Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise! Criei este Blog com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de alfabetização, notícias e muitas outras novidades!
PARA REFLETIR!
“Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)
PARA REFLETIR!
“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”
(Gonzaguinha)
SEGUIDORES DO BLOG
terça-feira, 15 de junho de 2010
PROJETO ESCOLAR COPA DO MUNDO 2010 "ÁFRICA DO SUL"
PROJETO COPA DO M UNDO
DE 1º AO 9º ANO
Introdução: Projeto que trabalha também
o tema transversal Pluralidade Cultural e permite aos alunos a descoberta e
o conhecimento de diferentes culturas, por meio de pesquisas e troca de
informações entre escolas de diversas regiões do Brasil e do Mundo.
Justificativa: Aproveitar esse
acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e
saber um pouco mais sobre os dois países onde serão as sedes: Japão e
Coréia, trabalhando também o tema transversal Pluralidade Cultural, Meio
Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, e permitir aos alunos descoberta e o
conhecimento de diferentes culturas, por meio de troca de informações entre
escolas de diversas regiões do Brasil e do mundo.
Objetivos: Este projeto visa um
trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas
motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências
curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, ele
"desmonopolizou" os símbolos nacionais. Conhecer as várias etnias
e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada
em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES:
1-Levantamento do país sede do Mundial:
Pergunte
a seus alunos se eles sabem onde vai ser a Copa do Mundo. Permita que
eles se expressem livremente.
Perguntar
de quanto em quanto tempo é realizada a Copa.
Dizer
que Brasil é o único país que esteve em todas as Copas. ( Contando com
a deste ano, são dezessete participações e cinco títulos, em 1958,
1962, 1970, 1994 e 2002).
Peça-lhes
que olhem o globo para localizarem o país sede e o Brasil.
Vamos
dividir a sala em dois grupos, pedir para que pesquisem figuras da África
do Sul e Brasil.
Pesquisar:
bandeiras e números de países que irão participar da "Copa".
2- Organizar os grupos para que apresentem
as figuras ilustrativas em forma de mural.
O
grupo que pesquisou sobre África do Sul, deverá pesquisar costumes,
cultura, religião e comidas típicas.
O
grupo que pesquisou sobre o Brasil, deverá pesquisar costumes,
cultura, religião e comidas típicas.
Pesquisar
clima e localização geográfica do país África do Sul
Análise
dos mascotes das Copas, que
retratam o país-sede.
Criação
de um para representar o Brasil.
3- Levantamento de trabalho e consumo
Pesquisar
sobre a venda de televisores no Brasil. ( Em jornais, revistas e na internet)
Estádios
do futuro.
A
Copa na Era digital.
O
negócio do Futebol
4- Levantamento dos times que estarão na
final
Pesquisar
figuras e reportagens sobre os times que estiverem na final.
Bandeiras
e sua localização geográfica.
5- Encerrando e avaliando o projeto
"Copa 2010"
Converse
com sua turma sobre o projeto.
Por
que foi importante?
O
que eles mais gostaram de pesquisar?
Em
dupla, peça para eles registrarem essa experiência em forma de produção
de texto e diga para que não se esqueçam do Título.
Educação Física
Batendo
um bolão
A
Educação Física faz ligação direta com o torneio. O professor pode enriquecer a
vivência do aluno explicando regras, técnicas e jogadas para ele apreciar
melhor as partidas pela TV e aprimorar as disputas na escola.
Sugestões
de atividades:
Discussão sobre o
regulamento atual do esporte, para propor novas regras para um torneio intercalasses.
Organização de partidas que
misturem meninos e meninas. Vale futebol, vôlei, handebol, basquete...
Visita a um clube para
conhecer a rotina dos jogadores.
Análise atenta dos jogos da
Copa, identificando jogadas, táticas e movimentações.
Discussão sobre as causas da
violência nos estádios- e sugestões de como solucionar esse grave problema
social.
Arte
Hora de criatividade
Fantasias,
bandeirinhas, faixas, cartazes...O Brasil vive um momento de grande
criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e
interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.
Sugestões
de atividades:
Análise dos mascotes das
Copas, que retratam os países-sedes. Criação de um para representar o
Brasil.
Estudo dos brasões e
símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas
utilizadas.
Pesquisa de obras artísticas
sobre o futebol ( Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores,
retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal
"Futebol em Brodósqui").
Interpretação de letras de
músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.
Observação da arquitetura
dos estádios, relacionando o estilo com o lugar que foram construídos.
Ciências Biológicas e suas tecnologias
Experiências
de Campo
Já é
tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultramodernos,
uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas,
avanços em telecomunicações. Ótimas dicas para as aulas de Ciências.
Sugestões
de atividades:
Demonstração
de como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do
planeta. ( Leve uma corda para a classe e provoque uma ondulação de
uma ponta à outra do fio. Mostre que não há nada sendo transportado
por ela, só energia. O mesmo vale para o rádio e a televisão. Ondas
invisíveis de som e imagem utilizam o espaço para se propagar,
viajando em altíssima velocidade).
Pesquisa
sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos
alimentares usados em academias.
Estudo
do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é
adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os
nutrientes necessários para um bom preparo físico?
Geografia
O
mundo num estádio
Muito
antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras.
Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades
que, a partir deste mês de Junho, estarão em campo.
Sugestões de atividades:
Pesquisa
sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da África do Sul,
o país sede da Copa, para posterior comparação com os mesmos indicados
brasileiros.
Levantamento
dos espaços - públicos e privados - usados para a prática do futebol
na vizinhança da escola.
Confecção
de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque
para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário).
A
Copa também da sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e
conhecimentos geográficos e históricos. (quem já tinha ouvido falar na
República dos Camarões antes de os "leões africanos"
aparecem no cenário futebolístico, no Mundial de 1990); coloca no
mesmo campo inimigos políticos (em 1998, os jogadores de Irã e Estados
Unidos trocaram flores no gramado).
Aproveitar
a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista ( a
quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas
roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está
em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num
sistema econômico que vê tudo como mercadorias).
História
Lances
do passado
No
Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com
uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de
ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.
Sugestões de atividades:
Pesquisa
sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão
nacional"
Identificação
das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no
comportamento dos jogadores da nossa seleção
Interpretação
de charges que falem sobre a relação entre política e futebol
Discussão
sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando pó que
ele não se mantém vivo em outros momentos
Língua Portuguesa
Papo mais
coerente
Poucos
assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da
língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerente e a expressar as idéias
com mais clareza e confiança.
Sugestões de atividades:
Pesquisa de expressões
futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o
significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou
no idioma fora do contexto esportivo
Comparação da linguagem
usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais
e nas revistas para descrever os jogos
Exercícios para desenvolver
a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa
Matemática
Jogo
bem calculado
São
muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas,
impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a
turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.
Sugestões de atividades:
Construção
de gráficos para avaliar a evolução dos times
Identificação
de formas geométricas no campo
Utilização
de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas
ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete
Confecção
de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols
e outros dados significativos sobre o torneio
Análise
das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e
fazer projeções estatísticas
Nenhum comentário:
Postar um comentário