SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

sexta-feira, 18 de junho de 2010

LINGUA PORTUGUESA- TEXTO O SURGIMENTO DA FOGUEIRA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL


Texto- O surgimento da Fogueira
          Dizem que Santa Isabel era prima de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se. Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que dentro de algum tempo nasceria seu filho, que se chamaria João Batista.
Nossa Senhora então perguntou:
__ Como poderei saber do nascimento dessa criança?
__ Vou acender uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que João nasceu. Mandarei também erguer um mastro com uma boneca sobre ele.
Assim fez Santa Isabel logo que a criança nasceu. Isso se deu no dia 24 de junho.Certo dia Nossa Senhora viu ao longe uma fumaceira e depois umas chamas bem vermelhas. Foi à casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um importante homem na vida espiritual de muitas pessoas. João morreu de uma forma muito triste, por falar  sempre a verdade.      


Fonte do texto: internet
Interpretando o texto:
1.De que fala a Lenda?
2. Quem era essa criança?
3-Em que data aconteceu o fato que está registrado na lenda?
4-Quem era a mãe de João Batista?
5-. Como Nossa Senhora ficou sabendo do nascimento de João Batista?
5-Você sabe o que é uma lenda? Vamos pesquisar?
6-Agora, crie você mesmo uma lenda sobre as festas juninas. Pode ser uma lenda que explique alguma comida típica, o casamento na roça, os enfeites, o costume de soltar balões etc. Solte sua imaginação e dê um título à sua lenda junina!
7-E por falar em balões... O que você sabe a respeito do hábito que as pessoas têm de soltar balões nesta época do ano? É um hábito saudável e correto? O que você pode fazer para ajudar a conscientizar essas pessoas do perigo dos balões?
8-Pense bem e escreva algumas coisas ruins que podem acontecer quando se solta balões:
9-Vamos confeccionar um cartaz bem colorido comunicando às pessoas os perigos dos balões e deixando uma mensagem para que evitem esse hábito!
10-Você costuma participar de festas juninas na sua escola, igreja ou cidade? Você gosta das festas? O que mais gosta nelas?

Um comentário: