SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010


Leitura de Clássicos
Por Cláudia C. França


Ao propor uma leitura para a turma, os professores deparam-se com diferentes reações, pois há sempre aqueles que encaram a leitura como um ato prazeroso e outros que a vêem como uma tarefa desagradável.
Nesse momento surgem algumas dificuldades tanto para professores como para alunos. De um lado está a intenção do professor de levar mais conhecimento ao aluno, de outro lado os alunos têm uma resistência gerada pelo desprazer que ainda sentem quando lêem. Esse desprazer pode estar associado ao fato de não terem desenvolvido a prática da leitura.
Cabe ao professor expor a esses alunos situações que os levem à leitura.
Vale lembrar que o gosto pela leitura está relacionado com fatores que vão além da sala de aula. Em um artigo já publicado aqui no portal, há uma reflexão sobre este assunto: “Leitura: gosto pela leitura é uma descoberta”. Os clássicos da literatura são considerados obras consagradas de valor incontestável nos diversos aspectos lingüísticos e culturais. Mas, disso nem sempre são lidos pelos alunos.
Diante dessa realidade, que alternativas o professor pode encontrar para planejar melhor sua aula de literatura? Esta é uma questão sobre a qual a equipe de conteúdo do eAprender também vem refletindo há algum tempo.
A elaboração de um canal que possa servir de apoio às aulas de literatura é uma das propostas em análise. Este canal seria composto por “estudos literários”, uma espécie de síntese da obra comentada, porém, o incentivo à leitura da obra em sua íntegra estaria sempre em vista. Nenhum resumo, síntese, crítica pode revelar mais que o próprio texto original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário