SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

terça-feira, 15 de junho de 2010

PROJETO ESCOLAR COPA DO MUNDO 2010 "ÁFRICA DO SUL"


PROJETO COPA DO M UNDO
DE 1º AO 9º ANO

Introdução: Projeto que trabalha também o tema transversal Pluralidade Cultural e permite aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de pesquisas e troca de informações entre escolas de diversas regiões do Brasil e do Mundo.
Justificativa: Aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre os dois países onde serão as sedes: Japão e Coréia, trabalhando também o tema transversal Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, e permitir aos alunos descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de troca de informações entre escolas de diversas regiões do Brasil e do mundo.
Objetivos: Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, ele "desmonopolizou" os símbolos nacionais. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
 1-Levantamento do país  sede do Mundial:
  • Pergunte a seus alunos se eles sabem onde vai ser a Copa do Mundo. Permita que eles se expressem livremente.
  • Perguntar de quanto em quanto tempo é realizada a Copa.
  • Dizer que Brasil é o único país que esteve em todas as Copas. ( Contando com a deste ano, são dezessete participações e cinco títulos, em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).
  • Peça-lhes que olhem o globo para localizarem o país  sede e o Brasil.
  • Vamos dividir a sala em dois grupos, pedir para que pesquisem figuras da África do Sul e Brasil.
  • Pesquisar: bandeiras e números de países que irão participar da "Copa".
 2- Organizar os grupos para que apresentem as figuras ilustrativas em forma de mural.
  • O grupo que pesquisou sobre África do Sul, deverá pesquisar costumes, cultura, religião e comidas típicas.
  • O grupo que pesquisou sobre o Brasil, deverá pesquisar costumes, cultura, religião e comidas típicas.
  • Pesquisar clima e localização geográfica do país África do Sul
  • Análise dos  mascotes das Copas, que retratam o país-sede.
  • Criação de um para representar o Brasil.
 3- Levantamento de trabalho e consumo
  • Pesquisar sobre a venda de televisores no Brasil. ( Em jornais, revistas e na internet)
  • Estádios do futuro.
  • A Copa na Era digital.
  • O negócio do Futebol
 4- Levantamento dos times que estarão na final
  • Pesquisar figuras e reportagens sobre os times que estiverem na final.
  • Bandeiras e sua localização geográfica.
 5- Encerrando e avaliando o projeto "Copa 2010"
  • Converse com sua turma sobre o projeto.
  • Por que foi importante?
  • O que eles mais gostaram de pesquisar?
  • Em dupla, peça para eles registrarem essa experiência em forma de produção de texto e diga para que não se esqueçam do Título.

Educação Física
Batendo um bolão
A Educação Física faz ligação direta com o torneio. O professor pode enriquecer a vivência do aluno explicando regras, técnicas e jogadas para ele apreciar melhor as partidas pela TV e aprimorar as disputas na escola.
Sugestões de atividades:
  • Discussão sobre o regulamento atual do esporte, para propor novas regras para um torneio intercalasses.
  • Organização de partidas que misturem meninos e meninas. Vale futebol, vôlei, handebol, basquete...
  • Visita a um clube para conhecer a rotina dos jogadores.
  • Análise atenta dos jogos da Copa, identificando jogadas, táticas e movimentações.
  • Discussão sobre as causas da violência nos estádios- e sugestões de como solucionar esse grave problema social.
Arte
Hora  de criatividade
Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes...O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.
Sugestões de atividades:
  • Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sedes. Criação de um para representar o Brasil.
  • Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.
  • Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol ( Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal "Futebol em Brodósqui").
  • Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.
  • Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com o lugar que foram construídos.
Ciências Biológicas e suas tecnologias
Experiências de Campo
Já é tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultramodernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em telecomunicações. Ótimas dicas para as aulas de Ciências.
Sugestões de atividades:
  • Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta. ( Leve uma corda para a classe e provoque uma ondulação de uma ponta à outra do fio. Mostre que não há nada sendo transportado por ela, só energia. O mesmo vale para o rádio e a televisão. Ondas invisíveis de som e imagem utilizam o espaço para se propagar, viajando em altíssima velocidade).
  • Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.
  • Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?

Geografia
O mundo num estádio
Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades que, a partir deste mês de Junho, estarão em campo.

Sugestões de atividades:
  • Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da África do Sul, o país sede da Copa, para posterior comparação com os mesmos indicados brasileiros.
  • Levantamento dos espaços - públicos e privados - usados para a prática do futebol na vizinhança da escola.
  • Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário).
  • A Copa também da sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos. (quem já tinha ouvido falar na República dos Camarões antes de os "leões africanos" aparecem no cenário futebolístico, no Mundial de 1990); coloca no mesmo campo inimigos políticos (em 1998, os jogadores de Irã e Estados Unidos trocaram flores no gramado).
  • Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista ( a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias).

História
Lances do passado
No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.

Sugestões de atividades:
  • Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional"
  • Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção
  • Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol
  • Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando pó que ele não se mantém vivo em outros momentos

Língua Portuguesa
Papo mais coerente
Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerente e a expressar as idéias com mais clareza e confiança.

Sugestões de atividades:
  • Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo
  • Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos
  • Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa

Matemática
Jogo bem calculado
São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.

Sugestões de atividades:
  • Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times
  • Identificação de formas geométricas no campo
  • Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete
  • Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio
  • Análise das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas
  • Criar problemas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário