Conhecimento importante para a vida
Uma forma de tornar os estudos mais agradáveis e melhorar a compreensão é descobrir a importância do tema em questão para a vida cotidiana, desenvolvendo o que especialistas chamam de “aprendizagem significativa”. O roteiro do UOL Vestibular para esta semana traz conteúdos de diferentes disciplinas que ocupam o noticiário e as tarefas do dia a dia.
Os professores de Geografia do Colégio Vértice, Airton Luiz Nago, Rafael Balsalobre e Bruno Elias explicam que "os recursos mineraissempre tiveram uma importância vital para a humanidade e atualmente são fundamentais para a produção e movimentação do modo de produção". Por esta razão, o assunto é bastante requisitado nos vestibulares, segundo eles.
Até agora, o tão comentado pré-sal não caiu nos grandes vestibulares. Portanto, o prof. Luiz Carlos de Souza Domingues (conhecido como Panela), do SEB-COC de Ribeirão Preto-SP, acredita que esta é uma aposta para este ano. Segundo ele, é importante situar a origem do pré-sal, ocorrida no período cretáceo (era mesozóica), há mais ou menos 130 milhões de anos, quando ocorreu a separação do continente de Gondwana (América do Sul, África, Antártida, Austrália e Índia). A esta altura, você vai perceber que já estudou todos estes detalhes nas semanas anteriores, assim como a tectônica das placas, também relacionada a este ponto.
"O aluno deve saber a localização do pré-sal no Brasil e o impacto nas reservas de petróleo e gás natural do País. E as consequências, como avanço tecnológico, surgimento de empresas, crescimento econômico no litoral (norte de São Paulo, principalmente), valorização de imóveis, ocupação de encostas", detalha o prof. Panela.
Cuidado com as pegadinhas: atualmente, o Brasil explora em larga escala no pós-sal. Há grande exploração de petróleo da Bacia de Campos (RJ), segundo os prof. do Colégio Vértice. "O carvão mineral existe em pequena quantidade e, além disso, é de má qualidade, encontrado e explorado do Vale do Tubarão em Santa Catarina", completam.
A importância do DNA para a Ciência se reflete na incidência de questões relacionadas ao tema no vestibular. Ainda não chegamos ao estudo de sua estrutura e do código genético – previsto para as próximas semanas de nosso roteiro – e já temos pistas da relevância do tema. Por enquanto, nos detemos no ciclo de vida das células (interfase e mitose), em Biologia. “As melhores perguntas são as que pedem do aluno uma interpretação do ciclo de vida celular, sabendo o que acontece em cada evento, quando o DNA é duplicado e quando o material genético é separado”, afirma o prof. André Godoy, do Colégio Vértice, de São Paulo.
Segundo o professor, a ênfase deve ser dada ao período S, antes da mitose, em que ocorre a duplicação do material genético; e à anáfase, que é uma das quatro subfases da mitose, em que as cromátides irmãs se separam - separação de material genético pra formação de novas células.
“Uma questão que cai bastante é a comparação da mitose com a meiose. A mitose é importante para a reprodução assexuada e a meiose para a reprodução sexuada. A ideia é que na meiose há a formação de gametas, no caso de animais, e esporos, nos vegetais”, explica Godoy.
Na semana passada, já havíamos adiantado a importância de logaritmos nas provas de Matemática. Os conteúdos costumam aparecer em questões contextualizadas, sobre fatos tão variados como juros compostos, crescimento de população ou de culturas de bactérias ou intensidade de terremotos, por exemplo. “É preciso conhecer muito bem as funções”, recomenda o professor Giuseppe Nobilioni, do Curso e Colégio Objetivo.
A recomendação é saber utilizar as propriedades dos logaritmos, as propriedades de potências de números reais e interpretar os gráficos das funções, segundo o professor Marcelo Dias Carvalho, do Etapa.
Em Química, chegamos ao último tópico do tema ligações químicas, sobre as propriedades físicas:temperatura de ebulição, princípio de solubilidade.
"As propriedades são reflexo da estrutura do composto, das ligações que os átomos efetuam entre si e quais são estes átomos", explica o professor Daniel Trindade, do cursinho Henfil. Portanto, os temas das duas semanas anteriores são fundamentais para este estudo.
"O ponto de ebulição dos compostos pode ser determinado com base nas interações intermoleculares: as pontes de hidrogênio têm um papel muito importante nesse aspecto, pois sua presença aumenta o PE desses compostos", explica a Profª Andrea Godinho de Carvalho Lauro, do Colégio Vértice. Já a solubilidade dos compostos pode ser prevista com base no princípio de que semelhante dissolve semelhante, ou seja, na semelhança de polaridade e das forças intermoleculares que predominam entre essas moléculas, explica ela.
A tendência de valorização dos povos indígenas e ruptura com a visão eurocêntrica da história (ideia já introduzida na semana passada) tornam o período pré-colonial um assunto importante de História do Brasilpara os vestibulares desse ano. Esta é a opinião do prof. Marcio dos Anjos, do cursinho SEB-COC. “Devemos considerar não apenas a exploração lusitana sobre a costa brasileira, mas atentar para o quadro dediversidade tribal das populações indígenas. Tal quadro permitiu que franceses, entre outros, realizassem incursões nesse litoral e entabulassem relações parecidas com as dos lusitanos com os nativos. É importante, ainda, salientar a política de exploração assentada nas feitorias, no escambo e na obtenção do pau-brasil”, resume.
Os professores confirmam a relevância do assunto nos principais vestibulares. "Podem aparecer questões práticas, falando das características macroscópicas dos compostos, como cor e cheiro, para indicar se é volátil", comenta o prof. Trindade.
Mesmo em História Geral, em que nos afastamos um pouco no tempo, podemos tratar temas atuais, com o estudo de Roma Antiga – apogeu e declínio da República e alto império e o cristianismo. “Esse é um assunto com boas chances de aparecer em exames de vestibular, pois permite, entre outros aspectos, avaliar a capacidade de instituições participativas em resolver conflitos sociais”, comenta o prof. Marcio, do SEB-COC. Esta relação é possível ao estudar, na República romana, as demandas dos plebeus que pressionavampela participação na vida política e por direitos civis.
“Devemos considerar as vinculações entre planos interno e externo de política romana”, afirma o professor. Os plebeus, patrícios e as legiões romanas entram em cena para chegar a um quadro de instabilidade, após a vitória sobre Cartago nas Guerras Púnicas, “pois os generais rivalizavam com o Senado pela condução da vida política, a plebe tinha ainda muitas demandas não atendidas e os escravos se levantavam aqui e ali contra o domínio romano, entre outros aspectos”, completa.
Este cenário de crise levou à configuração da fase imperial. Este segundo ponto tem menos chances de cair, segundo o prof. Marcio, mas não deixa de ter importância para entender a política romana em relação às religiões, já que na próxima semana entraremos na decadência deste sistema e início da Idade Média.
Em Física, nos deparamos com um profundo dilema entre o método didático de estudos e a organização do conhecimento científico. Optamos por apresentar as Leis de Newton em um bloco indissociável, embora no temas anteriores sobre forças, alguns temas já tenham aparecido. Dada sua importância, vamos nos deter por duas semanas neste conteúdo. Portanto, aproveite para resolver exercícios e não deixar dúvidas. “As três leis de Newton estudam os movimentos. São elas: princípio da inércia, princípio fundamental da dinâmica e ação e reação. A parte de mecânica (em que este tema está inserido) costuma representar 40% das provas de físicas dos grandes vestibulares, e este é um dos assuntos preferidos do examinador”, afirma o prof. Eduardo X, do Objetivo.
O prof. Sylvio Carlos Andrade Ferreira, coordenador de física do SEB-COC, concorda que as leis de Newton são abordadas de forma frequente em todos os vestibulares. “A ênfase costuma ser dada à 2ª lei (princípio fundamental da dinâmica). A combinação entre esta 2ª lei e a 3ª lei (princípio da ação-reação), aplicadas em sistemas mecanicamente isolados, permite criar o famoso princípio da conservação da quantidade de movimento, pelo qual se resolve os exercícios de explosão e colisão, muito incidentes nas provas”, detalha.
Guarde estas dicas e se concentre no assunto.
Em Literatura, nesta semana, a carta de Pero de Vaz de Caminha é o destaque do chamado Quinhentismo, a literatura de informação sobre o Brasil Colônia. Segundo o professor Diego Toscano, do colégio Vértice, podem aparecer questões que usem o texto para fazer diálogo com outras obras, como Iracema, de José de Alencar, pedindo, por exemplo, uma comparação sobre a descrição dos índios, ou um paralelo com o romantismo, com Gonçalves Dias. “Não costuma cair nos grandes vestibulares”, afirma.
Dada a baixa relevância e simplicidade deste conteúdo, iniciamos o Barroco, com Padre Antônio Vieira(Sermão da sexagésima e Sermão da quarta-feira de cinzas). Apesar de constar nos programas, como o da Fuvest, este conteúdo também tem poucas chances de aparecer nas provas. “Os sermões não caem isolados, até porque são difíceis, mas em perguntas de relações. Alguns textos de Vieira que podem aparecer junto à antologia de poemas do Vinicius de Moraes”, exemplifica o prof. Diego.
Continuamos os estudos dos verbos em Português, com imperativo e emprego das formas nominais. “Sobre o imperativo, as provas não perguntam como se dá a formação, mas apresentam exercícios com frases coloquiais, como tirinhas, em que existe falta de uniformidade entre as pessoas (1ª e 2ª pessoa), nas quais o aluno deve identificar e reescrever o trecho na norma culta”, explica a profª Liliana Ligotti de Mello Castanho, do Colégio Vértice. Quanto às formas nominais, o enfoque tem sido dado ao gerúndio. Lembre-se: o gerúndio pode ser usado como expressão de ação contínua e não como indicação de ação futura – neste caso ocorre o erro, o chamado gerundismo.
UOL
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