SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

domingo, 25 de outubro de 2009

PROJETO INTERDISCIPLINAR REALIZADO NA ESCOLA MARCILIO FURTADO

Secretaria M. de Educação

Campo Redondo/RN

Escola José Marcílio Furtado

PROBLEMA

Desvalorização da escola.

HIPÓTESE

Quais as causas que levam os alunos a desvalorizar a escola, não respeitando suas normas?

JUSTIFICATIVA

A afetividade e a racionalidade desenvolvem-se a partir das interações sociais tendo seu início desde a infância prolongando-se por toda a vida do ser humano. Nesse caso, a afetividade de cada educando está marcado por experiências positivas e negativas. Quando as experiências ocorrem no cenário familiar com agressões verbais e físicas o aluno na escola tende a desvaloriza-se e tem pouca confiança em se mesmo e nos adultos que o cercam.

Nesse contexto, o diálogo é apontado como um dos principais instrumentos que os educadores podem utilizar na escola para a troca de experiências e conhecimentos de forma que os educandos possam traduzi-los em ações, valores e atitudes.

Nesse contexto, o diálogo é apontado como um dos principais instrumentos que os educadores podem utilizar na escola para a troca de experiências e conhecimentos de forma que os educandos possam traduzi-los em ações, valores e atitudes.

No entanto, durante o 1º semestre do ano letivo de 2009, os docentes da Escola Municipal José Marcílio Furtado reuniram-se e diagnosticaram nas turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental do turno vespertino, especificamente mais agravante no 6º ano, apresentando os seguintes desempenhos: desinteresse, indisciplina, falta de compromisso, atividades não realizadas na classe, não condução do livro didático, freqüência irregular, não cumprimento de regras, desvalorização da escola.

Todas essas questões têm se refletido no baixo desempenho dos alunos, tornando todos os componentes curriculares críticos. Desse modo há uma necessidade de intervenção pedagógica no sentido de melhorar o desempenho acadêmico dos alunos através de práticas pedagógicas inovadoras e criativas.

Sendo assim, a escola optou por trabalhar com a pedagogia de projetos estabelecendo a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento e a transversalidade nos conteúdos abordados dando seqüência ao Projeto Cidadão que ganhou uma nova vertente:PROJETO CIDADÃO Escola - tô dentro ou Tô fora?

Assim espera-se que as atividades propostas contribuam no sentido dos educandos vivenciarem situações concretas de cidadania de modo que se percebam como sujeitos de sua própria história, elevem sua auto-estima e passem a VALORIZAR A ESCOLA COM UM NOVO olhar vendo-a como lugar atrativo e produtor de conhecimento.

OBJETIVO GERAL

Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos através de

práticas pedagógicas inovadoras e criativas tendo em vista a

formação cidadã dos educandos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Marcílio Furtado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Vivenciar situações concretas de cidadania de modo que o educando se perceba como sujeito histórico.

Elevar a auto-estima dos alunos através de atividades significativas e contextualizadas.

Sensibilizar os educandos no sentido de rever a escolar como lugar prazeroso, atrativo e interessante.

Desenvolver atividades em que o educando percebam as normas da escola e os limites de cada um.

Exercitar a interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem dos conteúdos.

TEMA:

Projeto Cidadão: Escola – tô dentro ou tô fora?

METODOLOGIA

Para efeito do projeto serão realizadas:

Oficinas Pedagógicas,Leituras compartilhadas ,Tempestade de idéias, Dinâmicas ,Painel interativo; Projeção de slides,Exposição de textos diversificados ,Trabalho em equipe Sessão de filmes,Socialização das produções dos alunos ,Atividades diversificadas.

CULMINANCIA

Exposição dos trabalhos a comunidade escolar

AVALIAÇÃO:

Será realizada durante todo o desenvolvimento dos trabalhos, observando a assiduidade; participação; criatividade e o desempenho de cada aluno, tendo em vista os objetivos propostos e a nota do 3º bimestre.

OFICINA 01:

PROJETO CIDADÃO ESCOLA – TÔ DENTRO OU FORA?

SESSÃO DE FILME

Dinâmica de acolhimento- Mensagens com bombom

1º MOMENTO: Sessão de Filme

Ela danço eu danço

2º MOMENTO:

Interpretação do filme;

Síntese do filme através de desenhos, etc.

OFICINA 02

QUEM TEM DIREITO TEM DEVERES

1º MOMENTO

Preparação da sala de aula;

Dinâmica: Um garotinho chamado amor

Tempestade de idéias: ESCOLA É...

Leitura Compartilhada: A Escola (Paulo Freire);

Reflexão sobre o texto;

Dinâmica de divisão de grupos:

Painel Interativo:

Quais são os meus direitos? Quais são os meus deveres?

Exposição do texto: Quem tem direito tem deveres

Trabalho em equipe:

Apresentar o entendimento do texto de forma criativa;

Socialização no grande grupo.

OFICINA 03

SESSÃO DE FILME

1º MOMENTO: Sessão de Filme

Billy Madson – um herdeiro bobalhão

2º MOMENTO:

Interpretação do filme;

Síntese do filme através de desenhos, etc

OFICINA 04:

LITERATURA DE CORDEL

OBJETIVO: Despertar o interesse pela leitura de cordéis

DESENVOLVIMENTO

1º momento: Leitura do cordel: Os sete constituintes;

Releitura do cordel pelos participantes;

Divisão dos participantes em grupos

. Cada grupo irá fazer uma leitura do cordel desenhando ao lado de cada estrofe algo relacionado ao texto.

Apresentação dos trabalhos.

2º momento:

Produzindo Cordéis: Os grupos irão produzir cordéis com o tema da escola

Apresentação dos trabalhos.

Oficina 05

CONSTRUINDO UM CROQUI

Objetivo:Promover a descrição geográfica da realidade observando os limites territoriais da escola até a residência dos alunos e Compreender a diversidade dos alunos no espaço geográfico.

METODOLOGIA:

1ª versão do croqui - realização coletiva – professor/aluno:

Trabalhar o conhecimento prévio de cartografia;

Apresentação do mapa do município

Localização espacial.

2ª versão do croqui – realização por grupo, momento em que cada grupo descreve diferentes paisagens para chegar a sua localidade.

O que deve ser resgatado?

Espaço urbano e/ou rural que vivencia até a escola;} Pontos de referência;

Fauna, flora, relevo, solo, fontes de recursos hídricos, agricultura, pecuária;

Meios de transporte;

Veículos de comunicação, etc.

3º MOMENTO: Apresentação no grande grupo

Avaliação: Durante todo o desenvolvimento da atividade, observando a participação de cada aluno.

OFICINA 06:

PROGRAMA DE RÁDIO: SPOT

Objetivo: Despertar no aluno o gosto pelas diferentes formas de expressar a linguagem E a LÍNGUA.

DISCIPLINAS CONTEMPLADAS: língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Artes.

METODOLOGIA

1º MOMENTO:

DINÂMICA DE SOCIALIZAÇÃO

2º MOMENTO:

Falar sobre o que é spot

Mostrar um spot.

Dividir os alunos em grupos;

Em grupos os alunos irão:

Definir o tema do spot;

Distribuir as funções no grupo:

TEC: Técnica

LOC: Locução

BG: Música de fundo

Registrar o SPOT

3º momento: Apresentação no grande grupo

OFICINA 07 – MATEMÁTICA

GEOMÉTRIA E FRAÇÃO- BRINCANDO SE APRENDE

1º MOMENTO-OS ALUNOS EM GRUPOS IRÃO DESENHAR OS CÍRCULOS E TRANSFORMAR EM FRAÇÕES.

2º MOMENTO- PINTAR AS FIGURAS E RECORTAR

3º MOMENTO- REALIZAÇÃO DO JOGO: OS ALUNOS EM DUPLAS IRÃO COMPLETAR AS PARTES DO CÍRCULO PARA FORMAR UM INTEIRO(FRAÇÃO).

GANHA O FOGO QUEM CONSEGUIR COMPLETAR AS PARTES PRIMEIRO.

OFICINA 08:

MONOGRAFIA DA ESCOLA

Objetivo: Estabelecer a identidade do aluno com a Escola através da exploração dos aspectos que envolvem a Escola como: o histórico, o geográfico, o cultural.

1º Momento:

Incentivar para a realização da atividade

Divisão dos alunos em grupos

TRABALHO EM GRUPO:

PESQUISA SOBRE A ESCOLA

COLETA DE DADOS

2º MOMENTO:

Cada grupo irá socializar para toda a turma a pesquisa realizada

Elaboração da Monografia da escola.

avaliação: Na medida que os alunos forem cumprindo cada atividade delegada individualmente ou em grupo.

PROJETO ELABORADO PELA COORDENADORA PEDAGOGICA OLIVIA GOMES DA COSTA E O CORPO DOCENTE DA ESCOLA M. JOSÉ MARCILIO FURTADO.


OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL, NESTA ULTIMA SEXTA FEIRA 23 DE OUTUBRO DE 2009, PARTICIPARAM DE UM HTPC DIFERENTE/UMA REFLEXÃO SOBRE NOSSAS PRAXES PEDAGOGICAS.

































3 comentários:

  1. Adorei seus projetos e suas idéias irão me ajudar muito como supervisora e como professora também vcs estão de parabéns.

    Andercleia Regina Ramos.
    Estrela do Sul MG

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, amo projetos e creio que apesar de sermos considerados enroladoores, conseguimos perceber que os alunos interagem e aprendem brincando sem perceber.

    ResponderExcluir
  3. adorei seu projeto e agradeço pois com ele tenho a oportunidade de aprender um pouco mais.

    ResponderExcluir