SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

TRÂNSITO


ATIVIDADE PARA 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

HISTÓRIA, ESPAÇO E CIRCULAÇÃO.

DE QUE JEITO EU VOU?


Esta atividade tem como objetivo que os alunos reconheçam algumas influências da circulação, decorrentes do surgimento dos meios de transporte, nas relações sociais, culturais, econômicas e políticas de sua comunidade, com outras localidades, no passado e no presente.


ESTRATÉGIAS
- Propor um estudo sobre; os diferentes meios de transporte, enfocando as fontes de energia utilizadas, a capacidade de transporte, o espaço utilizado nas vias, os impactos gerados para o espaço de circulação, os incentivos e os investimentos recebidos pelas administrações em cada momento histórico.

- Escolher previamente dois tipos de cada meio de transporte e que tenham várias capacidades. Ex: aéreo, terrestre e marítimo. Estudar os meios de transporte que são mais utilizados na região onde está localizada a escola e outros meios que os alunos possam ainda não conhecer.

- Dividir os alunos em grupos e organizar uma pesquisa sobre a invenção de um determinado tipo de transporte: sua evolução, o motivo pelo qual é utilizado, em quais espaços ele é empregado, quais as fontes de energias utilizadas, qual a velocidade máxima e mínima atingidas, sua acessibilidade, se todas as pessoas têm acesso a esse meio de transporte? Quais os incentivos privados e públicos recebidos por tal meio de transporte, durante os momentos históricos e quais as vias em que podemos encontrá-lo.

- A exposição dos dados pode ser feita através de um texto coletivo, formulado pelo grupo e com a elaboração de um cartaz com suas principais características. Os cartazes podem ser afixados nas paredes da classe.

- Por meio da exposição dos dados, o educador pode ampliar a discussão e propor o estudo: das fontes de energia que menos prejudicam o ambiente, a conservação e utilização das vias de circulação e do acesso democrático aos meios de transporte.

RECURSOS:
Enciclopédias, jornais, cola, tesoura, cartolina, revistas, Internet, almanaques, livros. Atividades no Caderno do Aluno.






DICAS:
O educador pode explorar algumas curiosidades, como: por que e maior parte dos meios de transporte utiliza placas?
Fazer consulta às atividades do capítulo III, que discute as fontes de energia, suas conseqüências ao meio ambiente e os novos combustíveis.
Pesquisar as sinalizações de trânsito e por que estas existem. Identificar se atendem mais a determinados meios de transporte, e especialmente sobre como atendem ao pedestre. Verificar o capítulo IV.

AVALIAÇÃO:
Avalie a participação e envolvimento do aluno no grupo, sua evolução no conhecimento sobre os meios de transporte e sobre os aspectos estudados nesta atividade


Atividade elaborada por: Roberta Mantovani
e-mail: roberta@vidaemtransito.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário