SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

terça-feira, 18 de outubro de 2011

professores maluquinhos, que dão aulas bem animadas



A professora Suely Campos, 37, de Belo Horizonte (MG), vive inventando moda. Pratica futebol para se aproximar dos alunos. Criou o "dia da lambreca", em que os alunos vão com roupa velha e se lambuzam com lama, farinha, tinta.
Para revisar os conteúdos da prova, pediu que os alunos criassem um teste para ela fazer e eles corrigirem. E, se os alunos não lhe dão ouvidos, Suely conversa com as paredes. "Pois é, parede, hoje eu ia ensinar uma coisa tão interessante...". E, com sua doidice, logo recupera a atenção da turma.

Mas, assim como a personagem Cate, do filme "Uma Professora Muito Maluquinha" (que estreia dia 7/10), Suely já foi "convidada a se retirar" de algumas escolas. "Tive grandes problemas por fugir do padrão, mas faria tudo de novo. Pelas crianças, vale a pena."

Companheiros de maluquice

A professora Priscila Balizardo, 30, concorda que a doidice é bem-vinda. "Em tempos de iPad e games, se você não for diferente não vai trazer o aluno para a sala de aula". Sua aliada é a música. Com os alunos, sempre inventa canções para memorizar a matéria. "Aprendemos a Era Vargas com a ajuda de uma música. Depois até tirei no violão e toquei na sala", conta seu aluno Patrick dos Santos, 10.


O professor Aloísio Rabelo se diverte com os alunos
Já a professora Maria Paula Barros, 30, encontrou nos bonecos seu elo com as crianças. "Ela conta histórias com os bonecos e a gente aprende sem querer, brincando", conta Enrico Gorios, 10.

E o professor Aloísio Rabelo, 40, usa sua experiência como cenógrafo para fazer arte com os alunos, dentro ou fora da sala de aula, com os mais diferentes materiais. Também conta com a ajuda do boneco Artur, que representa mais um colega de classe. "O Artur diz que tudo é arte", conta o aluno Pedro Rodrigues Duarte, 6. "É minha aula preferida."

"Sempre me dizem: você é doido, sua cabeça viaja! Aí falo que eles também têm que buscar essa 'maluquice'", conta Aloísio.

Ser um professor maluquinho é...

...ser inesperado. O aluno nunca sabe o que você vai aprontar!
Juca Bianchini, educador

...não esquecer a sua própria infância e sempre encantar.
Aloísio Rabelo, professor


Professora Cecília Camargo com os alunos
...entusiasmar os alunos.
Cecília Camargo, arte-educadora

...se divertir e dar risada com os alunos.
Maria Paula Barros, professora

...fazer da coisa mais simples a mais divertida.
Suely Campos, professora

...fundamental para trazer o aluno para a sala em tempos de iPad e videogame.
Priscila Balisardo, professora

...entrar na sala sempre com pique e enxergar o mundo com outros olhos.
Márcia Almirall, professora.

Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário