AGRICULTORES LOTAM AS PRINCIPAIS RUAS DE PICUÍ.
Uma multidão de aproximadamente mil agricultores/as familiares vindas de várias cidades do Curimataú e Seridó da Paraíba participou neste sábado dia 26 de março de uma caminhada pelas principais ruas de Picuí em um ato celebrativo ao dia mundial da água sob o tema: ÁGUA, LIBERDADE E CIDADANIA NO CURIMATÁU PARAIBANO, promovido pelo Coletivo da Articulação do Semiárido (ASA) e o Centro de Educação e Organização Popular – CEOP.
O vereador Olivânio destacou em seu pronunciamento, as conquistas na execução de políticas públicas voltadas a convivência com o semiárido, dentre elas o PROGRAMA UM MILHÃO DE CISTERNAS E O PROGRAMA UMA TERRA E DUAS ÁGUAS, lembrou que para tudo isso acontecer, foi preciso muita organização da sociedade civil e a vontade política do governo Lula.
Enfatizou também a ausência de políticas públicas direcionadas ao tratamento das águas dos mananciais com destaque ao Rio Picuí e o reservatório de Várzea Grande (abastece a área urbana de Picuí e Frei Martinho), que recebem 100% do esgoto doméstico, hospitalar e residencial da Cidade, além de toda carga de agrotóxico utilizado nos plantios de tomates e de outros monocultivos.
Além da caminhada, foi realizada uma visita ao Rio Picuí, e de forma simbólica foi denunciado às agressões as fontes hídricas.
O evento culminou com a aprovação de uma carta política na qual é destacada a inquietude com a situação na qual se encontram os mananciais e córregos, que deviam ajudar a amenizar a sede e os problemas que se alastra em decorrência da escassez de água com boa qualidade.
Fonte: Blog do vereador Olivânio
Nenhum comentário:
Postar um comentário