SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

segunda-feira, 18 de abril de 2011

ATIVIDADES PARA O 1º ANO E ENSINO INFANTIL "O ÍNDIO"


SEQÜÊNCIA  DIDÁTICA
Eixos TEMÁTICOS: Movimento / Natureza e Sociedade
Tema: O Índio  
Objetivo Geral: Conhecer elementos da cultura indígena, valorizando a Cultura indígena.
Metodologia: Atividades artísticas, Pesquisa, Jogos e Brincadeiras. 
Avaliação: Registro individual escrito/desenho e registro oral coletivo.

1º DIA
Objetivo Específico:
 Identificar o nível de conhecimento das crianças
sobre o universo indígena. Caracterizar o espaço ocupado pelo índio, seus
hábitos e costumes.

Roda de conversa:
"Quem é o Índio? (trabalhar o conceito de cidadania).                                                                         onde vivem?como se vestem?, como trabalham.porque se pintam? o que comem?, como são as crianças e como são chamadas? quais são as brincadeiras? se estudam? como tratam as doenças? etc.
Não interferir nas respostas, apenas administrar eventuais conflitos.
Anotar todas as impressões das crianças sobre a cultura indígena em uma
cartolina e fixar em local visível.

Atividade 1: recorte e  colagem
Levar imagens que possam representar as respostas à essas questões e pedir
para que montem painéis que representem cada uma delas. Comparar as impressões
anotadas com as representações fotográficas.
Algumas imagens podem ser encontradas no Centro de Trabalho Indigenista eHistória, Cultura e Mitos.
Atividade 2: trabalhando o lúdico                                                                                                                 Conversa inicial: Considerando que a maioria dos índios vive na
mata/floresta. O que podemos encontrar por lá?
Montar um circuito de habilidades com elementos que representem a floresta
         Atividade 3: Canção Vamos Brincar de índio
         " Em circulo Brincar de roda, gesticular e cantar com elas". usar CD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário