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Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
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PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

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sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PROJETO: CULTURA AFRO-BRASILEIRA


Cultura Afro – Brasileira

Objetivos:
  • Conhecer as culturas africanas, suas crenças, religiões, músicas, danças, artes visuais;
  • Explicar o que representou a escravidão para o povo africano.
  • Pesquisar como vivem as comunidades quilombolas no Brasil.
  • Verificar de que forma a cultura africana influência a cultura brasileira.
  • Analisar a relação entre o negro e o preconceito.
  • Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
  • Entender valorizar a identidade da criança negra;
  • Desmistificar o preconceito relativo aos costumes religiosos e alimentares provindos da cultura africana;

Disciplina: Língua portuguesa:
Propostas de Conteúdos:
·         Textos literários;
·         Estudo de palavras de origem africana que são comuns em nosso idioma e glossário de termos anti-racistas para construção de dicionários;
·         Provérbios africanos contidos nos símbolos;
·         Reconto de mitos;
·         Contos populares,
·         Idiomas

Disciplina: Redação
Propostas de Conteúdos:
  • Análise /releitura de obras  e biografia de artistas, autores e cantores negros;
  • Produção de poesias / paródias;
  • Reconto de histórias e ou canções populares preconceituosas ( Boi da Cara Preta).

Disciplina: Inglês
Propostas de Conteúdos:
  • Tradução de palavras de origem africana que são comuns em nosso idioma e para construção de dicionários, murais ou cartazes;
  • Letras de músicas do afro-descendente jamaicano Bob Marley e de outros cantores negros e textos em inglês sobre a vida de lideranças como os americanos Malcom X e Martin Luther King.

Disciplina: Historia
Propostas de Conteúdos:
  • História da África: A identidade afro – brasileira, os reinos da África, colonização e descolonização da África;
  • Os afro–brasileiros na sociedade;
  • Quilombos ontem e hoje;
  • Personagens ilustres negro;
  • Indumentária

Disciplina: Geografia
Propostas de Conteúdos:
  • Localização do Continente africano e seus países no Mapa-múndi;
  • Delimitação no Mapa do Brasil das áreas quilombolas.

Disciplina: Matemática
Propostas de Conteúdos:
  • Geometria, através das figuras representadas por meio dos símbolos da cultura africana;
  • Construção de tabelas e gráficos, relacionados aos dados estatísticos de mortalidade da população negra no Brasil;
  • População negra no Brasil, na Paraíba e no Município, de acordo com o Censo de 2010 / IBGE.
  • Situações problemas
  • Receitas / Medidas

 Disciplina: Educação Física
Propostas de Conteúdos:
  • Folguedos e danças afro- brasileiras / instrumentos musicais;
  • Brincadeiras
  • Destaque no esporte

Disciplina: Ensino Religioso
Propostas de Conteúdos:  Religiões e cultos afro – brasileiro.

Disciplina: Arte
Propostas de Conteúdos:
  • Canções populares: raggae, jazz, funk, pagode chorinho, rap, samba e outros que abordem o tema.
  • Confecção de objetos artesanais como máscaras, carrancas, vasos etc;
  • Confecção de adornos: pulseiras, tornozeleiras, anéis, colares.,
  • Cores

Disciplina: Ciências
Propostas de Conteúdos:
  • Culinária africana – receitas
  • Mamona (mamoeiro, carrapateira ou rícino): Práticas fitoterápica , uso lubrificante e biodiesel.
  • Saúde população afro – descendente : pressão arterial elevada e anemia falciforme.
  • Melanina

  Estratégias Pedagógicas e atividades:
  • Leitura;
  • Declamação de poesias;
  • Pesquisas;
  • Exibição de filmes e vídeos: Kiriku e a feiticeira, Kiriku e os animais da floresta, Vista minha pele( discriminação racial da vida de adolescentes), Uma onda no ar (  a população de uma favela encontra na comunicação, a arma  contra a exclusão social e o racismo), Um grito de liberdade (visão do Apartheid na África do Sul. Luta contra o Racismo), Tudo aos domingos ( Tradições  africanas na vida das pessoas), O Contador de Histórias, Narciso (história de dois meninos que encontram uma lâmpada mágica:o menino negro quer ser branco e rico e o menino branco quer  cantar rap com o s negros).Quando o criolo dança ( entrevistas mostram situações vividas pelo negro no cotidiano)
  • Confecção de bonecas negras
  • Confecção de símbolos ou objetos africanos,  máscaras, carrancas
  •  Desfile da beleza negra
  •  Teatro
  • Confecção de livros, dicionários, murais, banners, cordel ou cartazes privilegiando a cultura afro
  • Reflexão sobre a imagem da população negra apresentada nas novelas da rede de televisão
  • Álbuns de fotos com anotações
  • Músicas
  • Criação de um jornal sobre a temática
  • Criação de fantoches e bonecas de pano negras
  • Pesquisa e apresentação de capoeira
  • Análise de artistas e suas obras  e criação de um folder para divulgação
  •  Júri simulado, a partir de enquetes, expressando situações de racismos expressadas pelos alunos
  • Debates
  • Usar chages para analisar criticamente fatos de discriminação e racismos
  • Reprodução de desenhos usando escalas
  • Pesquisar em materiais impressos u internet os símbolos da cultura africana
  • Confecção de estamparia em tecidos ou papel, usando moldes vazados
  • Apresentar a Lei 10.639 em cordel
  • Reescrita de poesias  ( As borboletas, de Vinícius de Morais...)
  • Apresentação de histórias nas quais a cor preta tem destaque positivo, com personagens  negras representadas por qualidade e beleza: menina bonita do laço de fita, O menino marrom, Biografia das cores, História da preta, O menino Nito, Ana e Ana, Tranças de Bintou, Bruna e galinha Angola , As pérolas de Cadja etc;
  • Coreografia, dublagem e apresentação culturais de  músicas, como;  Aquarela do Brasil , Canto das três raças – Clara Nunes, Lavagem cerebral – Gabriel, o pensador, Mão de Limpeza – Gilberto Gil, Kizomba – Martinho da Vila, Dia de graça – Candeia, Milagres do Povo - Caetano Veloso e Gilberto Gil, Sorriso Negro – Dona Ivone Lara, Canta BRASIL – Alcyr Pires Vermelho etc
  • Oficinas: Tranças, música, filmes/vídeos, danças e  Capoeira
  • Palavras cruzadas, caça palavra,
  • Seminários
  • Leitura de imagens
  • Leituras de textos reflexivos, poéticos e informativos;
  • Leitura compartilhada e dialogada de textos reflexivos
  • Pesquisa e leitura em jornais e revistas sobre discriminação racial
(organizar as informações no mural para conhecimento de todos).
·          Leitura e canto coletivo de músicas
·          Dinâmica de motivação sobre o tema
·          Definir um horário semanal para assistir filmes culturais afrodescendente ou que enfoquem discriminação étnico-racial.
·         Sugerir filmes para que assistam

Projeto enviado pela colega Guia Lucena!

23 comentários:

  1. Muuuito legal! Gostei...

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  2. esse é uma merda ñ consigo prorcurar as mensagens reflexivas saobre afro brsileiro

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  3. é uma merda total e sem fim ta legal bestera isso é uma imudiça,carniça,podridão,porcaria,uma caganeiro,diarreia e tudo de rui que ñ presta

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  4. Um projeto maravilhoso! Posso me inspirar nele e fazer um parecido? Domingo,29 maio 2011.

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  5. EXCELENTE PROJETO!AMEI, PRECISO ME INSPIRAR NELE PARA ELABORAR O MEU NESSE II SEMESTRE. ABRAÇOS

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  6. excelente projeto professora estais de parabéns,irei me inspirar para fazer o meu.Buenos Aires Pernambuco.

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  7. convido a todo a ver meu blog....sabor e prosas....o qual este esta sendo divulgado..... www.uanderchefedecozinha.blogspot.com/
    amei este blog....ja é meu

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  8. Adoreiiii! professora parabéns

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  9. Parabéns professora. Utilizarei algumas de suas ideis no projeto da minha escola.

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  10. Muito bom pró, continue assim amei o projeto.

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  11. Me ajudou bastante no meu trabalho de escola!! Muito obrigada, continue assim =D

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  12. Adorei seu projeto. Vou me espelhar no seu,isto é se vc permitir.
    Parabéns

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  13. ACHEI SEU PROJETO EXCELENTE. ESTAMOS REALIZANDO ALGUMAS ATIVIDADES NA MINHA ESCOLA.VOU ME INSPIRAR NO SEU.BJS.

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  14. Bom dia! Seu projeto é excelente. Vamos trabalhar esse tema no segundo semestre e peguei algumas sugestões, isto é se vc me permitir. Parabéns vc é 1000000000000

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  15. gostei muito, continui proredindo,sucess.

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  16. Muito bom o projeto, principalmente por ser interdisciplinar. Parabéns!
    Trabalho em escola quilombola e vc não sabe como é importante para nossos alunos o resgate de sua cultura, que é nossa também.
    Élio

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  17. gostei, valeu vou buscar matar minha sede nesta fonte preciosa

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  18. Este projeto é tudo de bom;Vai mim ajudar bastante na ofina sobre a cultura afro eu não estava perdida e vcs mim deram um luz obrigada.

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  19. Eu gostei muito do projeto

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  20. Parabéns são projetos como estes que valoriza e faz a diversidade na escola.

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  21. ñ achei o que eu queria nesta pesquisa mesmo assim ela é muito interessante.

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  22. que legal,adorei,esse projeto é tudo de bom para a realização das tarefas para as comemorações cívicas.
    projeto nota 10 obrigado por essa jóia

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