SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

terça-feira, 26 de junho de 2012

Rio+20 inspira colégios a trabalhar temas ambientais e interdisciplinares



No Curso e Colégio pH, o Projeto ONU simulou o encontro da Rio 20 que debaterá o desenvolvimento sustentável. Foto:  Divulgação
Os antigos e tombados muros brancos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Delfino, no Rio de Janeiro, hoje estão tomados por desenhos de globos terrestres, pessoas de mãos dadas, flores e um mar onde nada uma baleia. As ilustrações foram feitas pelas próprias crianças, em uma atividade organizada pelo colégio inspirada na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A ação mostra que a Rio+20, além de mobilizar chefes de Estado em torno de discussões sobre o meio ambiente, também motiva debates nas escolas e instiga alunos a refletirem sobre o tema.

"O concurso foi feito para levar as discussões para fora da escola e transformar o muro em um grande papel", afirma o diretor da instituição, Luiz Claudio Felix. Além dos desenhos, o colégio estimulou os alunos a se manifestarem por meio da escrita. Ao participar de um fórum com outras escolas do bairro da Gávea para debater questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, estudantes do 5º ano produzirão uma carta endereçada ao prefeito. "A intenção é que se coloque objetivamente o que as crianças esperam que vá acontecer como produto da Rio+20", diz o diretor.
Outra iniciativa foi mobilizar os jovens a enviar redações com o tema sustentabilidade para a campanha Ao Redor da Iberoamérica - concurso nacional cujos primeiro e segundo lugares do Estado ficaram com alunos da Luiz Delfino. "As crianças produziram textos com desejos do que queriam para melhorar o planeta. Elas estão cobrando bastante essa questão", ressalta Felix.
A mesma reflexão foi promovida pela Escola Municipal Portugal, cujos alunos do 5º ano que participam do grêmio estudantil venceram um concurso de redação sobre o tema promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Como prêmio, o texto será entregue às autoridades da conferência. "Os alunos pediram que os governantes pensem no futuro do planeta, vejam o que o desenvolvimento desenfreado causa à Terra e que reflitam as decisões de como tornar o mundo melhor", afirma o coordenador pedagógico da instituição, Alexandre Roque de Araujo.
A carta foi escrita com base nos conhecimentos adquiridos pelas crianças desde o ano passado, quando a escola iniciou o projeto Os Quatro Elementos, no qual eram estudados problemas ambientais ligados a ar, água, terra e fogo. Para aprofundar os trabalhos e dar prosseguimento aos estudos, neste ano as crianças se envolvem no projeto Em Busca da Escola Sustentável a fim de pensar o meio ambiente sob a ótica econômica, social e ambiental. Segundo Araujo, o evento que ocorre neste mês é utilizado para contextualizar os estudos teóricos promovidos pelas disciplinas. "A gente trabalha em cima de informações para discutir o que foi a Rio92 e a Carta da Terra, além de falar da Rio+20, dizendo o que é, qual a importância desse evento e os rumos que o planeta pode tomar no futuro", relata.
Ensino médio trabalha evento em diferentes disciplinas
No Curso e Colégio pH, o debate sobre a Rio+20 começou no ano passado. O Projeto ONU, realizado por alunos do ensino médio, simulou o evento que debaterá o desenvolvimento sustentável. As turmas foram divididas em grupos, cada um representando uma nação. Para defender os interesses do país, os jovens precisaram estudar a história e a cultura nacionais - como se fossem as autoridades que participarão da conferência. Os discursos foram feitos em português e inglês, para treinar o idioma. "Cada aluno pensa como um país, que vai apresentar seus problemas. Para isso, eles se caracterizam com as vestimentas típicas e incorporam o lugar, para pensar e defender suas ideias", explica o diretor de ensino Rui Alves Gomes de Sá.
Dando continuidade à iniciativa, os alunos agora fazem o mesmo em um estudo de não proliferação de armas, utilizando os conhecimentos de debates feitos no Projeto ONU e defendendo pontos de vista tão opostos como os dos Estados Unidos e do Irã. Somam-se a isso os conteúdos aprendidos nas aulas de Atualidades - disciplina disponível para alunos dos ensinos fundamental e médio na qual são utilizadas questões do cotidiano para refletir sobre ética e moral.>/p>
Gomes de Sá explica que a Rio+20 serve como exemplo para pensar sobre o desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade. "A gente aproveita esse evento para contextualizar de forma pedagógica tudo o que ensinamos e, a partir daí, estimular os alunos na questão de valores morais, éticos e de cidadania, fazendo com que possam discuti-los durante todo o ano", destaca.
Dentro das salas de aula do Colégio Santo Inácio, o evento é utilizado como meio de intensificar os conteúdos já trabalhados, explica a professora de geografia e coordenadora do projeto Sustentabilidade, Lídia Bronstein. "É um gancho muito bom para julgar políticas, políticos e ações, além de diferenciar a ação concreta do discurso e da retórica¿, reflete. Desde os anos iniciais, os pequenos visitam lixões ou praias para entrar em contato com realidades diferentes e desenvolver uma consciência a respeito do ciclo ecológico.
Os mais velhos, no ensino médio, conta Lídia, vão à Baía da Guanabara para ficar cara a cara com os problemas ambientais estudados nos livros. "Eles vão para ver a ocupação desordenada, o lixo e a ocupação irregular e perceber que a cidade é um retrato da ação individual, coletiva, econômica e política. Tudo isso é perceptível lá", afirma.
Ela diz que, há 30 anos, conceitos como sustentabilidade e ecologia ficavam fora da esfera de debates da sociedade, restritos ao campo da ciência. Hoje, no entanto, o assunto está na mídia e nas escolas. "A gente trabalha leituras de jornais com os pequenos, para que o cotidiano seja associado ao aprendizado. São vários os questionamentos feitos: 'por que a cidade vai parar por três dias?', 'por que a cidade vai receber chefes de Estado?'", explica.
"A Rio+20 é uma revalorização do assunto, usada como condição de contextualizar tudo o que eles normalmente acompanham, além de ratificar o que já foi discutido, planejado e engajado em outros projetos", observa.
Sobre a Rio+20
Vinte anos após a Eco92, o Rio de Janeiro volta a receber governantes e sociedade civil de diversos países para discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre até o dia 22 na cidade, deverá contribuir para a definição de uma agenda comum sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.
Depois do período em que representantes de mais de 100 países discutiram detalhes do documento final da Conferência, o evento ingressou quarta-feira na etapa definitiva e mais importante. Até amanhã, ocorre no Riocentro o Segmento de Alto Nível da Rio+20, com a presença de diversos chefes de Estado e de governo de países-membros das Nações Unidas.
Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, vários líderes mundiais não vieram ao Brasil, como o presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Além disso, houve impasse em relação ao texto do documento definitivo, que segue sofrendo críticas dos representantes mundiais. Ainda assim, o governo brasileiro aposta em uma agenda fortalecida após o encontro.
vc repórter
Vai acompanhar os eventos da Cúpula dos Povos na Rio+20? Envie fotos e relatos.
Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Gostei de ver meu nome citado na reportagem , publicada originalmente no Portal Terra.
    Alexandre Roque de Araujo - Coord. Pedagógico da Escola Municipal Portugal (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Gostei de ver meu nome citado na reportagem , publicada originalmente no Portal Terra.
    Alexandre Roque de Araujo - Coord. Pedagógico da Escola Municipal Portugal (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir