SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

sábado, 17 de abril de 2010

OFICINA LIVRO NOVO " CUIDADOS COM O LIVRO"


Com a palavra seu livro
Primeira lição:
Nunca leia de mãos sujas.
Segunda lição:
Não dobre seu livro ao meio.Faz mal a espinha.
Terceira lição:
Cuidado com as tesouras.
São minhas grandes inimigas
Você não sabe que existem  livros
próprios para cortar?
Quarta lição:
Canetas.odeio canetas. Não há borracha
para apagar o que elas escrevem.
Quinta lição:
Cuidado com água.
Chuva então,nem pensar.
Sexta lição:
Cuidado com o sol. Um pouquinho até que faz bem,
Mas tem gente que me deixa horas ao sol.
Sabe o que acontece?Fico parecendo uma massa folhada.
Sétima lição:
Orelhas de burro. Isso é terrível,
Porque me acho muito
Inteligente. Custa pegar um marcador de paginas?
Oitava lição:
Livro não come, portanto não coma
Nunca sobre mim.
Agora espero que você me trate com muito
Carinho,e ai eu sempre vou ter coisas boas para dizer.
Adriana Dedier e Roberto Dejme
Com a palavra seu livro.

Livro novo
Abro meu livro novo,
Abriu uma emoção
De aprender muito mais
Porque conheço mais coisa,
Porque consigo ver mais,
Sei ler tudo o que encontro.
Leio cartas, leio avisos,
Revistas, panfletos e jornais...
Leio receitas, leio livros,
Leio cartazes, bilhetes, postais.
Sei ler ate o que sente
O personagem da história,
Um pensamento eu leio. E
E gravo na minha memória.
Abro meu livro novo
E encontro uma amplidão
Feito o céu de estrelinhas.
Quero ler as tuas folhas
E também nas estrelinhas.
Abro meu livro novo.
Abro uma emoção.

Leda Maria Kucera
Oficina:  Livro Novo
Objetivo: Compreender a importância dos livros na aprendizagem das pessoas, bem como os cuidados que devemos ter com os mesmos.
Livro: Livro de papel
Ricardo Azevedo
Editora do Brasil
PRÉ LEITURA
Colocar o livro em uma caixa embalada para presente.
Com as crianças em circulo promover um jogo de adivinhação acerca do conteúdo da caixa.
-Quem seria capaz de adivinhar o conteúdo desta caixa? Para que serve?
- Se você ganhasse este presente o que faria com ele?Onde  que guardaria?
-Seria algo de comer ou de usar?
- Seria algo que tem vida?
-Vou dar algumas pistas
“É surdo e mudo, mas com ele a gente descobre tudo”
“ Tem asas longas e leves que derrepente leva a gente para longe...”
“ É como um parque de diversões cheio de sonhos coloridos, doces sortidos cheio de luzes e balões”
-“É assim como uma floresta com folhas e flores e beija flores...”
-“ É como um baú de feiticeiros... Um navio pirata no mar, um foguete perdido no ar...É um  grande amigo e companheiro...”
Registra as hipóteses.
Seguir dados e pistas até que as crianças, descubram.
Apresentar o  livro, ler o titulo, in formar que o Ricardo Azevedo é também  o ilustrador.
Porque o livro recebeu esse titulo?
Ler o índice para as crianças e estabeleça uma relação com o titulo.
Convide-as a ouvirem a leitura do poema que se encontra na pagina 32/33.
Pedir que fiquem atentos a leitura.
LEITURA
Ler com expressividade e entonação
PÓS- LEITURA
- Quais tipos de livros que aparecem no poema?
-Quem possue livros?Quais ?
_ tem algum preferido?
-Como são guardados?
- Se os livros pudessem conversar com você o que diriam?

ATIVIDADE ESCRITA:
                Propor as crianças criarem um código, um acordo de conveniência para cuidar bem do livro.
                Esta atividade pode ser em folha mimeografada para ser completada individualmente, em duplas, grupos maiores ou coletivamente tendo a professora como escriba.



PARA CUIDAR DO LIVRO
PRIMEIRA LIÇÃO:
Nunca leia com as mãos sujas.
SEGUNDA lição:
TERCEIRA LIÇÃO:
QUARTA LIÇAO:





                                                                                                                                                                                                      

APRESENTAÇÕA E/OU LEITURACOLETIVA DO ACORDO
-Distribuir o texto “com a palavra seu livro” de Adriana Dedier ou apresentá-lo em um cartaz. Pode ainda ser reproduzido em tiras de cartolina, cada uma com um artigo e apresentar por partes aos alunos.
-Lê para os alunos.
-Proceder a leitura jogralizada de diversas maneiras.
-Fazer uma interpretação oral, enfatizando os cuidados que devem ter com os livros.
-Comparar com o código que escreveram na atividade anterior.
-Revelar a surpresa.
-Será que vocês já descobriram que surpresa estava guardada para vocês?
-conversar sobre os cuidados
-como são adquiridos? De onde vem os recursos, como é feita a escolha.
-Distribuir os livros e deixar que sejam manuseados, observe o que mais chama  atenção. Se folheam ou se guardam, se lêem, o que estão lendo,enfim, apenas observe sem perder nenhum detalhe.
         Propor o preenchimento de uma ficha técnica do livro contendo as seguintes informações:
-Se os alunos estiverem em uma fase muito inicial do processo de alfabetização, o professor  apresenta esse elemento, mostrando no livro.
 TITULO:___________________________________________________________________
AUTOR: ___________________________________________________________________
ILUSTRAÇÕES: _____________________________________________________________
EDITORA: _________________________________________________________________
DISCIPLINA: _______________________________________________________________
TOTAL DE PÁGINAS: ________________________________________________________
QUAIS OS TIPOS DE TEXTOS:                                                                                                                                                                                         
OPNIÃO DO ALUNO: ( se gostou, ou não, o que espera aprender...)
 Propor alguma atividade do livro previamente selecionada aos assuntos em questão.                                              
COMO FOI A AULA?
O QUE FIZEMOS?
O QUE APRENDEMOS?

Um comentário: