Apresentando o Jornal para a turma... |
Primeiro contato com o Jornal |
Atividades Desenvolvidas por
Professores em Sala de Aula Com o GENERO TEXTUAL do Jornal
Objetivos:
· Pesquisar assuntos
diversos tais como: política, economia, lazer, esporte, atualidade, turismo,
enfim, um leque de opção. Trazendo ao aluno a oportunidade de abranger seus
conhecimentos gerais tornando–o um cidadão crítico e atuante em sua sociedade.
· Explorar os pontos
turísticos do Brasil através de fotos e textos que mostram a beleza natural de
nosso país.
· Explorar os anúncios
com foco na importância de identificar endereços e empregos.
Desenvolvimento:
· Recortar fotos
turísticas de forma que o aluno comentasse sobre a beleza e a riqueza no
contexto da gravura.
· Solicitar aos alunos
que criassem seus próprios anúncios.
· Solicitar aos alunos
que criassem alertas de valorização ao semi–árido. O caderno regional foi
utilizado para aprimorar o conhecimento a respeito do semi–árido nordestino
estabelecendo comparações entre os tipos de solo bem como a vegetação e os
problemas concernentes a essa região.
Atividades Desenvolvidas por
Professores em Sala de Aula Com o Recurso do Jornal
O Guri pára o Gibi!
Objetivos:
· Desenvolver o hábito à leitura diversificada, de forma silenciosa, oral
e/ou reflexiva, durante o ano letivo de 2008.
· Explorar os três níveis de leitura (literal interpretativo e crítico)
nas histórias vividas pelos personagens dos quadrinhos, destacando
as inferências intertextuais e interdisciplinares contidas nas histórias em
quadrinhos.
· Procurar momentos de aprendizagem de modo descontraído com os educandos
através dos gibis contidos no caderno Zoeira do Diário do Nordeste.
Desenvolvimento:
· No trabalho com o jornal, usamos os gibis que vêm no caderno Zoeira.Eles
são plastificados e utilizados e utilizados dez tirinhas de um mesmo
personagem. A sala se organiza em círculo ou forma de “U” para facilitar a
leitura. Distribuímos as tirinhas nos sentidos horário ( cinco tirinhas) e
anti–horário ( cinco tirinhas ) para serem lidas em silêncio, com intervalo
regulares entre uma tirinha e outra na entrega.
· No segundo momento, realizamos a leitura oral e reflexiva das tirinhas,
principalmente pelo professor para trabalhar a mudança de voz quando muda de
personagem. Na atividade 1, solicitamos, na primeira questão, que os
alunos identifiquem as características físicas e psicológicas do personagem
principal. A segunda, há uma indagando qual das tirinhas cada um gostou mais,
explicando–a. Por último, uma para representar o personagem por meio de
desenho, pintando com as cores características dos personagem.
· A duração do projeto com os gibis é o ano letivo ( 2008 ), geralmente,
de forma quinzenal para não desgastar o projeto, bem como atender “as
exigências” do mapa curricular.
· Como o Projeto de Leitura – O Gibi pára o Guri! – tem uma
gradação ascendente, o nível de leitura se aprofunda na atividade 2, na qual,
os alunos escrevem um título
· Para cada tirinha lida na primeira questão, na segunda é a
mesma da atividade 1 e a terceira é uma produção de uma história, piada ou
adivinha para ser lançada no jornal.No nível de atividade 3, os
alunos repetem a primeira questão da atividade 2 e acrescentamos as referências
intertextuais e interdisciplinares para cada tirinha lida e mais a produção de
texto.
· O intervalo de tempo para cada atividade ( 1,2 e 3 ) também aumenta,
porque na primeira levamos entorno de 25 a 30 minutos para a leitura
silenciosa, na oral e reflexiva, uns 30 e o restante das tarefas de 20 a 30
minutos. As outras duas o tempo se prolonga porque as atividades ficam mais
complexas para os educandos.
· Todos os trabalhos são recolhidos para avaliar os alunos nos aspectos de
desenvolvimento da aprendizagem mediantes os tema abordados nos gibis e para
mudanças de estratégias afim de obtermos mais progresso com o
projeto.
amei seu trabalho poderia me emviar
ResponderExcluirsó uma rotina da sua aula com jornal?ceiça
SOU PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA,GOSTEI MUITO DAS SUAS SUGESTÕES,ADAPTEI E FICARAM ÓTIMAS AS ATIVIDADES. OBRIGADO!!!
ResponderExcluir