SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

quarta-feira, 12 de maio de 2010

SUGESTÕES DE ATIVIDADES – atividades étnicos - raciais


SUGESTÕES DE ATIVIDADES – atividades étnicos - raciais

Provérbios são frases que expressam valores morais e éticos de determinados povos ou culturas.


Abaixo estão relacionados alguns provérbios africanos para você analisar, considerando os seus valores.


“Todo o maldoso é um ignorante que se ilude”
“A mentira é como a areia: parece macia quando nos deitamos nela, mas dura quando nos levantamos”
“Se andas na escuridão, acabarás por te ferir nas urtigas”
“A Lua é coisa pouca, mas sem ela o mundo estaria incompleto”
“Não menosprezes a tartaruga pela sua humildade, pode ser que amanhã ela te guie”


1) Relate uma situação real que você presenciou ou vivenciou que esteja relacionada a um dos provérbios acima mencionados;
2) Faça um levantamento dos provérbios conhecidos pelos seus familiares;
3) Em qual desses provérbios você acredita mais? Justifique.
Sugestão apresentada por freqüentador do Blog:
Pesquise em que situações esses provérbios eram utilizados e com que objetivos. Ilustre-os e relacione-os a outros de sentido semelhante.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Os grupos africanos que chegaram ao Brasil, como mão-de-obra escrava, trouxeram consigo inúmeros conhecimentos e práticas, que vão além do trabalho doméstico e na lavoura. A esses grupos devemos as contribuições nas áreas artística, linguística, religiosa e tecnológica. Nesta última destaca-se a produção de cerâmica e conhecimentos avançados na área da metalurgia (ferro).


Acesse o texto que apresenta mais essa valiosa contribuição dos negros para a economia do Brasil: http://www.multirio.rj.gov.br/portal/area.asp?box=N%F3s+da+Escola&area=Opini%E3o&objeto=opiniao&id=66689


Trabalhe o texto com os alunos e proponha a seguinte atividade:


1) Caxias do Sul é reconhecida como o principal pólo metal-mecânico do RS. Como essa “tradição metalúrgica” se originou?Como podemos estar divulgando a contribuição dos negros para a metalurgia, em nossa cidade? Pense numa forma criativa e relate para os colegas.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Dinâmica


-Confeccionar bonecos de etnias diferentes com rolos de papel higiênico;
-Enfeitar caixas com os bonecos (cada caixa deverá ter apenas uma etnia);
-Cada caixa deve conter uma mensagem ou perguntas, tais como: onde você guarda o seu preconceito?, por que a maioria dos protagonistas das novelas são brancos?, por que a lei de cotas foi criada?, entre outras;
-Passar as caixas, cada um lê as perguntas e as guarda novamente;
-Realizar um debate aboedando as questões das caixas.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES



Sequência didática a partir do livro “Menina bonita do laço de fita”

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

As atividades propostas foram adaptadas dos roteiros escritos pelas professoras Gabriela Amaral, com consultoria da professora Maria Aparecida Bento.

“A publicidade, os filmes do cinema, as novelas da TV, a literatura, as histórias em quadrinhos ... São muitos os canais que bombardeiam nas nossas cabeças. A idéia de ser branco é sinônimo de riqueza, beleza, inteligência, sucesso. Claro que hoje já conseguimos perceber um crescimento de exemplos positivos do negro na mídia, mas estas iniciativas, embora válidas ainda são minoria.
(...) Na construção de um imaginário positivo para os brancos e de um imaginário negativo para os negros se manifesta muito mais do que a gente imagina, com grande impacto para a auto-estima de negros e brancos e para a convivência de todos. Agora, imagina quando estas informações chegam quando as pessoas ainda estão em fase de formação ...”

· Trabalho com o imagináriodo branco e do negro:

1) Selecione uma quantidade de recortes de pessoas brancas e negras em diversas situações de vida e de trabalho;
2) Na mesma quantidade selecione imagens de casas de alto, médio e baixo padrão;
3) Distribua as mesmas figuras (pessoas/casas) aos alunos, divididos em grupos de no máximo quatro integrantes, e peça que “liguem os pontos”, ou seja, diga quem, na opinião deles, moraria em qual casa. Proponha que discutam primeiramente dentro do grupo e, em seguida, com toda a classe.

· Peça para os alunos trazerem fotos/imagens de seus ídolos. Em grupos peçam para eles montarem murais com essas imagens, escrevendo o porquê dessa escolha. Num segundo momento verifiquem com eles se estão presentes personalidades negras, indígenas, orientais e brancos. Promova um debate orientado pelos seguintes questionamentos:

1) Em que proporção cada uma dessas etnias aparece?
2) Em qual área/profissão se destacam?
3) Por que isso acontece?


Análise de pinturas do artista francês Debret

1) Antecipação de leitura:
- Quando falamos sobre o trabalho dos africanos no Brasil o que lhe vem como idéia principal?
- Será que eles poderiam ter exercido outras funções?
- Quais seriam na sua opinião? Por que você pensa isso?

2) Apresentar as gravuras acima (pode ser em forma de quebra-cabeça)
3) Identificar as atividades exercidas por negros nas figuras;

4) Selecionar fotos ou imagens atuais que apresentem negros em diversas atividades;

5) Relacionar as imagens atuais às gravuras de Debret estabelecendo semelhanças e diferenças;

6) Imagine que você é um publicitário e foi contratado, por uma ONG, para criar uma propaganda que promova a igualdade de oportunidades no trabalho para negros e brancos. Use sua criatividade e mostre do que é capaz.



         Diversidade étnico-cultural: construção do aprendizado e da auto-estima

Segundo o professor e antropólogo Kabengele Munanga, titular do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, uma grande parte dos livros didáticos de História "falam do papel do negro no Brasil como escravo, mas não mostram sua participação concreta na sociedade brasileira, seu espaço na economia. O negro não trabalhou só nas plantações. Trabalhou nas artes, na mineração. Aliás, foram os negros que ensinaram aos portugueses as técnicas de mineração." Mostrar e focar somente a imagem negativa em nada contribui para a formação de uma identidade nacional pois, "a criança precisa aprender na escola como os portugueses, os japoneses, os negros contribuíram para o desenvolvimento do país. E que nenhuma dessas contribuições é melhor do que a outra". Além da questão da identidade, sabe-se também que a imagem negativa incide diretamente na auto-estima da criança. Todos esses aspectos, aliados ao despreparo do professor em lidar com a questão da diversidade e com a situação social das crianças, podem levar a dificuldades de aprendizagem, gerando a repetência e a evasão escolar.

Leia a entrevista no site:
http://www2.uol.com.br/simbolo/raca/1000/entrevista03.htm


Nesse sentido, como podemos propor situações em sala de aula que promovam o aprendizado e a auto-estima dos alunos?

A Revista Escola, ed. 177, 2004, na matéria "Educação não tem cor", traz algumas atitudes positivas e aspectos a serem revistos com relação ao trabalho da cultura negra em sala de aula:
REVISTO:
- Abordar a história dos negros a partir da escravidão.
- Apresentar o continente africano cheio de estereótipos, como o exotismo dos animais selvagens, a miséria e as doenças, como a Aids.
- Pensar que o trabalho sobre a questão racial deve ser feito somente por professores negros para alunos negros.Acreditar no mito da democracia racial.
POSITIVO:
- Aprofundar-se nas causas e conseqüências da dispersão dos africanos pelo mundo e abordar a história da África antes da escravidão.
- Enfocar as contribuições dos africanos para o desenvolvimento da humanidade e as figuras ilustres que se destacaram nas lutas em favor do povo negro.
- A questão racial é assunto de todos e deve ser conduzida para a reeducação das relações entre descendentes de africanos, de europeus e de outros povos.
- Reconhecer a existência do racismo no Brasil e a necessidade de valorização e respeito aos negros e à cultura africana.


Convidamos você a divulgar neste blog sugestões de práticas que contemplem a valorização da cultura negra.


 MATERIAL ENVIADO PELA COLEGA GUIA LUCENA

6 comentários:

  1. Adorei o seu blog. Parabens!!!

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da sugestão de atividaes,vou utilizar com minha turma. bjos e sucessor. Nazira

    ResponderExcluir
  3. muito bom seu blog!bom mesmo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. adorei o trabalho feito com o livro

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por ser assim, você me ajudou muito, que Deus continue te iluminando.

    ResponderExcluir
  6. Suas sugestões de atividades me ajudou muito.Obrigada!

    ResponderExcluir