SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA INFÂNCIA


Leitura na infância ajuda a formar adultos mais criativos e tolerantes


criancas lendo 2Incentivar a criança a ler pode ajudá-la a se tornar um adulto mais democrático, criativo e aberto à opinião do outro, explica a escritora infantil Alessandra Roscoe. Ela considera ter uma missão, que é reforçada neste 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil: estimular o interesse pela leitura desde a infância.
“Uma criança que lê desde pequena se torna um adulto mais aberto, capaz de enxergar o outro com um olhar mais democrático, reconhecendo e respeitando as experiências alheias”, afirma Alessandra, que acredita que a leitura também estimula a criatividade e a imaginação.
“A gente precisa de fantasia para aguentar o tranco do mundo real”.
A inspiração da escritora – que já tem 12 livros publicados – vem da convivência com seus filhos. “Ilustrações, cantigas, poesia. O livro infantil precisa ter algo a mais, mas sem deixar de contar uma história envolvente e, antes de tudo, estimular a leitura por prazer”, explica. Para Alessandra, as crianças precisam começar a ter contato com a literatura desde a barriga da mãe. Por isso, ela participa de grupos de leitura com gestantes, bebês e crianças pequenas.
Uma das mães que aderiu ao método foi a professora universitária Silmara Carvalho. Ela começou a contar histórias para o filho, Júlio Afonso, hoje com seis anos, ainda na gestação. “É importante para o jovem viver o imaginário, inventar e acrescentar. Quem lê desde cedo entra na universidade com bagagem cultural”, avalia a mãe. Prova disso é seu filho mais velho, de 18 anos, que também foi criado no meio dos livros e mantém o hábito da leitura até hoje.
A fisioterapeuta Viviane Leoncy também se empenha para que a filha, de 7 anos, crie o hábito de ler. “Quem desenvolve a criatividade desde pequeno consegue se virar depois que cresce”, declara, completando que a leitura na infância ajuda a formar adultos mais versáteis e inovadores.

Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário