SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

terça-feira, 31 de maio de 2011

SEMANA DO MEIO AMBIENTE


Meio Ambiente

Algumas considerações sobre o tema
  • O tema transversal Meio Ambiente deve ser trabalhado de forma implícita nas questões diárias de cada disciplina escolar.
  • O papel da escola e do professor frente à educação ambiental é levar ao aluno de várias formas as situações de ensino e de aprendizagem sobre ciência naturais, educação ambiental, ecologia e demais disciplinas integradas a ela.
  • O meio ambiente é um aspecto que precisa ser enfocado pelo professor enquanto cidadão.
  • O meio ambiente não pode mais ser visto se não for de uma maneira interdisciplinar ou até transdisciplinar. Não se pode abordar o meio ambiente se não falarmos de ética, de cidadania, de valores, de qualidade de vida...
  • Não é só integrar o ser humano e sim colocá-lo como íntegro no meio ambiente. Não se pode falar “vamos limpar o meio ambiente” e conviver com políticas amorais ou sem ética. É um conjunto de relações que não só limpam as praças ou despoluem o ar, mas também educam as pessoas para a qualidade da vida e das relações.
  • Qualquer professor, de qualquer disciplina, pode abordar a questão do meio ambiente usando perfeitamente o jornal, ele é o melhor veículo para se começar a trabalhar com o tema.
  • A educação ambiental não deve estar baseada na transmissão de conteúdos específicos já que não existe um conteúdo único, mas sim vários, dependendo das faixas etárias a que se destinam e dos contextos educacionais em que se processam as atividades.
  • A própria escola, com os seus problemas ambientais específicos, pode fornecer elementos de estudo e debates e fazer surgir idéias para a solução de muitos deles, envolvendo os alunos e a comunidade na manutenção da mesma.
Dicas de atividades :





Nenhum comentário:

Postar um comentário