SEQÜÊNCIA DIDÁTICAEixos TEMÁTICOS: Movimento / Natureza e Sociedade
Tema: O Índio
Objetivo Geral: Conhecer elementos da cultura indígena, valorizando a Cultura indígena.
Metodologia: Atividades artísticas, Pesquisa, Jogos e Brincadeiras.
Avaliação: Registro individual escrito/desenho e registro oral coletivo.
1º DIA
Objetivo Específico: Identificar o nível de conhecimento das crianças
sobre o universo indígena. Caracterizar o espaço ocupado pelo índio, seus
hábitos e costumes.
Roda de conversa:"Quem é o Índio? (trabalhar o conceito de cidadania). onde vivem?como se vestem?, como trabalham.porque se pintam? o que comem?, como são as crianças e como são chamadas? quais são as brincadeiras? se estudam? como tratam as doenças? etc.
Não interferir nas respostas, apenas administrar eventuais conflitos.
Anotar todas as impressões das crianças sobre a cultura indígena em uma
cartolina e fixar em local visível.
Atividade 1: recorte e colagem
Levar imagens que possam representar as respostas à essas questões e pedir
para que montem painéis que representem cada uma delas. Comparar as impressões
anotadas com as representações fotográficas.Algumas imagens podem ser encontradas no Centro de Trabalho Indigenista eHistória, Cultura e Mitos.Atividade 2: trabalhando o lúdico Conversa inicial: Considerando que a maioria dos índios vive na
Atividade 3: Canção Vamos Brincar de índiomata/floresta. O que podemos encontrar por lá?
Montar um circuito de habilidades com elementos que representem a floresta
" Em circulo Brincar de roda, gesticular e cantar com elas". usar CD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário