SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Lições de diretor de escola campeã do Ideb podem virar livr



Ivan José: avaliações constantes para melhorar Ideb - GloboNews/Divulgação
A experiência de administração de uma das mais bem-sucedidas escolas públicas do Brasil pode virar livro. O professor Ivan José Nunes Francisco, diretor da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, localizada em Quixaba (PE), disse nesta terça-feira ao Estadão.eduque sua mulher, que trabalha com ele na administração da escola, pretende escrever uma autobiografia, após se aposentarem, para mostrar aos sucessores como foi o trabalho.
A Tomé Francisco atingiu nota 6,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - a meta do Ministério da Educação é que a média nacional chegue a 6,0 até 2022. A escola também está entre as 20 mais bem colocadas de Pernambuco no Enem e teve vários alunos premiados na Olimpíada de Matemática das escolas públicas. Quixaba tem menos de 7 mil habitantes e fica no sertão, na divisa com a Paraíba.
Segundo Francisco, para mudar a realidade da escola é preciso motivar o professor, o que o faz render mais. Um bom diretor, diz ele, deve liderar a comunidade escolar, e conforme o projeto ganha credibilidade, os resultados vão aparecendo projeto ganha credibilidade.
"O primeiro passo é conhecer a clientela", disse, "e daí fazer um plano de ação, como a gente fez". Na sua escola, os professores são avaliados todo bimestre. "Tem que incentivar professores, alunos, e os pais, convidá-los a ingressar no projeto". Os resultados positivos são divulgados num jornal interno. 
"Nosso trabalho tem como foco o resultado e o sucesso do aluno, essa é a nossa luta diária", afirma Francisco. "100% dos alunos se inscrevem na Olimpíada de Matemática. O que mais nos ajuda é que os alunos vão tendo bons resultados e os outros querem seguir o exemplo". Os ex-alunos bem-sucedidos fazem seminários duas vezes por ano na escola, o que, para o diretor, ajuda também na orientação vocacional. O colégio, diz, está colocando muitos alunos nas universidades federais, como as de Paraíba e Pernambuco. Outros ainda são bolsistas do ProUni. Muitos educadores estão de olho: "outro dia recebemos professores da Universidade Federal do Amazonas que vieram conhecer nosso projeto e implementar nos seus Estados". 
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário