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Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


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“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

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quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SAIBA TUDO SOBRE A PROVINHA BRASIL


Provinha Brasil - Apresentação
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças. A partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
2º Ciclo da Provinha Brasil1º semestre / 2009
Os alunos matriculados no segundo ano de escolarização terão a oportunidade de participar em 2009 do segundo ciclo da Provinha Brasil, que se inicia neste primeiro semestre. Todas as secretarias municipais de Educação, além de 26 secretarias estaduais e mais o Distrito Federal, receberão o kit impresso da Provinha. A avaliação é uma iniciativa inaugurada pelo Ministério da Educação (MEC) no primeiro semestre de 2008, que visa oferecer às redes públicas de ensino um instrumento de diagnóstico do nível de alfabetização das crianças com idade entre seis e oito anos de idade. O Inep/MEC disponibiliza, anualmente, duas versões da Provinha Brasil. A primeira no início do ano e, a segunda, para ser aplicada no término do ano letivo, caracterizando, assim, o ciclo da prova. A data sugerida para a aplicação desta primeira edição de 2009 é entre o período de 9 a 20 de março, sendo que a adesão das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal à prova é voluntária.Nesta edição, os alunos responderão somente a questões objetivas de leitura. Não serão avaliados itens de escrita, como no ano passado. O teste é aplicado em sala-de-aula pelos próprios professores.As escolas que tiverem dúvidas em relação à aplicação da prova devem entrar em contato com as secretarias de educação, que já estão orientadas a prestar esclarecimentos. Os dados coletados por meio da Provinha Brasil podem contribuir com o planejamento pedagógico dos professores que trabalharão com estas crianças no terceiro ano de escolaridade.
Toda a aplicação, correção, análise e utilização dos resultados da avaliação fica sob a responsabilidade direta de cada secretaria de educação. Também fica a critério das secretarias realizar a aplicação nas escolas da rede privada sob sua administração.


Prezado professor ou prezada professora
CARTA AOS PROFESSORES
Prezado professor ou prezada professora,
O processo educacional só terá sucesso com a sua participação. Por melhores que sejam as políticas desenvolvidas, por mais capacitados que sejam os especialistas que elaboram os projetos, sabemos que a peça chave no processo educacional é você, professor.Por isso precisamos dizer como é importante sua participação na Provinha Brasil – mesmo que a decisão de aplicá-la a seus alunos não seja sua, mas do gestor de sua rede, ou seja, da secretaria estadual de educação (se sua escola for estadual) ou da secretaria municipal de educação (se sua escola for municipal).Se você é professor (a) do segundo ano do ensino fundamental seus alunos farão uma prova para que você saiba em que nível está o processo de alfabetização dele. Por isso, essa prova deverá ser aplicada no mês de abril. No final do ano iremos disponibilizar outra prova, comparável com essa primeira. Aí, você a aplica e compara a diferença – avaliando, dessa forma, o que os alunos agregaram de conhecimento, ou seja, o quanto melhoraram.
O objetivo da Provinha Brasil não é o de avaliar os professores, mas sim diagnosticar o nível de aprendizado dos estudantes logo no início do processo de alfabetização pois quanto mais cedo forem identificados problemas, mais fácil será a solução.
Você irá receber um guia (Caderno do professor/aplicador) com orientações específicas para a aplicação e a correção das provas, além de comentários pedagógicos sobre ela. Você receberá também um manual (Como entender os resultados), que explica como interpretar os resultados da avaliação.
A aplicação da prova aos alunos será feita pelo próprio professor ou pelo professor de outra turma, a critério da direção da escola, seguindo orientação da secretaria de educação.
Agradecemos, desde já, sua participação.



Por que participar da Provinha Brasil
A Provinha Brasil pode ajudar gestores e professores a trabalhar pela melhoria da qualidade da Educação no País. Também pode auxiliar os alunos a superar as dificuldades iniciais no aprendizado e prosseguir nos estudos mais preparados. Isso diminui ainda as chances de que abandonem a escola, contribuindo para que completem o ciclo de escolarização básica.
Gestor – A Provinha Brasil permite que seus professores conheçam as possíveis dificuldades de alfabetização dos alunos, e isso também pode facilitar sua gestão. Com os resultados você pode incrementar o planejamento do currículo em sua rede e os programas de formação continuada dos professores que trabalham com alfabetização.
Professor – Conhecer as dificuldades em alfabetização de seus alunos vai ajudar você a planejar melhor suas aulas no decorrer do ano letivo. Você vai saber quais aspectos priorizar e a quais assuntos deverá dedicar mais atenção. Além disso, as análises e interpretações dos resultados e os documentos pedagógicos sobre a Provinha Brasil poderão constituir mais uma fonte de formação.
Como é a Prova
O teste da Provinha Brasil é composto por 24 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro opções de resposta. Algumas dessas questões deverão ser lidas pelo aplicador da prova – na íntegra ou em parte – e outras questões deverão ser lidas apenas pelos alunos.Há, ainda, três questões de escrita, para verificar a habilidade de escrever palavras e frases.
O que cai?Como nem todas as habilidades a serem desenvolvidas durante o processo de alfabetização são passíveis de verificação por meio de um instrumento padronizado como o teste da Provinha Brasil (com características específicas como duração delimitada, questões de múltipla escolha, redução do número de questões para não tornar o teste muito extenso, controle da mediação do professor/aplicador, entre outros aspectos), foi necessário selecionar algumas dessas habilidades para construir o teste.Assim, as habilidades definidas para avaliar a leitura e a escrita na Provinha Brasil são aquelas que podem dar informações relevantes em função dos objetivos propostos e das condições impostas no âmbito desta avaliação. Tais habilidades foram organizadas e descritas na “Matriz de Referência Para Avaliação da Alfabetização e do Letramento Inicial”. A Matriz de referência é um documento que contém uma referência curricular básica comum para basear a construção do teste de maneira que eles correspondam ao que é ensinado nas salas de aula do País.
Como será aplicada?A aplicação da prova será feita na sala e no horário de aula, preferencialmente no mês de abril.
O aplicador será o próprio professor da turma, outro professor da mesma escola ou um aplicador especialmente contratado para isso – a critério da Secretaria de Educação.
Como deve ser a correção?Os resultados também poderão ser processados pelo próprio professor da turma ou pelo aplicador do teste, a partir do guia com as orientações de como corrigir as questões e de como interpretar os dados.
O professor poderá saber o nível de desempenho de sua turma de modo imediato. Os resultados de cada turma poderão ser coletados e agregados de modo a se ter um panorama da escola, da regional de ensino ou de toda a rede.

2 comentários:

  1. ADOREI A POSTAGEM, SOU PROFESSORA DO 2º ANO.

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  2. SEMPRE LEIO SOBRE A PROVA BRASIL E VEJO QUE ESTA É APLICADA AO 3º anos do ensino medio e 8ªs séries , mas não vejo isto acontecer só vejo ser aplicada para as 2ª e 4ª series , Será que voce poderia me esclarecer sobre isto? E o SAEB é uma prova diferente? mande-me por email se for possivel. maria.neide11@isbt.com.br

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