SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

DICIONÁRIO AURÉLIO TEM EDIÇÃO JÚNIOR COM "PERIGUETE" E "TUITAR"


Com 'periguete' e 'tuitar', dicionário Aurélio tem edição júnior

A estudante Ingrid, 12 anos, aprovou a novidade. Foto: Nathália Perdomo/Especial para TerraO tradicional dicionário Aurélio percebeu a necessidade de incorporar alguns verbetes que estão na boca do povo brasileiro e ainda não tinham definição oficial. No lançamento do Aurélio Júnior, realizado na 15ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro, os visitantes estavam entusiasmados com a novidade.
Na opinião da estudante Ingrid, 12 anos, as palavras incorporadas ao dicionário são muito úteis, já que fazem parte do dia-a-dia de sua geração. Antes de folhear o manual, ela sugeriu o significado de "periguete", um dos novos verbetes.
"Periguete é a garota que usa roupas curtas e sai com todos os garotos", disse Ingrid. Comparando com a definição do dicionário, a estudante chegou perto: "moça ou mulher que, não tendo namorado, demonstra interesse por qualquer um".
Expressões do mundo digital também foram lembradas e adaptadas para o dicionário em português, criando neologismos. Além de "tuitar" - verbo derivado do ato de postar um comentário no twitter -, o verbo "baixar" ganhou novo significado.
O pedido de Dilma Rousseff para ser chamada de "presidenta" refletiu na reintegração do termo ao manual. O verbete bullying, muito comentado na mídia este ano, também foi incorporado, assim como o verbo "ficar", no sentido de "trocar carinhos por período curto, mas sem compromisso de namoro". Voltado para o público escolar, o manual com cerca de 30 mil verbetes foi editado por Valéria Zelik e editado pela Positivo e está à venda na Bienal por R$ 38,50.

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário