SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

quinta-feira, 14 de maio de 2009

OLHA QUE BACANA!

OFICINA: Sou Eu que vou seguir você
OBJETIVO:

-Sensibilizar as crianças quanto ao uso adequado do caderno bem como os cuidados que devem ter com os mesmos.
-conhecer a historia do caderno.
ATIVIDADES DE PRÉ-LEITURA:
Levar para a sala um cartaz com o poema CADERNO, e um envelope com um caderno.
Colocar as crianças em semi-circulo (U) e iniciar uma conversa, apresentando o envelope e criando um clima de surpresa para que adivinhem o conteúdo do mesmo.
OFEREÇA PISTAS:
· É um verdadeiro companheiro;
· Sem ele, fica impossível vir para a Escola,
· Quando o esquecemos é um problema,
· Está presente na nossa vida, desde a educação infantil até a faculdade;
· Todos tem, usamos na maioria das aulas.
Ao descobrir o que tem no envelope esclareça que irão conversar sobre ele O CADERNO.
· Quem tem um caderno?
· Como ele esta? (novo, velho, sujo, limpo...)
· Quem comprou? Quem escolheu? Quanto custou?
· Você gosta do seu caderno?
· Qual a sensação de escrever num caderno novinho em folha?
· Será que sempre existiram os cadernos? Como eles eram antigamente?
· Como devemos cuidar dos cadernos?
· O que podemos colocar no caderno?
ATIVIDADE DE LEITURA:
Convide a turma para ler o poema.
Mas antes converse sobre o mesmo: Fale sobre o autor, o livro, e editora.
- o que pode estar escrito num texto que tem esse titulo? Que tipo de texto será?
Coloque o cartaz e leia para a turma.Diga-lhe que neste momento eles irão apenas escutar e ver se o que falam se confirmou ou não.
Em seguida convide as crianças para ler com você. No momento seguinte, você lê e eles repetem. Faça uma leitura jogralizada na qual as crianças lêem rápido, lento, alto, baixo e etc...

ATIVIDADES DE PÓS LEITURA
- Então de acordo com o poema o que podemos escrever no caderno?
- o que vocês sentiram ao ler o poema?
Aproveite este momento para orientar a respeito do uso, dos cuidados que devem ter com os cadernos. Que você vai observar, que não pode deixar de trazer para a escola todos os dias.
Convide as crianças copiar o poema.
Peça-lhes que capriche na letra.
OUTRAS ATIVIDADES:
Como é o seu caderno?
· Quantas matérias:
· Quantas páginas:
· Como é a capa:
· Quanto custou:
· Qual é a marca:
· Que matérias foram utilizadas na sua fabricação...
No dia seguinte levar o CD com a música “O CADERNO” de Toquinho/Pe. Fábio Melo;
· Dizer que levou outra surpresa;
· Colocar a musica e pedir que ouçam com atenção.
· Ao final perguntar de que se trata a musica. Se eles já conheciam... Dependendo do nível da turma entregar uma cópia da musica para cada criança, lê, cantar e propor atividades de escrita.
· Contar para eles a historia do caderno.
· Onde surgiu: Quando; de que eram feitos, etc...







O CADERNO
CABE TUDO NUM CADERNO:
CABE O DESENHO DO MUNDO,
CABE O CÉU CHEIO DE ESTRELAS,
CABEM AS CIDADES E AS RUAS,
CABEM AS FLORES DO JARDIM,
CABE DESENHO DE BICHO,
CABE, SIM, LETRA DE MÚSICA,
CABE MINHA ASSINATURA,
CABE VINTE TELEFONES,
CABE RECADO PARA AMIGO,
CABE FOTO DE CANTOR,
CABE SELO E FIGURINHA,
CABE O EMBLEMA DO TIME,
DESENHO DE CORAÇÃO
E ATÉ SOBRA UM CANTINHO
PRA FAZER MINHA LIÇÃO.
Ricardo Azevedo


Titulo do livro: Meu material escolar
Autor: Ricardo Azevedo
Editora: quinteto editorial.




O Caderno
Toquinho
Composição: Toquinho / Mutinho
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabiscoAté o be-a-bá.
Em todos os desenhosColoridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provasBimestrais,
você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo Se você quiser
Quando surgiremSeus primeiros raios de mulher
A vida se abriráNum feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...
O que está escrito em mimComigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...
Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueçaNum canto qualquer...(2x)

COMO ERAM OS CADERNOS NA GRÉCIA E NA ROMA ANTIGA?

Somente os pais que tinham mais dinheiro pagavam para que seus filhos aprendessem a ler e a escrever. Não havia cadernos como os de hoje. As crianças escreviam sobre tabuas cobertas com cera de abelhas. Terminada a lição do dia a cera era aquecida e alisada apagando tudo. Era bem mais difícil que agora! Os estudantes precisavam guardar tudo na maioria por que não podia consultar as informações do dia anterior.


Revista lição de casa
Nº 9 [s.d]( adaptado)

2 comentários:

  1. obrigada pela visita e por ter copiado, um poema tão lindo, escrito para todos os amantes da poesia.

    ResponderExcluir