SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

domingo, 23 de outubro de 2011

TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM É ELOGIADO PELOS JOVENS


O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) agradou aos estudantes do Distrito Federal, Santa Catarina e Pernambuco, que tiveram que escrever sobre o uso da internet e das redes sociais. Para Caio Lima, que pretende usar a nota do ENEM para tentar uma vaga no curso de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a maioria dos jovens está "antenada" com as questões que envolvem a internet.
"Não foi um tema que assustou. Todo mundo tem página em redes sociais e interage.
A redação foi tranquila e não teve nada de bicho de sete cabeças", disse o estudante, que prestou a prova deste domingo em Florianópolis (SC) e enfrentou um calor de 32 graus antes do exame.
A estudante Camilla Duarte, 18 anos, uma das primeiras a terminar a prova numa escola da Asa Norte, em Brasília (DF), concordou que a redação teve um tema atual e próximo da realidade dos candidatos. "Eram duas opções de redação, mas com um tema em comum: o uso das redes sociais. Acho que fui melhor na prova de ontem do que na de hoje", disse Camilla, aspirante a uma vaga no curso de Odontologia. "Espero ter ido bem", afirmou.
Daniel Pereira, 18 anos, candidato ao curso de engenharia mecatrônica, também elogiou o tema da redação. "Sempre me dei bem com internet, achei um tema atual", disse o estudante que também fez o exame em Brasília. Apesar de ter gostado do assunto, o estudante considerou a prova cansativa. "Eram 28 páginas", reclamou.
O estudante, que ontem chegou atrasado e perdeu a primeira prova, não desanimou e compareceu ao segundo dia. Daniel afirmou que não foi informado sobre o procedimento para quem perdeu uma das provas. "Vou ligar e perguntar como devo fazer agora", disse. Ele culpou a demora de ônibus pelo atraso de ontem e, por isso, saiu meia hora mais cedo de casa hoje.
Neste domingo, a prova terá duração de 5h30, uma hora a mais do que sábado. No Distrito Federal, eram esperados cerca de 75 mil candidatos, mas a capital do País foi o local com recorde de abstenções no sábado, com 31.24%. A média de abstenção neste ano em todo o Brasil foi de 25,29%. No ano passado, o índice registrado no primeiro dia de exame foi de 27%.
Candidatos de Pernambuco elogiam provas
A estudante Carina Santos, 18 anos, foi a primeira a deixar os prédios da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife, local onde 3 mil candidatos estavam inscritos - a maior concentração de estudantes do Estado. Ela gostou tanto da redação, quanto da prova de matemática. "Havia muitas questões de função e potência. Eu gostei da prova", disse.
Clécio Barros, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio fez o Enem como forma de se preparar para a próxima edição, quando sua nota no exame será válida. Ele gostou de redação, mas criticou o tamanho da prova de matemática. "Responder a tudo foi muito cansativo", disse.
Pela terceira vez a participar do Enem, Camila Montenegro elogiou a evolução na forma como a prova é elaborada. "Foi tudo muito bom, gostei do espaço disponível para se fazer os cálculos", contou. Ela disse que a prova de Linguagens teve muitas questões interpretativas e textos de apresentação das questões. A prova de Matemática, disse Camila, abordou conteúdos de funções, geometria e porcentagem.
Recorde de inscritos
Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. No sábado, primeiro dia do exame, os candidatos responderam a questões de Ciências Humanas e da Natureza.
A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.
Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.
Correção online
O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet. 
 
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário