Projeto Dia dos Pais
Meu pai, meu querido amigo
Justificativa
Como resultado da atual
dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações significativas,
determinadas principalmente pelos avanços tecnológicos na área médica,
relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das
mulheres no mercado do trabalho. Como não poderia deixar de ser, essas
mudanças influenciaram várias instituições sociais, resultando, por
exemplo, em diferentes formatos de família, de casamento, de relação
entre pais e filhos. Além disso, o conceito de pai também se alterou:
passou da condição de aporte biológico para suporte social. Isso
significa haver muitos pais: os adotivos, os biológicos, os do
coração... São avôs, tios, amigos da família, professores... Desse modo, a Escola, por meio do projeto Meu pai, meu querido amigo, sugere a celebração entre pais e filhos com a certeza de que essa relação, quando bem conduzida, pode transformar o grupo onde vivem seus protagonistas, atribuindo mais significado ao dia-a-dia das famílias.
Cabe à escola, como espaço de reflexão e crescimento humano, mediar as alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o Dia dos Pais na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também impliquem valores como carinho, amor, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade...
Objetivo
Celebrar o Dia dos Pais, considerando a escola como
mediadora das diferenças com as quais os estudantes convivem, de modo a
instrumentalizá-los em suas ações sociais.
Metodologia
Desenvolver o projeto com todos os alunos da escola, em
subprojetos interdisciplinares ou multisseriados que contemplem
atividades variadas. Durante o mês de agosto ou na semana que antecede a
data, a ideia é desenvolver atividades que proporcionem às crianças
reflexão sobre os aspectos essenciais das instituições sociais
envolvidas (pai, família, grupo, equipe), contando, quando possível,
com a participação e a presença física dos pais na escola. Isso porque
trabalhar a competência da análise e das múltiplas leituras de mundo com
as crianças é tão importante quanto com os pais, considerando que
eles, e a família de modo geral, fazem a interligação escola-família,
revelando-se isso recurso precioso para a concretização dos objetivos
educacionais.Atividades sugeridas
- Declamação
- Festival da canção
Sugerimos a confecção de pequeno presente ou lembrança para os pais. Valorizar sempre a construção própria das crianças, incluindo neste caso também os estudantes “maiores” (EF2 e EM), com o objetivo de trabalhar valores estruturantes da relação aluno-família.
- Meu pai – seu passado meu
futuro
Meu pai é o máximo!
Organizar uma “calçada da fama” para os pais.
Providenciar folha de papel A3 com desenho de uma grande estrela para
cada aluno levar para casa e pedir ao pai para imprimir as mãos com
tinta guache. Depois, colar as folhas identificadas por pai e filho num
painel organizado, sequencialmente, em corredor, calçada ou parede.
Como homenagem surpresa, selecionar música bonita e emocionante para os
filhos cantarem e encantarem os pais. - Meu pai e outros pais
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