A Educação é sempre uma bandeira muito defendida em época de campanha política, onde muitos prometem melhorias para o setor, e nada acontece.
HÁ ANOS a educação brasileira encontra-se em péssima colocação em rankings que mostram a qualidade da educação no mundo. O Brasil tem aproximadamente 14 milhões de analfabetos totais e 29,5 milhões de analfabetos funcionais. Isso é igual a um quarto da população brasileira.
É um absurdo! Enquanto boa parcela da população sofre com as escolas em situações precárias, com professores e funcionários desestimulados graças aos baixíssimos salários, o governo insiste em encher os bolsos dos grandes empresários com o nosso dinheiro. Só em 2011, o governo entregou aos empresários 144 bilhões de reais na forma de isenções e incentivos fiscais. Mais de 40 bilhões estão prometidos para as obras da Copa 2014 e Olimpíadas.
Há mais de 10 anos, setores ligados à educação organizaram o Plano Nacional de Educação (PNE). Nele, diagnosticaram a situação atual da educação brasileira e indicaram metas para a melhoria do ensino no nosso país. Para que isso de fato aconteça é necessário mais investimento na educação pública.
O governo pode e tem condições para isso, mas não demonstra interesse. A proposta do Ministério da Educação é que seja feito o investimento de 7% do PIB para a educação, mas apenas em 2020!
A campanha de aplicação de 10% do PIB para a educação pública brasileira foi iniciada por entidades independentes do governo, e visa a melhoria para o setor, pois só com educação conseguiremos formar o pensamento crítico nos cidadãos e tirar do poder com nosso voto aqueles que nada fazem por nós.
Já está acontecendo um abaixo-assinado que pode ser assinado pela internet, através do site http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N13990 e desde 6 de novembro até 6 de dezembro de 2011, várias urnas estão espalhadas em instituições, eventos, manifestações e locais de apoio para coletar votos para o Plebiscito Nacional em defesa da Educação Pública.
O SINTSEF/RN apóia a campanha e instalou uma urna em sua sede, onde os filiados e quem mais se interessar em ajudar o movimento, possa votar e participar do que pode trazer inúmeras melhorias para a educação brasileira.
Os votos serão coletados até o dia 06 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário