Primeira lição:
Nunca leia de mãos sujas.
Segunda lição:
Não dobre seu livro ao meio.Faz mal a
espinha.
Terceira lição:
Cuidado com as tesouras.
São minhas grandes inimigas
Você não sabe que existem livros
próprios para cortar?
Quarta lição:
Canetas.odeio canetas. Não há
borracha
para apagar o que elas escrevem.
Quinta lição:
Cuidado com água.
Chuva então,nem pensar.
Sexta lição:
Cuidado com o sol. Um pouquinho até
que faz bem,
Mas tem gente que me deixa horas ao
sol.
Sabe o que acontece?Fico parecendo
uma massa folhada.
Sétima lição:
Orelhas de burro. Isso é terrível,
Porque me acho muito
Inteligente. Custa pegar um marcador
de paginas?
Oitava lição:
Livro não come, portanto não coma
Nunca sobre mim.
Agora espero que você me trate com
muito
Carinho,e ai eu sempre vou ter coisas
boas para dizer.
Adriana Dedier e Roberto
Dejme
Com a palavra seu livro.
Livro novo
Abro meu livro novo,
Abriu uma emoção
De aprender muito mais
Porque conheço mais coisa,
Porque consigo ver mais,
Sei ler tudo o que encontro.
Leio cartas, leio avisos,
Revistas, panfletos e jornais...
Leio receitas, leio livros,
Leio cartazes, bilhetes, postais.
Sei ler ate o que sente
O personagem da história,
Um pensamento eu leio. E
E gravo na minha memória.
Abro meu livro novo
E encontro uma amplidão
Feito o céu de estrelinhas.
Quero ler as tuas folhas
E também nas estrelinhas.
Abro meu livro novo.
Abro uma emoção.
Leda Maria Kucera
Oficina: Livro
Novo
Objetivo: Compreender a importância dos livros
na aprendizagem das pessoas, bem como os cuidados que devemos ter com os
mesmos.
Livro: Livro de papel
Ricardo Azevedo
Editora do Brasil
PRÉ LEITURA
Colocar o livro em uma caixa embalada para presente.
Com as crianças em circulo promover um jogo de adivinhação
acerca do conteúdo da caixa.
-Quem seria capaz de adivinhar o
conteúdo desta caixa? Para que serve?
- Se você ganhasse este presente o que faria com
ele?Onde que guardaria?
-Seria algo de comer ou de usar?
- Seria algo que tem vida?
-Vou dar algumas pistas
“É surdo e mudo, mas com ele a gente descobre tudo”
“ Tem asas longas e leves que derrepente leva a gente para
longe...”
“ É como um parque de diversões cheio de sonhos coloridos,
doces sortidos cheio de luzes e balões”
-“É assim como uma floresta com folhas e flores e beija
flores...”
-“ É como um baú de feiticeiros... Um navio pirata no mar, um
foguete perdido no ar...É um grande
amigo e companheiro...”
Registra as hipóteses.
Seguir dados e pistas até que as crianças, descubram.
Apresentar o livro,
ler o titulo, in formar que o Ricardo Azevedo é também o ilustrador.
Porque o livro recebeu esse titulo?
Ler o índice para as crianças e estabeleça uma relação com o
titulo.
Convide-as a ouvirem a leitura do poema que se encontra na
pagina 32/33.
Pedir que fiquem atentos a leitura.
LEITURA
Ler com expressividade e entonação
PÓS- LEITURA
- Quais tipos de livros que aparecem no poema?
-Quem possue livros?Quais ?
_ tem algum preferido?
-Como são guardados?
- Se os livros pudessem conversar com você o que diriam?
ATIVIDADE ESCRITA:
Propor
as crianças criarem um código, um acordo de conveniência para cuidar bem do
livro.
Esta
atividade pode ser em folha mimeografada para ser completada individualmente,
em duplas, grupos maiores ou coletivamente tendo a professora como escriba.
PARA CUIDAR DO LIVRO
PRIMEIRA LIÇÃO:
Nunca leia com as mãos sujas.
SEGUNDA lição:
TERCEIRA LIÇÃO:
QUARTA LIÇAO:
|
APRESENTAÇÕA E/OU LEITURACOLETIVA DO ACORDO
-Distribuir o texto “com a palavra seu livro” de Adriana
Dedier ou apresentá-lo em um cartaz. Pode ainda ser reproduzido em tiras de
cartolina, cada uma com um artigo e apresentar por partes aos alunos.
-Lê para os alunos.
-Proceder a leitura jogralizada de diversas maneiras.
-Fazer uma interpretação oral, enfatizando os cuidados que
devem ter com os livros.
-Comparar com o código que escreveram na atividade anterior.
-Revelar a surpresa.
-Será que vocês já descobriram que surpresa estava guardada
para vocês?
-conversar sobre os cuidados
-como são adquiridos? De onde vem os recursos, como é feita a
escolha.
-Distribuir os livros e deixar que sejam manuseados, observe
o que mais chama atenção. Se folheam ou
se guardam, se lêem, o que estão lendo,enfim, apenas observe sem perder nenhum
detalhe.
Propor o
preenchimento de uma ficha técnica do livro contendo as seguintes informações:
-Se os alunos estiverem em uma fase muito inicial do processo
de alfabetização, o professor apresenta
esse elemento, mostrando no livro.
TITULO:___________________________________________________________________
AUTOR:
___________________________________________________________________
ILUSTRAÇÕES:
_____________________________________________________________
EDITORA:
_________________________________________________________________
DISCIPLINA:
_______________________________________________________________
TOTAL DE PÁGINAS:
________________________________________________________
QUAIS OS TIPOS DE TEXTOS:
OPNIÃO DO ALUNO: ( se gostou, ou não, o que espera aprender...)
Propor alguma
atividade do livro previamente selecionada aos assuntos em questão.
COMO FOI A AULA?
O QUE FIZEMOS?
O QUE APRENDEMOS?
o blog está muito inresante.
ResponderExcluir