SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

sábado, 23 de julho de 2011

Após 80 dias de greve, professores retornam aulas para 300 mil alunos no RN


Após 80 dias de greve, professores retornam aulas para 300 mil alunos no RN

Depois de 80 dias de paralisação, os professores da rede estadual de educação do Rio Grande do Norte decidiram encerrar a greve nesta quarta-feira (20). Apesar de recusarem a proposta do governo, a categoria acatou o decreto de ilegalidade do movimento do Tribunal de Justiça do Estado, que determinou o corte dos professores em greve e multa de R$ 10 mil por dia ao sindicato.
Com a decisão, as aulas de cerca de 300 mil alunos, de 553 escolas afetadas em todo o Estado, foram retomadas nesta quinta-feira (21).
Um calendário com reposição das aulas, especialmente para os alunos do 3° ano do ensino médio, deve ser apresentado até o início da próxima semana, a fim de garantir a inscrição dos alunos em vestibulares.
Durante audiência nesta quarta, o governo não apresentou nova proposta e manteve o reajuste oferecido de 34%, concedidos em parcelas de setembro a dezembro, e uma revisão do plano de cargos e salários.
Segundo a coordenadora do Sinte (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte), Fátima Cardoso, na última audiência com o governo, o Estado ameaçou punir os grevistas e aumentar a diária. A sindicalista disse que a assessoria jurídica do sindicato alertou que ela poderia ser presa a qualquer momento, por descumprimento de ordem judicial.
 “Mas a minha preocupação era incentivar a continuidade da greve e provocar o corte dos salários de professores, que não têm outra fonte de renda. É preciso ter responsabilidade com a categoria, que confia na gente”, disse. Por conta da decisão de ilegalidade da greve pelo Tribunal de Justiça, o sindicato acumulou uma dívida de R$ 70 mil, já que a decisão de voltar às atividades ocorreu sete dias após a ordem judicial.
Em nota nesta quinta-feira (21), os professores se comprometeram a apresentar ao Estado um calendário de reposição de aulas, adaptado pelo Conselho de Escola. Além disso, os professores pedem a criação de uma comissão para tratar da revisão do plano de cargos e carreiras do magistério, instalação de uma mesa permanente de negociação e retomada da discussão para evitar possíveis retaliações contra os participantes do movimento.
O governo se comprometeu a manter aberta a negociação com os servidores da educação. “O governo sempre buscou o diálogo franco e aberto com a categoria em prol do aluno”, disse a governadora Rosalba Carlini, em nota publicada no site oficial do Rio Grande do Norte, negando ameaças à categoria.
Ainda segundo o Estado, um fórum permanente de negociações vai discutir os pedidos dos professores, como a revisão do plano de cargos e salários. O governo ainda alegou que vai cobrar um plano de reposição das aulas, com os 200 dias letivos aos alunos da rede de ensino do Rio Grande do Norte e garantiu que “vai cumprir a lei do piso nacional daqui pra frente”.

UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário