SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

domingo, 19 de julho de 2009

ENCONTRO PEDAGÓGICO-PICUÍ

Jogos Educativos: O texto vai a Escola
SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM JOGOS
Elaborar atividades que possam ser trabalhadas em sala de aula utilizando o jogo educativo.
1- Oficina: Aprendendo com material concreto
I - Representar os numerais no quadro valor de lugar (QVL).
OBJETIVO:
· Induzir o aluno a identificar que cada numeral ocupa uma ordem.
MATERIAL UTILIZADO:
· QVL;
· Material Dourado;
· Fichas Com Números Naturais Escritos.
MATERIAL DOURADO-
Um cubo pequeno, de 1 cm x1cm, representa a unidade.
Este material, também conhecido como material montessoriano de contagem é composto de cubos, barras e placas de madeira, de modo que:
Uma barra de 10 cubos unidos representa uma dezena.Uma placa com 100 cubos unidos (ou 10 barras unidas) representa a centena.
QUADRO VALOR DE LUGAR (QVL)
É um recurso que reforça o significado da representação posicional decimal. Na tabela do QVL os números devem ser indicados claramente em UNIDADES, DEZENAS, CENTENAS E... O aluno pode fazer e desfazer agrupamentos, representar com desenhos estes agrupamentos e dar significados aos números escritos no Sistema de Numeração Decimal.

AS FICHAS
As fichas devem ser construídas pelo professor, e conter números para o desenvolvimento da atividade, o professor deve explicar que o significado de um número depende da posição que o outro ocupa.
O número 265
o símbolo colocado mais a direita da representação significa cinco unidades ou cinco.
O algarismo 6, colocado imediatamente a sua esquerda, significa seis dezenas,ou seis grupos de dez unidades cada ou ainda sessenta unidades.
O próximo algarismo à esquerda do seis é o 2,que significa:
-2 grupos de uma centena cada,ou 20 grupos de uma dezena cada, ou ainda duzentas unidades

II- TRABALHAR SITUAÇÕES PROBLEMA
OBJETIVO:
· Criar situações problemas, que facilitem o pensamento lógico do alunado, utilizando o material concreto;
· Levar o aluno a construir um conceito do sistema de numeração decimal.

MATERIAL UTILIZADO:
· QVL;
· MATERIAL DOURADO;

EXEMPLOS DE ATIVIDADES
_ Descreva pelo menos quatro representações diferentes para o nº 984 usando materiais concretos ( QVL; cédulas (dinheiro); Dourado)


DOMONÓ DA ADIÇÃO
OBJETIVO:
-Desenvolver a leitura e a escrita dos números naturais.
-estimular o raciocínio lógico.
-Interagir o conteúdo com a realidade, envolvendo situações-problemas.
DESENVOLVIMENTO:
· Atividades em grupo;
· Jogos;
· Fichas;
· Bingo;
· Frases;
· Caça-palavras;
· Cruzadinha

BINGO SILÁBICO
OBJETVOS:
· Associar o som da fala à escrita;
· Conhecer as sílabas e formar palavras.
DESENVOLVIMENTO
Entregar fichas com sílabas escritas para cada aluno, sendo que as mesmas sílabas devem esta num envelope para serem sorteadas. Em seguida cada aluno deverá formar palavras com as sílabas que ele tem em mãos, podendo se necessário trocá-las, interagindo com os colegas.

LOTO LEITURA
OBJETIVOS:
· Desenvolver a leitura a escrita e a criticidade.
DESENVOLVIMENTO
· Formação de palavras;
· Associação da palavra a gravura e as letras;
· Autoditado;
· Produção de frases;
· Organização das palavras em ordem alfabética;
· Separação silábica;
· Exploração do significado das palavras;
· Identificação das palavras que tem significados iguais.

TABUADA DE MULTIPLICAÇÃO

OBJETIVO
· Identificar a capacidade mental e pratica do aluno na multiplicação.
DESENVOLVIMENTO
-Dividir a turma em dois grupos
-Apresentação de perguntas e respostas, buscando o conhecimento individual do aluno dentro de um jogo coletivo.
-Vence o jogo a equipe que fizer o maior numero de pontos.


AULAS DESENVOLVIDAS POR GRUPOS DE PROFESSORES DO 1° AO 5º ANO, DA REDE MUNICIPAL