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“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

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quinta-feira, 6 de outubro de 2011

UNESCO lança novo estudo sobre políticas docentes no Brasil



publicação unescoA Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lança, na noite desta segunda-feira, 3 de outubro, em Natal (RN), a publicação “Políticas docentes no Brasil: um estado da arte”. A iniciativa é fruto de um trabalho desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
A apresentação da publicação integra a programação da 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação em Educação (Anped), que acontece no Centro de Convenções de Natal de 02 a 05 de outubro.
O estudo identificou e analisou diferentes políticas educativas brasileiras relativas à formação inicial e continuada de professores.
Com base nesse diagnóstico, constatou-se que há uma fragmentação das políticas docentes, desarticulação entre as políticas dos diferentes níveis de governo, em diversos casos, e tratamento desigual em relação à formação e carreira de professores de diferentes regiões e níveis de ensino.
Entre os aspectos analisados pelas pesquisadoras Bernadete Gatti, Elba de Sá Barretto e Marli André, co-autoras do estudo, estão também as formas de ingresso no magistério, de progressão na carreira e avaliação de docentes; a recepção e o acompanhamento dos professores iniciantes ao ingressar na escola; e subsídios ao trabalho docente, visando à melhoria do desempenho escolar.
O objetivo da publicação é contribuir para os debates sobre as políticas docentes e subsidiar ações mais integradas que contribuam para superar entraves que vêm sendo identificados na área da profissão docente. Deste modo, o estudo busca sinalizar caminhos para valorizar e promover a condição docente, o que na visão da UNESCO é fundamental para a melhoria da qualidade da educação e da cidadania de crianças, jovens e adultos em processo de formação nas redes de ensino do país.
A parceria com o MEC prevê, ainda, a distribuição do livro a todas as secretarias estaduais e municipais de educação do país, o que permitirá que os sistemas de ensino possam fazer uma reflexão sobre as políticas docentes em nível local, promovendo as mudanças necessárias à formação e valorização dos professores.
34° Reunião Nacional da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) acontecerá de 2 a 5 de outubro de 2011 em Natal (RN).
Clique aqui para fazer o download da publicação.

Com informações da Unesco

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