Curso: Leitura e
Produção de Texto
1.
Atividade
de familiarização com as letras.
v Atividades
que buscam propiciar o acesso a vários textos: Leituras diárias em sala de
aula; Aulas-passeio com exploração de textos no meio da rua (placas, cartazes,
panfletos); Exploração de rótulos de embalagens.
v Bingo
de letras em fichas de palavras (fichas com os nomes dos alunos ou com títulos
de músicas ou outras palavras importantes para o grupo).
v Escrita
de palavra e textos (individual e coletiva) cotidianamente.
v Colagem
de textos em murais que foram trabalhados em sala de aula (listas, músicas,
provérbios).
v Confecção
de quadro de letras, para afixar na parede ou guardar num local de fácil acesso
e deixar como fonte de informações.
2.
Atividades
que objetivam a construção de palavras estáveis.
v Atividades
de escrita do próprio nome (com abecedário, com silabário, no papel).
v Produção
e exploração de fichas de chamada.
v Bingos
com os nomes dos alunos da sala.
v Palavras
cruzadas com os nomes dos alunos.
v Formação
do próprio nome a partir das letras embaralhadas em um envelope.
v Bingo
de rótulos.
v Quebra-cabeça
de palavras “estáveis”.
3.
Atividade
que destacam análise fonológica.
v Leitura/
cantoria de textos com rimas e aliterações.
v Jogos
de rima (desafios).
v Jogos
fonológicos orais.
v Jogos
fonológicos com figuras.
v Reconhecimento
e palavras que comecem, terminem ou tenham partes com sons similares.
v Produção
de textos coletivos rimados (poemas).
4.
Atividade
de composição e decomposição de palavras.
v Análise
– síntese de palavras em grande grupo.
v Palavra
mágica (composição de palavras com as letras de uma outra palavra – macarrão:
cama, maca, carrão...).
v Contagem
de sílabas e letras nas palavras.
v Exercício
de comutação (substituição de letras dentro de palavras para composição de
outras palavras).
v Atividades
de formar palavras com silabário e abecedário.
v Dominós.
v Quebra-cabeças.
v Jogos
de ordenar pedaços de palavra (quebra-cabeças de sílabas).
5.
Atividades
de comparação entre palavras quanto ao número de letras ou às letras utilizadas.
v Escrita
de palavras que iniciam, terminam ou tenham ped similares.
v Busca
de similares (quadro com palavras para que encontrem as similares).
v Busca
de diferenças entre palavras apresentadas em pares (cota / conta; pata /
pasta).
6.
Atividades
de “tentativa de reconhecimento de palavras” através do desenvolvimento de
estratégias de uso de pistas para leitura.
v Leitura
de textos memorizados (canções, parlendas, provérbios, trava-línguas).
v Jogos
de montagem de textos memorizados (palavras embaralhadas)
v Montagem
de história em quadrinhos (texto lido em outro dia).
v Bingo
de palavras.
v Ditado
cantado (encontrar a palavra indicada pelo professor quando parou de cantar uma
música que estava sendo acompanhada pelos alunos no texto escrito).
v Caçada
de palavras (encontrar a palavra ditada em uma lista de palavras).
v Busca
de informações em jornais.
7.
Escrita
de palavras e de textos (que se sabe de memória ou ditados).
v Ditado
de palavras e pequenos textos pelo professor (ou de um aluno para outro).
v Ditado
mudo (com acompanhamento do professor, passando entre os alunos).
v Escrita
de textos que os alunos sabem de memória (provérbios, letras de música, títulos
de livros, filmes, listas).
v Escrita
de palavras em jogos de grupos (adedonha).
8.
Atividades
de sistematização das correspondências grafofõnicas.
v Pesquisa
de palavras com a letra “X” ou com a sílaba “X”.
v Brincadeira
de adedonha (“Animal, fruta, pessoa...”), com sorteio das letras iniciais ou
com composição de quadro com todas as letras.
v Baralho
de ordenar palavras alfabeticamente.
v Escrita
de dicionários temáticos.
v Produção
de listas de palavras (textos enumerativos – materiais necessários para uma
atividade, produtos que gostariam de comprar, profissões, brincadeiras,
músicas).
v Ditado temático, com fichas (figuras em um envelope)
para correção ou com trocas entre os alunos para correção.
v Lacunas
em palavras (completar partes que faltam em palavras).
v Palavras
cruzadas.
9.
Atividades de reflexão durante produção e
leitura de textos.
As tentativas dos alunos e a
confiança na professora eram ingredientes preciosos para a condução da
alfabetização desse grupo. Com a crença de que conseguiriam compreender os
textos, os alunos investiam na busca de apreender o mundo escrito.
A solicitação de que os alunos
leiam e produzam textos e reflitam sobre os textos lidos/produzidos não pode,
no entanto, ser realizada com vistas apenas ao domínio do sistema de escrita,
pois são muitos os objetivos específicos relacionados a tais eixos de ensino.
Por outro lado, é relevante
considerar que os outros tipos de atividades, conforme se pode verificar nos
exemplos, podem ser realizados através de análise, leitura e escrita de textos
(anúncios, rótulos, poemas, adivinhas, manchetes, dentre outros).
Maria Madalena Dantas
de Souza
gostei da sugestao
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