SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

segunda-feira, 19 de março de 2012

Participar da vida escolar dos filhos ajuda a aumentar aprendizado e a combater evasão



celso antunesQuando os pais participam da vida escolar dos filhos, eles ajudam as crianças a terem interesse em permanecer na escola e a aumentarem seu rendimento, despertando nelas a vontade de apresentar bons resultados. A avaliação é do consultor de educação do Canal Futura e autor do livro Na Sala de Aula, Celso Antunes, que foi convidado pelo programa Conexão Futura para debater o assunto.

“Um estudo recente publicado pelo Movimento Todos pela Educaçãomostra que nas escolas em que os pais foram participativos, o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] deu um salto de 20% em dois ou três anos. Além disso, o índice de evasão diminuiu”, declarou na entrevista. “Essa presença na escola pode ajudar os pais a descobrirem caminhos para conversas com os filhos sobre drogas e sexo, por exemplo”.
Ele ressalta, no entanto, que as escolas têm que estar abertas aos pais. “Elas têm que ser acessíveis e saber que eles não vão interferir no trabalho dos docentes”, declarou. “Não estamos falando apenas da presença física dos pais, mas do interesse de saber o que os filhos fazem na escola; de instigá-los a ter vontade de ler e de fazer as lições; de indagá-los sobre os professores que mais gostam; e de pedir que expliquem o que aprenderam”, afirmou.
Veja a entrevista na íntegra:


Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb: criado em 2007, mede a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. É calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inepe em taxas de aprovação.

Blog Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário