SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

TRABALHANDO COM JORNAL EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO

Apresentando o Jornal para a turma...
Primeiro contato com o Jornal

















Atividades Desenvolvidas por Professores em Sala de Aula Com o GENERO TEXTUAL do Jornal
Objetivos:
·        Pesquisar assuntos diversos tais como: política, economia, lazer, esporte, atualidade, turismo, enfim, um leque de opção. Trazendo ao aluno a oportunidade de abranger seus conhecimentos gerais tornando–o um cidadão crítico e atuante em sua sociedade.
·        Explorar os pontos turísticos do Brasil através de fotos e textos que mostram a beleza natural de nosso país.
·        Explorar os anúncios com foco na importância de identificar endereços e empregos.

Desenvolvimento:

·        Recortar fotos turísticas de forma que o aluno comentasse sobre a beleza e a riqueza no contexto da gravura.
·        Solicitar aos alunos que criassem seus próprios anúncios.
·        Solicitar aos alunos que criassem alertas de valorização ao semi–árido. O caderno regional foi utilizado para aprimorar o conhecimento a respeito do semi–árido nordestino estabelecendo comparações entre os tipos de solo bem como a vegetação e os problemas concernentes a essa região.


Atividades Desenvolvidas por Professores em Sala de Aula Com o Recurso do Jornal


O Guri pára o Gibi!

Objetivos:

·        Desenvolver o hábito à leitura diversificada, de forma silenciosa, oral e/ou reflexiva, durante o ano letivo de 2008.
·        Explorar os três níveis de leitura (literal interpretativo e crítico) nas histórias vividas pelos personagens  dos quadrinhos, destacando as inferências intertextuais e interdisciplinares contidas nas histórias em quadrinhos.
·        Procurar momentos de aprendizagem de modo descontraído com os educandos através dos gibis contidos no caderno Zoeira do Diário do Nordeste.

Desenvolvimento:

·        No trabalho com o jornal, usamos os gibis que vêm no caderno Zoeira.Eles são plastificados e utilizados e utilizados dez tirinhas de um mesmo personagem. A sala se organiza em círculo ou forma de “U” para facilitar a leitura. Distribuímos as tirinhas nos sentidos horário ( cinco tirinhas) e anti–horário ( cinco tirinhas ) para serem lidas em silêncio, com intervalo regulares entre uma tirinha e outra na entrega.
·        No segundo momento, realizamos a leitura oral e reflexiva das tirinhas, principalmente pelo professor para trabalhar a mudança de voz quando muda de personagem. Na atividade 1, solicitamos, na primeira questão,  que os alunos identifiquem as características físicas e psicológicas do personagem principal. A segunda, há uma indagando qual das tirinhas cada um gostou mais, explicando–a. Por último, uma para representar o personagem por meio de desenho, pintando com as cores características  dos personagem.
·        A duração do projeto com os gibis é o ano letivo ( 2008 ), geralmente, de forma quinzenal para não desgastar o projeto, bem como atender “as exigências” do mapa curricular.
·        Como o Projeto de Leitura –  O Gibi pára o Guri! – tem uma gradação ascendente, o nível de leitura se aprofunda na atividade 2, na qual, os alunos escrevem um título
·        Para cada tirinha lida na primeira questão, na segunda  é a mesma da atividade 1 e a terceira é uma produção de uma história, piada ou adivinha para ser lançada no jornal.No nível  de atividade 3, os alunos repetem a primeira questão da atividade 2 e acrescentamos as referências intertextuais e interdisciplinares para cada tirinha lida e mais a produção de texto.
·        O intervalo de tempo para cada atividade ( 1,2 e 3 ) também aumenta, porque na primeira levamos entorno de 25 a 30 minutos para a leitura silenciosa, na oral e reflexiva, uns 30 e o restante das tarefas de 20 a 30 minutos. As outras duas o tempo se prolonga porque as atividades ficam mais complexas para os educandos.
·        Todos os trabalhos são recolhidos para avaliar os alunos nos aspectos de desenvolvimento da aprendizagem mediantes os tema abordados nos gibis e para mudanças de estratégias  afim de obtermos mais progresso com o projeto.

2 comentários:

  1. amei seu trabalho poderia me emviar
    só uma rotina da sua aula com jornal?ceiça

    ResponderExcluir
  2. SOU PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA,GOSTEI MUITO DAS SUAS SUGESTÕES,ADAPTEI E FICARAM ÓTIMAS AS ATIVIDADES. OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir