SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

sábado, 22 de outubro de 2011

FUNDEP- BARCO ESCOLA CHAMA-MARÉ RN

FUNDEP - Barco Escola Chama-Maré
O Barco-escola Chama-maré é uma das ações desenvolvidas pelo Programa Potengi Vivo, do Instituto de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar – FUNDEP, da Universidade Potiguar – UnP, visando à recuperação do estuário Potengi.
Tem como objetivo principal proporcionar aos estudantes e professores da rede pública e privada de ensino do Rio Grande do Norte e da sociedade civil, uma estrutura flutuante que funcione como espaço pedagógico de educação ambiental, voltado para uma visão crítica e reflexiva sobre questões ambientais do rio Potengi, privilegiando a região do seu estuário, dentro de uma perspectiva multidisciplinar, abordando aspectos ambientais, bio-ecológicos, históricos, culturais, geográficos, econômicos e sociais.
As aulas acontecem seguindo um roteiro construído pela equipe pedagógica do Barco-escola. Com a orientação dos professores e monitores, os visitantes fazem a leitura da paisagem que se apresenta no percurso. Entre os vários elementos vivenciados na paisagem, destacam-se a presença do pescador fazendo a pesca de subsistência, com a captura de peixes como a jinga, sardinha, tainha, ariocó, peixe espada, raias, cação, carapeba, entre outros, como também a presença dos catadores de caranguejos e das marisqueiras.
 
Na paisagem verde dos mangues, destacam-se as aves residentes, como a garça-branca-grande, a garça-branca-pequena, a garça-azul, o martim-pescador, o gavião caramujeiro, o carcará, o socó e as aves migratórias tais como a batuíra, o trinta-réis, o maçarico, entre outras. O boto-cinza também nos enche de orgulho com sua presença nas marés altas do estuário, pois ele é considerado um bioindicador da qualidade da água na qual eles circulam.
A ocupação materializada no contorno do estuário que faz parte da história da cidade de Natal, também percebido pelos visitantes, com os casarios, o movimento portuário, as edificações modernas e as relações diárias do homem com a natureza.
Durante as incursões é observado por todos a bordo, o aceno de um pequeno caranguejo, o Chama-maré, nas prainhas formadas na maré baixa, o qual deu o nome ao nosso catamarã.
Agendamento dos grupos para a aula-passeio é pela Secretaria do Barco Escola através do telefone (84) 3206.2439
  
Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar - FUNDEP
Rua Zeferina Lopes, 18 - Praia de Pitangui, Extremoz/RN
(084) 3202-8822 | fundep@fundeprn.org

2 comentários:

  1. Undeniably believe that which you said. Your favorite justification appeared to be
    on the net the easiest thing to be aware of. I say to you, I certainly get irked while people consider worries that they plainly do not
    know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side-effects ,
    people could take a signal. Will likely be back to get more.
    Thanks

    Also visit my blog post; musicos

    ResponderExcluir
  2. If some one desires to be updated with newest technologies after
    that he must be pay a visit this website and be up to date
    every day.

    Here is my homepage :: musicos

    ResponderExcluir