Secretaria M. de Educação
Campo Redondo/RN
Escola José Marcílio Furtado
PROBLEMA
Desvalorização da escola.
HIPÓTESE
Quais as causas que levam os alunos a desvalorizar a escola, não respeitando suas normas?
JUSTIFICATIVA
A afetividade e a racionalidade desenvolvem-se a partir das interações sociais tendo seu início desde a infância prolongando-se por toda a vida do ser humano. Nesse caso, a afetividade de cada educando está marcado por experiências positivas e negativas. Quando as experiências ocorrem no cenário familiar com agressões verbais e físicas o aluno na escola tende a desvaloriza-se e tem pouca confiança em se mesmo e nos adultos que o cercam.
Nesse contexto, o diálogo é apontado como um dos principais instrumentos que os educadores podem utilizar na escola para a troca de experiências e conhecimentos de forma que os educandos possam traduzi-los em ações, valores e atitudes.
Nesse contexto, o diálogo é apontado como um dos principais instrumentos que os educadores podem utilizar na escola para a troca de experiências e conhecimentos de forma que os educandos possam traduzi-los em ações, valores e atitudes.
No entanto, durante o 1º semestre do ano letivo de 2009, os docentes da Escola Municipal José Marcílio Furtado reuniram-se e diagnosticaram nas turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental do turno vespertino, especificamente mais agravante no 6º ano, apresentando os seguintes desempenhos: desinteresse, indisciplina, falta de compromisso, atividades não realizadas na classe, não condução do livro didático, freqüência irregular, não cumprimento de regras, desvalorização da escola.
Todas essas questões têm se refletido no baixo desempenho dos alunos, tornando todos os componentes curriculares críticos. Desse modo há uma necessidade de intervenção pedagógica no sentido de melhorar o desempenho acadêmico dos alunos através de práticas pedagógicas inovadoras e criativas.
Sendo assim, a escola optou por trabalhar com a pedagogia de projetos estabelecendo a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento e a transversalidade nos conteúdos abordados dando seqüência ao Projeto Cidadão que ganhou uma nova vertente:PROJETO CIDADÃO Escola - tô dentro ou Tô fora?
Assim espera-se que as atividades propostas contribuam no sentido dos educandos vivenciarem situações concretas de cidadania de modo que se percebam como sujeitos de sua própria história, elevem sua auto-estima e passem a VALORIZAR A ESCOLA COM UM NOVO olhar vendo-a como lugar atrativo e produtor de conhecimento.
OBJETIVO GERAL
Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos através de
práticas pedagógicas inovadoras e criativas tendo em vista a
formação cidadã dos educandos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Marcílio Furtado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Vivenciar situações concretas de cidadania de modo que o educando se perceba como sujeito histórico.
Elevar a auto-estima dos alunos através de atividades significativas e contextualizadas.
Sensibilizar os educandos no sentido de rever a escolar como lugar prazeroso, atrativo e interessante.
Desenvolver atividades em que o educando percebam as normas da escola e os limites de cada um.
Exercitar a interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem dos conteúdos.
TEMA:
Projeto Cidadão: Escola – tô dentro ou tô fora?
METODOLOGIA
Para efeito do projeto serão realizadas:
Oficinas Pedagógicas,Leituras compartilhadas ,Tempestade de idéias, Dinâmicas ,Painel interativo; Projeção de slides,Exposição de textos diversificados ,Trabalho em equipe Sessão de filmes,Socialização das produções dos alunos ,Atividades diversificadas.
CULMINANCIA
Exposição dos trabalhos a comunidade escolar
AVALIAÇÃO:
Será realizada durante todo o desenvolvimento dos trabalhos, observando a assiduidade; participação; criatividade e o desempenho de cada aluno, tendo em vista os objetivos propostos e a nota do 3º bimestre.
OFICINA 01:
PROJETO CIDADÃO ESCOLA – TÔ DENTRO OU FORA?
SESSÃO DE FILME
Dinâmica de acolhimento- Mensagens com bombom
1º MOMENTO: Sessão de Filme
Ela danço eu danço
2º MOMENTO:
Interpretação do filme;
Síntese do filme através de desenhos, etc.
OFICINA 02
QUEM TEM DIREITO TEM DEVERES
1º MOMENTO
Preparação da sala de aula;
Dinâmica: Um garotinho chamado amor
Tempestade de idéias: ESCOLA É...
Leitura Compartilhada: A Escola (Paulo Freire);
Reflexão sobre o texto;
Dinâmica de divisão de grupos:
Painel Interativo:
Quais são os meus direitos? Quais são os meus deveres?
Exposição do texto: Quem tem direito tem deveres
Trabalho em equipe:
Apresentar o entendimento do texto de forma criativa;
Socialização no grande grupo.
OFICINA 03
SESSÃO DE FILME
1º MOMENTO: Sessão de Filme
Billy Madson – um herdeiro bobalhão
2º MOMENTO:
Interpretação do filme;
Síntese do filme através de desenhos, etc
OFICINA 04:
LITERATURA DE CORDEL
OBJETIVO: Despertar o interesse pela leitura de cordéis
DESENVOLVIMENTO
1º momento: Leitura do cordel: Os sete constituintes;
Releitura do cordel pelos participantes;
Divisão dos participantes em grupos
. Cada grupo irá fazer uma leitura do cordel desenhando ao lado de cada estrofe algo relacionado ao texto.
Apresentação dos trabalhos.
2º momento:
Produzindo Cordéis: Os grupos irão produzir cordéis com o tema da escola
Apresentação dos trabalhos.
Oficina 05
CONSTRUINDO UM CROQUI
Objetivo:Promover a descrição geográfica da realidade observando os limites territoriais da escola até a residência dos alunos e Compreender a diversidade dos alunos no espaço geográfico.
METODOLOGIA:
1ª versão do croqui - realização coletiva – professor/aluno:
Trabalhar o conhecimento prévio de cartografia;
Apresentação do mapa do município
Localização espacial.
2ª versão do croqui – realização por grupo, momento em que cada grupo descreve diferentes paisagens para chegar a sua localidade.
O que deve ser resgatado?
Espaço urbano e/ou rural que vivencia até a escola;} Pontos de referência;
Fauna, flora, relevo, solo, fontes de recursos hídricos, agricultura, pecuária;
Meios de transporte;
Veículos de comunicação, etc.
3º MOMENTO: Apresentação no grande grupo
Avaliação: Durante todo o desenvolvimento da atividade, observando a participação de cada aluno.
OFICINA 06:
PROGRAMA DE RÁDIO: SPOT
Objetivo: Despertar no aluno o gosto pelas diferentes formas de expressar a linguagem E a LÍNGUA.
DISCIPLINAS CONTEMPLADAS: língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Artes.
METODOLOGIA
1º MOMENTO:
DINÂMICA DE SOCIALIZAÇÃO
2º MOMENTO:
Falar sobre o que é spot
Mostrar um spot.
Dividir os alunos em grupos;
Em grupos os alunos irão:
Definir o tema do spot;
Distribuir as funções no grupo:
TEC: Técnica
LOC: Locução
BG: Música de fundo
Registrar o SPOT
3º momento: Apresentação no grande grupo
OFICINA 07 – MATEMÁTICA
GEOMÉTRIA E FRAÇÃO- BRINCANDO SE APRENDE
1º MOMENTO-OS ALUNOS EM GRUPOS IRÃO DESENHAR OS CÍRCULOS E TRANSFORMAR EM FRAÇÕES.
2º MOMENTO- PINTAR AS FIGURAS E RECORTAR
3º MOMENTO- REALIZAÇÃO DO JOGO: OS ALUNOS EM DUPLAS IRÃO COMPLETAR AS PARTES DO CÍRCULO PARA FORMAR UM INTEIRO(FRAÇÃO).
GANHA O FOGO QUEM CONSEGUIR COMPLETAR AS PARTES PRIMEIRO.
OFICINA 08:
MONOGRAFIA DA ESCOLA
Objetivo: Estabelecer a identidade do aluno com a Escola através da exploração dos aspectos que envolvem a Escola como: o histórico, o geográfico, o cultural.
1º Momento:
Incentivar para a realização da atividade
Divisão dos alunos em grupos
TRABALHO EM GRUPO:
PESQUISA SOBRE A ESCOLA
COLETA DE DADOS
2º MOMENTO:
Cada grupo irá socializar para toda a turma a pesquisa realizada
Elaboração da Monografia da escola.
avaliação: Na medida que os alunos forem cumprindo cada atividade delegada individualmente ou em grupo.
Adorei seus projetos e suas idéias irão me ajudar muito como supervisora e como professora também vcs estão de parabéns.
ResponderExcluirAndercleia Regina Ramos.
Estrela do Sul MG
Parabéns, amo projetos e creio que apesar de sermos considerados enroladoores, conseguimos perceber que os alunos interagem e aprendem brincando sem perceber.
ResponderExcluiradorei seu projeto e agradeço pois com ele tenho a oportunidade de aprender um pouco mais.
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