SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

TEXTO INFORMATIVO para o 4º ano: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA


A Proclamação da República  
15/11/1889 


Marechal Deodoro da Fonseca
 Proclamador da República
 O Brasil foi durante muito tempo uma monarquia. Em uma monarquia a pessoa que governa é chamada rei ou imperador. Ela governa durante um longo período , geralmente até morrer. Na monarquia, o poder passa de pai para filho, ou seja, quando o pai morre, o filho ocupa o seu lugar.
 O último imperador do Brasil foi Dom Pedro II.
 Dom Pedro II já estava ficando envelhecido e os brasileiros preocupavam-se com a sucessão do trono.
 Com o passar do tempo algumas pessoas começaram a fazer críticas ao governo de Dom Pedro II, principalmente  os fazendeiros, os padres e militares.
 Muitos fazendeiros estavam insatisfeitos desde a libertação dos escravos. Os bispos, isto é, os responsáveis pela direção da Igreja, também estavam descontentes. 
Eles proibiam a participação de padres na sociedade secreta chamada maçonaria. Esta sociedade secreta tinha influencia na política brasileira. Pessoas importantes participavam dela, inclusive vários padres.
 Os militares começaram pouco a pouco a participar da vida política do país.
 Eles lutaram na guerra contra o Paraguai e voltaram com novas idéias.
 Os políticos brasileiros organizaram um novo partido, foi o partido Republicano, e desde a Proclamação da República  o Brasil tem um presidente, que atualmente é A Senhora Dilma Rousseff.

2 comentários:

  1. LEGAL MUITO BOM SOU DO 5°ANO A COM A PROF° MARIA LUCIA ELA É MUITO LEGAL ELA ESTÁ TRABALHANDO SOBRE PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA

    ResponderExcluir
  2. O texto já tenho.Mas o que eu quero mesmo, são alguma sugestão de atividade envolvendo esse assunto.

    ResponderExcluir