SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

domingo, 6 de fevereiro de 2011

VOLTA ÁS AULAS


As férias escolares, tão merecidas, terminaram e é hora de voltar às aulas. Para os pais é hora de comprar o material escolar, enquanto que a maioria dos alunos já está ansiosa para reencontrar seus velhos colegas, e conhecer os novos, contar as novidades e absorver todas as mudanças que acontecem tão rapidamente.
Volta às Aulas

A Escola

A ida para a escola pela primeira vez ou o retorno para os demais alunos é sempre um momento aguardado com muita ansiedade e entusiasmo pela grande maioria das crianças e jovens, que também misturam a excitação e o medo  do desconhecido, seja na forma dos novos colegas, do novo professor, da nova disciplina. O desconhecido causa insegurança, e esse é um sentimento natural do ser humano em qualquer idade. O que diferencia um indivíduo do outro não é somente a idade, mas sim a intensidade e a forma como se manifesta esta insegurança e como o indivíduo vai lidar com os desafios, as possibilidades e oportunidades.
Texto
Todo ser humano tem a necessidade fundamental de sentir-se amado e aceito no meio no qual está inserido, e a escola, enquanto instituição responsável pela formação dos nossos jovens tem a responsabilidade de acolher estes indivíduos, com suas cargas individuais, fazendo com que eles possam desenvolver todo o potencial que trazem em si. Esse  momento de expectativa é ideal para fortalecer e estreitar os laços de confiança entre alunos, professores, pais e a escola, fortalecendo a interação e o processo educativo com qualidade. A escola não é apenas uma transmissora de conhecimentos, a ela cabe o papel de abrir os horizontes e socializar os jovens e as crianças, internalizando valores e conceitos, formando cidadãos.
Mensagem

O Educador

Penso que nem o professor mais experiente consegue ter a exata dimensão da sua influencia sobre os alunos, especialmente os mais jovens. Professores vocacionados para o magistério, que percebem o aluno como um ser integral, podem transformar a vida de um indivíduo, gerando motores motivacionais que irão de desencadear ao longo da vida. A educação por si é transformadora, abre os horizontes e permite que se veja muito além, projetando-se ideais.

Professores

Estimuladores, motivadores, que acreditam em seus alunos, deixam marcas que irão permanecer ao longo da vida de seus alunos, e que ainda servirão para lhes orientar quando já forem adultos. Assim, quando o início do ano letivo se aproxima e observamos o frenesi dos alunos correndo para o portão da escola, percebemos um novo ciclo que se inicia, a volta as aulas traz em si todas as oportunidades de um recomeço, de uma vida que pode se transformar, ganhando a oportunidade de um futuro melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário