do planeta. Nossa amada Cidade Maravilhosa está passando por uma época extraordinária de mudança positiva e desenvolvimento social – e como um de seus mais preciosos filhos adotivos, Eike Batista, 55, nos ajudou a moldar o renascimento. Ele pode ser o homem mais rico do Brasil e o sétimo mais rico do mundo, trazendo investimento vital para a nossa cidade a partir do petróleo e mineração, mas o seu bem mais valioso é o seu compromisso com o legado do Rio de Janeiro”.
Sobre Graça Foster, escreve o editor sênior da revista Bryan Walsh: – “É preciso resistência para furar através de mais de 10 mil pés de água e rocha de petróleo, mas Maria das Graças Silva Foster – o novo CEO da Petrobras do Brasil – é a primeira mulher a dirigir uma empresa de petróleo e gás. Passou sua infância em uma favela da classe trabalhadora na periferia do Rio de Janeiro e coletou latas recicláveis e papel para ajudar a pagar a escola. Engenheira química por formação, ela se juntou a Petrobras e ficou por mais de 30 anos. Seus hábitos de trabalho incansáveis lhe renderam o apelido de Caveirão, gíria para os carros blindados que a polícia brasileira utiliza para limpar as favelas. Foster foi ajudada para o cargo pela presidente Dilma Rousseff, uma amiga de longa data – e, não coincidentemente, uma líder companheira do sexo feminino em um país conhecido pelo seu machismo”.
Também na lista, a cantora Rihanna, o fenômeno anárquico da internet Anonymous, o multimilionário Warren Buffett, os pré-candidatos do partido republicano às eleições americanas Mitt Romney e Ron Paul, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton; Christina Lagarde, diretora do FMI, e o premiê israelense Benjamin Netanyahu…
Confira a lista aqui.
fonte: Blog do Alessandru
Nenhum comentário:
Postar um comentário