ATIVIDADE PARA 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
HISTÓRIA, ESPAÇO E CIRCULAÇÃO.
DE QUE JEITO EU VOU?
Esta atividade tem como objetivo que os
alunos reconheçam algumas influências da circulação, decorrentes do surgimento
dos meios de transporte, nas relações sociais, culturais, econômicas e
políticas de sua comunidade, com outras localidades, no passado e no presente.
ESTRATÉGIAS
- Propor um estudo sobre; os diferentes meios
de transporte, enfocando as fontes de energia utilizadas, a capacidade de transporte,
o espaço utilizado nas vias, os impactos gerados para o espaço de circulação,
os incentivos e os investimentos recebidos pelas administrações em cada momento
histórico.
- Escolher previamente dois tipos de cada
meio de transporte e que tenham várias capacidades. Ex: aéreo, terrestre e
marítimo. Estudar os meios de transporte que são mais utilizados na região onde
está localizada a escola e outros meios que os alunos possam ainda não
conhecer.
- Dividir os alunos em grupos e organizar uma
pesquisa sobre a invenção de um determinado tipo de transporte: sua evolução, o
motivo pelo qual é utilizado, em quais espaços ele é empregado, quais as fontes
de energias utilizadas, qual a velocidade máxima e mínima atingidas, sua
acessibilidade, se todas as pessoas têm acesso a esse meio de transporte? Quais
os incentivos privados e públicos recebidos por tal meio de transporte, durante
os momentos históricos e quais as vias em que podemos encontrá-lo.
- A exposição dos dados pode ser feita
através de um texto coletivo, formulado pelo grupo e com a elaboração de um
cartaz com suas principais características. Os cartazes podem ser afixados nas
paredes da classe.
- Por meio da exposição dos dados, o educador
pode ampliar a discussão e propor o estudo: das fontes de energia que menos
prejudicam o ambiente, a conservação e utilização das vias de circulação e do
acesso democrático aos meios de transporte.
RECURSOS:
Enciclopédias, jornais, cola, tesoura,
cartolina, revistas, Internet, almanaques, livros. Atividades no Caderno do
Aluno.
DICAS:
O educador pode explorar algumas
curiosidades, como: por que e maior parte dos meios de transporte utiliza
placas?
Fazer consulta às atividades do capítulo III,
que discute as fontes de energia, suas conseqüências ao meio ambiente e os
novos combustíveis.
Pesquisar as sinalizações de trânsito e por
que estas existem. Identificar se atendem mais a determinados meios de
transporte, e especialmente sobre como atendem ao pedestre. Verificar o
capítulo IV.
AVALIAÇÃO:
Avalie a participação e envolvimento do aluno
no grupo, sua evolução no conhecimento sobre os meios de transporte e sobre os
aspectos estudados nesta atividade
Atividade elaborada por: Roberta Mantovani
e-mail: roberta@vidaemtransito.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário