SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

terça-feira, 3 de julho de 2012

Crescimento adequado é apenas um dos fatores que indica boa nutrição


Nutrição  (Foto: Reprodução de tv)
Seu filho é forte, mas será que ele é bem nutrido? De acordo com a nutricionista Jorginete Damião, do Instituto de Nutrição Annes Dias, no Rio de Janeiro, já não temos problemas graves de desnutrição no Brasil, como havia há 30 anos, mesmo assim devemos ficar atentos.
"Altura e peso adequados para a idade são parâmetros importantes a considerar, mas eles devem estar associados a outros fatores, como alimentação saudável, suficiência de micronutrientes e bom desenvolvimento cognitivo.
O momento crucial da alimentação infantil é o aleitamento. A criança que mama no peito tem menos chance de ter baixo peso ou sobrepeso. Até seis meses de idade, recomenda-se o aleitamento materno exclusivo, ou seja, não é preciso dar água, chá ou suco para os bebês. Depois dos seis meses, deve-se continuar o aleitamento e começar a introduzir outros alimentos. Infelizmente, sabemos que muitas mulheres não conseguem amamentar por muito tempo, porém, quanto mais cedo forem introduzidos outros alimentos, maiores são as chances das crianças adoecerem”, explica a nutricionista.

As crianças brasileiras já não sofrem com a desnutrição, mas enfrentam problemas novos como obesidade, e antigos, caso da anemia. De acordo com Jorginete, o sobrepeso é um dos males da vida moderna, pois as pessoas deixam de comer alimentos mais frescos e passam a consumir produtos industrializados. No que diz respeito à anemia, doença caracterizada pela diminuição de hemoglobina na corrente sanguínea, a questão ainda está longe de ser resolvida: entre seis meses e dois anos de idade a frequência de pacientes anêmicos chega a 70%. “O problema começa ainda na gravidez. Muitas mães já engravidam anêmicas e isso afeta os bebês. Se a mãe está bem de saúde, a criança nasce com reserva de nutrientes. Não é preciso fazer exames frequentes para ver se a criança tem anemia se ela se alimenta bem e faz exercícios regulares”, diz a especialista.

A partir dos seis meses de idade, o bebê deve começar a comer alimentos de todos os grupos, como legumes, frutas, feijão e carne, orienta Jorginete. É importante começar a oferecer comidas mais consistentes, contrariando a máxima popular das sopas líquidas. “Sopa tem menos caloria, por isso elas são tão utilizadas nas dietas para perder peso. A criança, pelo contrário, precisa ficar forte para crescer. Com o tempo, os pais vão percebendo do que os filhos gostam mais e se adaptam melhor. A única restrição é contra alimentos não saudáveis, como produtos fritos, por exemplo. O açúcar também deve ser evitado. As crianças precisam formar bons hábitos alimentares desde cedo, e a família cumpre um papel fundamental nesse momento”, ressalta.

Veja mais dicas da nutricionista para os pais garantirem o crescimento saudável das crianças:

- Opte sempre que possível por produtos frescos;

- Inclua alimentos variados no cardápio, como legumes, frutas, verduras, arroz, feijão, carnes e peixes (o ideal é ingerir cinco porções de frutas e legumes por dia);

- As crianças pequenas devem entrar em contato com a comida de forma prazerosa, então monte pratos coloridos e divertidos;

- A dupla arroz e feijão ainda é imbatível, pois tem uma combinação perfeita de aminoácidos, além de fazer parte da nossa cultura;

- Prefira o leite integral, não o substitua por refrescos ou refrigerantes;
- Crianças devem realizar pelo menos quatro refeições por dia, sem esquecer o café da manhã.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário