SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

sábado, 22 de outubro de 2011

VOCÊ CONHECE O BARCO ESCOLA CHAMA-MARÉ?

o projeto Barco-escola Chama-maré. Uma das ações educativas desenvolvidas pelo Programa Potengi Vivo, do Instituto de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar – FUNDEP, da Universidade Potiguar – UnP, visando a recuperação do estuário Potengi.

A proposta é levar conhecimento e lazer à população dentro de uma questão de consciência ambiental. “O Chama-maré é uma estrutura flutuante que funciona como espaço pedagógico de educação ambiental voltado para uma visão crítica e reflexiva sobre questões ambientais do rio Potengi”, explica a professora de História da Unp e responsável pelo barco, Carla Genuíno. A Embarcação, do tipo catamarã, foi patrocinada pela Petrobrás e tem capacidade para até 60 pessoas além da tripulação, que é formada por alunos e professores dos cursos de Turismo, História e Biologia da Universidade Potiguar.

Os passeios são verdadeiras aulas dentro de um roteiro construído pela equipe pedagógica. O trajeto inclui as belas paisagens e cartões postais (as naturais e as assinadas pelo homem) como a Fortaleza dos Reis Magos, a Ponte Newton Navarro e a chamada “ponte velha”, outro acesso à Zona Norte de Natal.

Além do Chama-maré, outra ação também no Potengi é o Projeto “Boomerang”, que tem o objetivo de retirar o lixo das margens do rio. “Os trabalhadores coletam até 400 kg de lixo todos os dias, mas quando o projeto começou eram 500 kg.”, afirma Carla Genuíno. Grande parte do material retirado é composto por garrafas pet, sacos plásticos e até óleo de cozinha.

Ao longo de três anos de projeto, proximadamente 60 mil pessoas já navegaram pelas águas do Potengi a bordo do Barco-escola. As pesquisas realizadas pela equipe já catalogaram 25 novas espécies de animais, entre peixes e aves, provando que ainda há sobrevivência no local.

O Chama-maré faz de três a quatro passeios diários, com um número fechado de passageiros. As viagens são totalmente gratuitas, bastando apenas um agendamento prévio. “O que estamos tentando fazer é levar a conscientização às pessoas, de que cada um de nós somos responsáveis por nossa parte. Jogar aquele papelzinho na rua, que parece inofensivo, pode trazer um dano enorme quando todos nós pensamos dessa maneira. Uma cidade limpa é aquela que não precisa ser limpa”, conclui a professora.

Para agendar uma aula-passeio, o telefone é o (84) 3206-2439. Para mais informações, acesse o site do Barco-Escola.siga-nos no twitter -

Nenhum comentário:

Postar um comentário