SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

sábado, 9 de julho de 2011

OBRA DO ESCRITOR MONTEIRO LOBATO "CAÇADAS DE PEDRINHO" CONSIDERADA RACISTA PASSA PELA CNE

CNE publica parecer sobre obra de Lobato considerada racista

O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União novo parecer sobre a obra Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato. No texto, os conselheiros sugerem que os livros sejam contextualizados pelos professores quando utilizados em sala de aula.
Em um primeiro parecer, o CNE havia classificado a obra como racista e restringindo seu uso nas escolas públicas. A medida causou polêmica e o CNE decidiu rever o parecer. O texto final, publicado hoje, diz que "é responsabilidade dos sistemas de ensino e das escolas identificar a incidência de estereótipos e preconceitos, garantindo aos estudantes e a comunidade uma leitura crítica de modo a se contrapor ao impacto do racismo na educação escolar".

Em nota, o colegiado afirma que "uma sociedade democrática deve proteger o direito de liberdade de expressão e, nesse sentido, não cabe veto à circulação de nenhuma obra literária e artística. Porém, essa mesma sociedade deve garantir o direito à não discriminação, nos termos constitucionais e legais, e de acordo com os tratados internacionais ratificados pelo Brasil".
Segundo o CNE, o professor deve contextualizar a obra ao momento histórico em que ela foi escrita. O órgão, entretanto, reconheceu a "qualidade ficcional da obra de Monteiro Lobato" e o seu "valor literário".
"Uma sociedade democrática deve proteger o direito de liberdade de expressão e, nesse sentido, não cabe veto à circulação de nenhuma obra literária e artística. Porém, essa mesma sociedade deve garantir o direito à não discriminação, nos termos constitucionais e legais, e de acordo com os tratados internacionais ratificados pelo Brasil", disse o colegiado. 

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário