SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

domingo, 9 de maio de 2010

LÍNGUA PORTUGUESA "AVALIAÇÃO DO 5º ANO"


Escola ____________________________________________________
Aluno(a)_________________________________________________
Professora _________________________ Data________    Ano ___


Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa/ 2010.1
I- Leitura e compreensão textual:
Cartinha para a mamãe
Minha querida mãezinha
É de todo coração
Que lhe escrevo esta cartinha,
Pedindo perdão.

Noutro dia, eu, curiosa,
A sua gaveta abri
E numa caixinha rosa
Veja o que descobri:

Um pé só de sapatinho
E um lindo babador
Tudo bem perfumadinho
Guardado com muito amor
Até mesmo a camisinha,
A primeira que usei
Lá no fundo da caixinha
Muito dobradinha  achei.

E esta primeira cartinha
Que eu escrevo devagar,
É para você mãezinha
Na sua gaveta guardar.

Neuza de Mendonça Ferreira

1º Responda corretamente:
1-Qual é o titulo do texto? ____________________________________________________
__________________________________________________
2-O que a menina descobriu na caixinha rosa da mamãe?__________________________________
__________________________________________________
 _________________________________________________
3- Porque a menina pede perdão para a mamãe?
_________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
4- O texto é uma poesia e tem RIMAS.Rimas são as palavras que tem sons parecidos e geralmente vem no final de cada verso.Localize da poesia palavras que rimam e circule no texto.

II- Gramática:
6- Escreva cinco Substantivos próprios: -------------------________________________________________________________________________________________
7- Escreva cinco Substantivos comuns:____________
________________________________________________________________________________________
8-ligue certinho os sinais de pontuação:
(  .  ) *                                       *virgula          
(  !  )*                                        * Ponto de interrogação
(  ,  )*                                         *Ponto de exclamação
(  ?  )*                                        * ponto final 

>
9- Leia as palavras, separe as sílabas e classifique-as quanto ao número de sílabas: Monossílabas, dissílabas, trissílabas ou polissílabas, os encontros vocálicos em: Ditongo, Tritongo e hiatos,  circule a sílaba Tônica.


PALAVRAS
SEPARAÇÃO DE SÍLABAS
CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO NUMERO SÍLABAS
ENCONTROS VOCÁLICOS
primeira



caixinha



guardado



curiosa



muito



Uruguai



dia



usei



mãezinha



querida




III- Produção de Texto:
10- No segundo domingo do mês de Maio comemora-se o dia das mães, produza um texto falando sobre sua Mãe. Como ela é ? O que ela gosta de fazer? O Que não gosta e o que você deseja para ela.





















BOA SORTE!
ESTUDE PRA VALER, VOCÊ MERECE TER O FUTURO QUE VOCÊ CONSTRUIR HOJE...
UM GRANDE ABRAÇO PROFESSORA Maria Lenise...



5 comentários: