SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SEQÜENCIA DIDÁTICA


Plano de aula
Escola Municipal João Belo Alves                                                                                         Professores: Maria Lenise Martins Morais de Araújo e Franciélio Cardoso de Medeiros                                                                                                              Turma: 2º e 3º Ano                                  Data: 16 de  Agosto de 2010                          Período de duração:  05 aulas de 50 minutos 
Disciplina: Língua Portuguesa                                                              
Tema: Seqüência Didática/ Parlendas
 Justificativa- Segundo o Dicionário Aurélio, parlendas são rimas infantis que fazem parte das brincadeiras de crianças no quintal e na rua. Mas o que este repertório possui de tão especial para ter invadido as escolas já há alguns anos? Como fazem parte do mundo dos jogos, são rimados, divertem e são fáceis de memorizar, estes textos, junto com os trava-línguas, tornaram-se objetos de brincadeira e de trabalho de muitos professores, além de contribuir para manter vivo um repertório que faz parte da cultura popular da infância, pois em todos os cantos do Brasil as crianças, em diferentes épocas, usam as parlendas e os trava-línguas em suas brincadeiras. Muitos professores então, sabiamente, passaram a usálos na escola para propostas interessantes, envolventes e divertidas de leitura, escrita e comunicação oral.

Objetivo- Permitir conhecer e seguir diferentes gêneros textuais e aprimorar a capacidade  de criação e leitura além de incentivar o  trabalho em equipe.
Conteúdos- Leitura, cópia, ilustrações, e brincadeiras.
Material necessário- textos, Cartazes, áudio, lápis, caneta, lápis de cor, papel sulfite, etc.
Desenvolvimento-
Primeira aula:
·      Conversa informal sobre parlendas; ( o que é?)
·      Investigar o conhecimento prévio dos alunos sobre se já conhecem parlendas;
·      Após a conversa organizar a sala em duplas e propor a leitura dos textos;
·      Apresentação da Leitura individual dos textos;
·      Socializar no grupão os textos lidos.
Segunda aula:
·      Reescrever a par lenda da aula anterior;
·      Recitar;
·      Ilustrar;
Terceira aula:
·      Revisão e reescrita;
·      Atividades (Completando parlendas);
·      Ilustrando parlendas
Quarta aula:
·      Trocando textos; (Ampliação do repertório)
·      Reescrita ( revisão);
·      Trabalhos em grupo;
Quinta aula:
·      Brincadeiras;
·      Apresentações em duplas;
·      Sistematização dos conhecimentos.

Avaliação-
·      Verificar a real contribuição do trabalho em grupo: os que tem mais facilidade contribuíram para a evolução dos que apresentavam maior dificuldade?
·      O que as reflexões proporcionaram?
·      Houve evolução na aprendizagem?
·      Despertaram o gosto pela leitura e a escrita das parlendas.

Um comentário:

  1. Analizando o blog da professora lenise ,ela Promover nos educandos o apreço pela leitura, trabalhando o tema a fim de alcançar os objetivos pedagógicos desenvolvidos com base em intervenções pedagógicas inovadoras e criativas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças, voltados para os desafios da pesquisa e da integração, estimulando, assim, a criatividade inata do aluno por meio de uma reflexão.

    ResponderExcluir