Um
novo estudo com crianças educadas em ambientes bilíngues examinou os
efeitos de crescer falando dois idiomas. Segundo o texto, apesar da
aquisição dos diferentes idiomas ser mais lenta, as crianças bilíngues
têm uma compreensão metalinguística melhor e mais profunda sobre a
estrutura das línguas, uma ferramenta importante para a alfabetização
durante o período do desenvolvimento infantil.
Conduzida na Universidade York em Toronto, no Canadá, e publicada no periódico Child Development,
a pesquisa também aponta que elas têm melhor desempenho em testes de
controle executivo, que medem a habilidade da criança em focar a
atenção onde é necessário sem se distrair e deslocar a atenção quando
solicitado.
Como o bilinguismo é
frequentemente ligado a outros fatores, incluindo diferenças culturais,
situação socioeconômica e história de imigração, é difícil determinar
qual aspecto da experiência bilíngue é o responsável pelos resultados.
Para determinar quais efeitos podem ser associados ao fato de
crescer falando dois idiomas, os autores compararam mais de 100 crianças
com seis anos de idade que falavam apenas uma língua e que falavam
duas (apenas inglês, inglês e chinês, francês e inglês e espanhol e
inglês). Eles aplicaram três tarefas que mediam o desenvolvimento
verbal e uma tarefa que avaliava o controle executivo. Todas as
crianças tinham nível socioeconômico similar.
Os grupos bilíngues eram diferentes na similaridade entre as
línguas, no contexto cultural, história de imigração e língua escolar.
No entanto, em um teste de controle no qual as crianças precisavam mudar
entre duas regras para classificar um conjunto de imagens, todos os
grupos bilíngues desempenharam de modo similar e superaram os que só
falavam um idioma. As diferenças na linguagem, cultura e imigração
produziram a mesma vantagem em comparação às crianças que só falavam um
idioma. Em contraste, o melhor desempenho nas tarefas de linguagem foi
alcançado por crianças bilíngues cuja língua de instrução era a mesma
do teste e cujas duas línguas tinham mais sobreposição.
"Em suma, os resultados do controle executivo para as crianças
bilíngues são gerais, mas o desempenho nos testes verbais é específico
para fatores na experiência bilíngue, como quão próxima a criança é das
duas línguas e se elas são avaliadas na mesma língua em que são
ensinadas na escola", diz Ellen Bialystok, professora do departamento de
psicologia da York University.
Estadão
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