SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

terça-feira, 7 de setembro de 2010

BRASIL! 188 ANOS DE INDEPENDÊNCIA....


188 anos de independência. Será mesmo?
O Grito de Independência ou morte! Assim dizem que o nosso país nasceu. Dia 07 de setembro de 2010 – 188 de independência do Brasil. Será mesmo? Confesso que por muito tempo acreditei nessa estória mágica, criada não sei por quem que nos conta um ato heróico do nosso querido e amado príncipe do Reino Unido de Portugal e Algarves o Pedro, mais tarde conhecido como D. Pedro I.

Assistimos hoje várias matérias e programas sobre a Independência ou sobre nosso país irmão Portugal. Entretanto fico aqui pensando com meus botões: Temos consciência e valorizamos o fato de ser o Brasil um país politicamente independente? Ou será que continuamos nos comportando e agindo como uma colônia?

De alguns pontos de vista podemos dizer que muitos de nós ainda agem como colonizados, pois somente valorizam o que vem de fora – das nossas diversas metrópoles. Por que atualmente não somos, segundo alguns, colônia de um país apenas e sim de várias potências. Afinal de contas importamos idéias, costumes, produtos, idiomas e até festas! Não que eu seja contra o intercambio entre as nações ou a globalização. Mas tudo tem um limite! E hoje em dia muitos brasileiros somente valorizam o que for produzido ou criado fora das fronteiras nacionais.

Para muitos o nosso cinema não presta, só prestam as “obras-primas” produzidas em Hollywood ou no velho continente; nossas músicas são bregas, mas todos emocionam-se quando escutam uma coisa brega em inglês, pois aí é uma pérola musical. Até no esporte, mais precisamente no futebol, estamos preferindo torcer pelos times europeus.

Enfim vivemos atualmente em um país politicamente independente. Mas volto a questionar: será que o povo brasileiro está pronto ou tentando viver como nação realmente independente? Pois se é ruim ser uma colônia controlada por força militar externa, imaginemos o que é ser uma colônia por total acomodação ou por escolha do povo que deseja viver sob o domínio estrangeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário