CAMINHO DA ESCOLA
MEC quer distribuir bicicletas para estudantes da zona rural
BRASÍLIA - O ministro Fernando Haddad disse, nesta quarta-feira, que o programa Caminho da Escola, que distribui ônibus e lanchas escolares, vai permitir a compra também de bicicletas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a ideia é fazer um pregão eletrônico de registro de preços para que prefeituras e governos estaduais possam adquirir bicicletas por valores mais baixos. O alvo são estudantes das zonas rurais. O MEC divulgou que o governo federal não aplicará recursos na compra de bicicletas. Ou seja, a despesa deverá ser bancada por governos municipais e estaduais.
Haddad tratou do assunto durante audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados:
- A bicicleta é essencial para levar o jovem para o local por onde passa o ônibus, o barco ou até mesmo para ir à escola - disse o ministro, destacando que há estudantes de escolas rurais que percorrem até 15 quilômetros a pé para estudar.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informou que já promoveu uma audiência pública com especialistas do setor para definir o modelo ideal de bicicleta. A realização do pregão não tem data, mas ele pode ocorrer ainda no primeiro semestre. Segundo o FNDE, caberá a cada prefeitura ou governo estadual definir se a bicicleta será doada ao aluno ou se o estudante terá que devolver o equipamento no fim do ano letivo.
O PROGRAMA JÁ TEM UM TEMPINHO NO PAPEL , MAS AS ESCOLAS E AS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO JÁ ESTÃO RECEBENDO CADASTRO PARA ENVIAR AO MEC COM INFORMAÇÕES DO ALUNADO DA ZONA RURAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário