
Tarefas como exercícios de alfabetização, primeiros passos para entender matemática e tentativas de leitura em público podem causar ansiedade, estresse e cansaço na criança. Consequentemente, acabam aparecendo problemas de concentração e relacionamento. A aposta nas atividades psicomotoras é baseada no entendimento que o desenvolvimento motor ligado às experiências corporais podem auxiliar os alunos nos estudos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, as atividades psicomotoras estão relacionadas ao processo de maturação de uma pessoa, em que o corpo é a origem das aquisições cognitivas e afetivas. Portanto, a psicomotricidade tem como objetivo desenvolver três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
A instituição ainda defende que a educação psicomotora seja rotina nas escolas, uma vez que condiciona e ajuda nos aprendizados pré-escolares. Coordenadora pedagógica do Maternal e do Ensino Infantil no colégio São Luís, Eliane Marques Costa conta que a psicomotricidade faz parte da grade curricular da escola há quatro anos. Antes, as atividades eram realizadas em sala de aula e no ginásio de educação física. "Começamos a aperfeiçoar cada vez mais o nosso trabalho nesse campo e sentimos falta de espaço, montagens e materiais apropriados. Então surgiu a ideia da sala, inaugurada neste ano", afirma.
Todos os aparelhos e brinquedos no local têm finalidades educacionais e de desenvolvimento motor. Eliane diz que estes exercícios auxiliam os pequenos a desenvolverem consciência corporal, habilidades motoras, sensoriais, perceptuais, cognitivas e afetivas, além da atenção e concentração.
Um exemplo é o túnel sensorial. Em formato de U, o túnel preto é coberto por diversos instrumentos musicais, como buzina, pandeiro e violão, que ficam pendurados do lado de fora do brinquedo. A ideia, é testar a audição das crianças que, para participar, precisam ficar com os olhos vendados. Ainda dentro do túnel, tem uma lousa para desenhos gráficos e um tecido no qual as crianças podem ver o contorno do próprio corpo e fazer jogos de sombra.
Enquanto na sala de aula os alunos desenvolvem o conteúdo básico escolar, no Espaço e Movimento, eles descobrem seus sentidos, seu corpo e suas capacidades motoras. A sala fica aberta todos os dias, das 7h às 18h, sendo escolha do professor a hora de utilizá-la. A coordenadora ressalta a necessidade de elaborar um plano de ensino que inclua os fundamentos psicomotores. "O educador precisa ter clareza dos objetivos a serem atingidos, sempre tendo em vista o desenvolvimento global da criança", diz.
Aulas de leitura, por exemplo, podem ser feitas dentro do espaço interativo. Depois de ler uma história, as crianças podem ser convidadas a montar pequenas peças teatrais dentro do local, ou realizar pequenos trabalhos manuais. "A criança fica mais concentrada no conteúdo quando relaxa, e isso acontece muito durante as brincadeiras", diz Eliane.
- Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
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