SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

domingo, 19 de julho de 2009

DIA 20 DE JULHO DIA DO AMIGO/AMIZADE

O que é amizade
Amizade é um relacionamento humano que envolve conhecimento mútuo, seja real ou virtual, e que leva a uma estima e afeição. Amigos sentem-se bem na companhia real ou virtual, um do outro.
Geralmente a amizade leva a um sentimento de lealdade entre si, ao ponto de colocarem os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo e como Carl Rogers diz: é a aceitação de cada um como realmente ele é.
Amigos são pessoas muito importantes na nossa vida. Aos verdadeiros amigos podemos desabafar, confiar e contar com eles. Em presença, além de se compartilharem momentos um em companhia do outro, eles também gostam de trabalhar, ou estudarem juntos.
Os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito nos direitos do outro e sufoca-lo com exigências corre-se o risco de perdê-lo.
A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, e uma necessidade de proteger e ser protegido por outros seres da espécie. Faz parte da amizade, não exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos.
Alguns amigos se denominam 'melhores amigos'. Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges. Funcionam quase que como um 'confessionário'. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.
Os amigos se sentem atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo crêem e tudo perdoam pelo simples fato de existir entre eles o verdadeiro amor, também conhecido como amor philéo = amor de amigos.
Por muito que se possa explicar psicologicamente sobre a amizade e por muito que falem dela como um objeto científico e a estudem, a amizade é um sentimento que se deve preservar a todo o custo.
Em caso de perda da amizade sugere-se a reconciliação e o perdão.

Filmes para se inspirar sobre o tema Amizade
Que tal dar uma passadinha na locadora e conferir alguns filmes que falam de amizade verdadeira entre mulheres? Talvez, o clássico “Thelma e Louise” seja um dos filmes que ficaram mais famosos justamente pela verdadeira amizade entre duas mulheres. Thelma (Geena Davis) é uma dona de casa entediada e Louise (Susan Sarandon), uma garçonete quarentona, cansada da rotina. Juntas, partem em um Thunderbird 66 conversível para uma pescaria de três dias. No entanto, as coisas não acontecem exatamente como elas haviam planejado.Já em As Bruxas de Eastwick, três mulheres (Cher, Susan Sarandon e Michelle Pfeiffer) se unem no amor e no ódio contra um homem (Jack Nicholson).Em “Adoráveis Mulheres”, mulheres da mesma família unem-se pela amizade. Com o pai ausente, lutando na guerra civil americana, as mulheres da família enfrentarão dificuldades financeiras. O laço afetivo que as une ajuda a superar as situações difíceis. Destaque para as atuações de Winona Ryder e Susan Sarandon. A “Cor Púrpura” apresenta a adaptação do livro de Alice Walker, este drama dirigido por Steven Spielberg narra a vida sofrida de Celie (Whoopi Goldberg), nas mãos do pai e depois do marido violento (Danny Glover). Ao conhecer uma cantora de blues, muito emancipada para a época, aos poucos recupera a auto-estima e o prazer pela vida.As temporadas de “Sex and the City” também estão disponíveis em locadoras de todo o Brasil. Baseado no livro homônimo da escritora Candace Bushnell, Sex and the City mostra, com muito humor, a agitada vida de quatro belas mulheres solteiras e bem- sucedidas de Nova Iorque. Será que as mulheres podem fazer sexo como os homens? Isso é o que a colunista Carrie Bradshaw vai tentar descobrir nesta primeira temporada da mais surpreendente série de TV de todos os tempos. Fazendo de cobaia suas três melhores amigas e a si mesma, Carrie investiga o que uma mulher de trinta e poucos anos tem que fazer para se divertir em uma cidade cheia de solteiros convictos, que acham que compromisso é só para os não comprometidos.No quesito séries, o Brasil conta com “Sob Nova Direção” que relata a história de duas mulheres que se tornaram grandes amigas pelas circunstâncias da vida. “Sob Nova Direção conta as aventuras hilariantes da dupla Belinha e Pit, duas amigas inseparáveis, sócias de um bar no subúrbio carioca. Com outros quatro amigos alucinados, elas aprontam nas noites de domingo.

Dicas de Livros sobre Amizade
"
Amizade entre Mulheres", de Dee Brestin (Ed. Atos)A autora Dee Brestin mostra neste sucesso mundial como construir sólidas relações de amizade no meio feminino. Cada capítulo traz um estudo bíblico diferente, além de diversas tarefas práticas que visam auxiliar na resolução dos mais profundos questionamentos."Da Amizade" de Anne Vincent-Buffault (Ed. Zahar)Objeto de reflexões e elogios literários de pensadores e escritores de todos os tempos, a amizade e seu exercício transformam-se ao longo da história. Ao manifestar-se nos séculos XVIII e XIX sobretudo em documentos de caráter privado - diários íntimos, memórias e correspondências -, as relações de amizade são capazes de revelar todo o comportamento social de uma época. É o que demonstra a historiadora Anne Vincent-Buffault neste livro, ao desvendar o sentido oculto em textos pessoais de Mme. de Staël, Diderot, Rousseau e George Sand, entre outros.

“Genealogia da Amizade”, de Francisco Ortega (Ed. Iluminuras)A história da amizade desde a antiguidade até a modernidade. O autor mostra como ela foi deslocando-se do espaço público (tinha um papel capital na sociedade greco-romana) para o privado, chegando ao meio familiar. “A Amizade é para Sempre”, de Sthephen Schutz e Susan Polis Schutz (Ed. Vergara & Riba)Quando duas pessoas acreditam uma na outra e são sempre sinceras entre si, quando tudo é compartilhado, então você pode ter certeza que a amizade é para sempre..

“Amizade: a Importância dos Amigos em Nossas Vidas ”, de Susan Squellati Florence (Ed. Arx)Amizade é uma maneira especial de dizer obrigado a um amigo. Este livro agradece os preciosos momentos da amizade - as gargalhadas, os sorrisos, a cumplicidade, a liberdade de ser você mesmo... é uma carinhosa e agradável lembrança. Em cada livro dessa coleção a autora Susan Squellati Florence — responsável também por todas as ilustrações — convida os leitores a uma reflexão profunda sobre os momentos importantes da vida de cada um, sejam de alegria ou tristeza. Todos possuem capa cartonada, belas imagens e mensagens, além de um preço bastante acessível.“Os significados da Amizade: Duas Visões de Pessoa e Sociedade”, de Claudia Barcellos Rezende (Ed. FGV)Obra que levanta questões interessantes sobre as relações pessoais no mundo contemporâneo, analisando os significados da amizade em duas importantes metrópoles, Rio de Janeiro e Londres, heterogêneas e diversificadas em termos socioculturais. Com competência e sensibilidade, a autora escapa da armadilha micro versus macro, abrindo um interessante leque de questões sobre relações de gênero, de classe e de trabalho.